Resultados dos testes da hepatite B anti HBs e anti HBc positivo

Geralmente quando as pessoas recebem o resultado no laboratório, abrem e observam que tem um dos valores positivo, logo se desesperam, mas conforme disse no texto Significado de um resultado positivo no exame Anti HBs de hepatite, doença ou imunidade, leia por favor, significa que a pessoa está imunizada contra o vírus da hepatite B, e outro teste que muitas vezes também observamos resultado positivo é o anti HBc, vamos ver mais alguns detalhes sobre estes exames.

Nosso objetivo aqui não será aprofundar no assunto, apenas vamos citar sobre estes exames, para que possamos tranquilizar as pessoas quando receberem resultados positivos no laboratório, e elas realmente abrem os resultados, ou estou errado? E concordo que fiquem ansiosas para saber como está sua saúde, é normal. E com estas informações preliminares possam ficar um pouco mais calmos até que chegue o dia de levar o laudo do exame para retorno com o médico que solicitou estes testes laboratoriais.

Deve concordar comigo que é importante mostrar o resultado de seus exames para que seu médico possa ver e analisar, pois este parecer ou avaliação de exames oferecida aqui é apenas genérica, não representa a tendência de hoje que é tratar o paciente como um todo, não observando apenas um exame ou o exame, e sim – exame, condição clínica, e informações em geral que o médico conversando com o paciente irá extrair para que possa chegar a um resultado, um parecer sobre o quadro de saúde do paciente.

Portanto, os dois marcadores que estamos comentando aqui anti HBs e anti HBc, caso queria saber sobre outros exames procure aqui no texto sobre hepatites virais, por favor, mas no caso do anti HBc tem o IgM e o IgG, vamos ver a diferença de cada um deles.

O anti HBc IgM vai aparecer ou dar positivo nos exames na fase aguda da doença, (que são aquelas de evolução acelerada) podendo permanecer detectável ou com resultados positivos, até oito meses após o início da infecção.

O anti HBc IgG vai substituir gradativamente o anti HBc IgM citado acima, que estava positivo, e em geral, persiste por toda vida sendo útil para indicar que houve em algum momento infecção pelo vírus da hepatite B.

O anti HBc (IgM + IgG) Este é o único marcador que define a etiologia ou causa, da doença, detectável entre o desaparecimento dos antígenos e o aparecimento dos anticorpos. Neste caso que o anti HBc é pesquisado na triagem de doadores de sangue em bancos de sangue, Unidades de coleta e transfusão de sangue, unidades hemoterápicas, quanto no diagnóstico em laboratórios de saúde pública.

Nesta tabela abaixo fica mais fácil você identificar o estágio da doença, a evolução com cada exame (marcador) da hepatite e seu resultado positivo ou negativo.

tabela-hepatites-anti-hbs-exame

 

E quanto ao anti HBs, exame que escrevi um texto exclusivamente sobre ele para esclarecer o resultado positivo, trata-se de uma resposta boa do organismo, que indica imunidade em relação a infecção ou a resposta vacinal. Ele pode ser identificado após o desaparecimento do HBsAg.

É importante salientar que em cerca de 6% a 10% dos casos de infecção pelo vírus da hepatite B não ocorre o desenvolvimento de imunidade configurando a evolução para a forma crônica.

Portanto, como pode ser visto no quadro, e se trata de uma das perguntas recorrentes, “o caso de resultado de teste positivo para anti HBc e resultado positivo para anti HBs”, podemos ver que é uma resposta imune infecção passada, pelo anti HBc, e pelo anti HBs podendo ser infecção passada ou resposta vacinal.

Citei no texto anterior que  “O resultado positivo para Anti HBs quando proveniente de contato com o vírus, pode ter causado no passado sintomas como mal-estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, náuseas, vômitos, icterícia, mas pode ser que estes sintomas tenham sido muito discretos, e a pessoa não os identificou como uma doença, mesmo assim o organismo produziu anticorpos contra o vírus da Hepatite B, e hoje está imunizado”

Conforme mencionei anteriormente, não deixe de levar seu resultado para que o médico possa avaliar, esta é apenas uma observação superficial que não substitui a avaliação pormenorizada do seu médico.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you