Resultado do exame de sangue ferro sérico – Valores normais e jejum recomendado

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

O exame de laboratório ferro sérico não é pedido pelo médico de maneira rotineira, se a hemoglobina e hematócrito vistos no exame hemograma são anormalmente baixos, no entanto, testes de ferro pode ser muito útil para determinar a causa desta anemia. O exame de ferro sérico também pode ser usado quando a deficiência de ferro está sendo tratado para dizer se o ferro está sendo absorvido de maneira adequada e para detectar se o ferro foi tomado em quantidade suficiente. Neste texto você encontra qual o jejum recomendado e os valores normais de ferro no caso de crianças, homens e mulheres.

O ferro é fundamental para a produção de hemácias normais, faz parte da hemoglobina, ela é responsável pelo transporte de oxigênio por todas as partes do corpo. Proveniente dos alimentos o ferro é transportado pela proteína transferrina produzida no fígado e armazenado ligado a outra proteína a ferritina.

A deficiência de ferro pode ocorrer por suprimento inadequado, quando pouco ou nenhum ferro é ofertado ao organismo na alimentação, aumento do uso do ferro pelo organismo, no caso das gestantes, por exemplo, também por perda sanguínea, ou pela combinação de fatores.

Hemorróidas, hemorragias gastrointestinais ou menstruação abundante, pode ser causa de um ferro sérico baixo por perda sanguínea. Outra causa comum de deficiência de ferro sérico são as parasitoses.

Transfusões repetidas, hemocromatose idiopática, cirrose, talassemia e anemia sideroblástica são causas mais comuns de aumento do ferro sérico.

A quantidade de ferro no sangue de uma pessoa varia ao longo do dia. Ferro sérico é quase sempre medida com a capacidade total de ligação de ferro (TIBC) , a partir do qual a saturação da transferrina é calculada. A saturação da transferrina é uma medida mais confiável de deficiência de ferro e sobrecarga de ferro do que a medição de ferro por si só.

Níveis baixos de ferro ocorrem na anemia ferropriva, glomerulopatias, menstruação e fases iniciais de remissão da anemia perniciosa. Uso de anticoncepcional oral pode elevar o ferro sérico.

O exame ferro sérico também pode ser pedido quando o seu médico estiver suspeitando que você pode ter muito ferro. Se você tiver sintomas que poderiam ser devido a hemocromatose (doença por excesso de ferro), testes de ferro representam a melhor maneira de determinar se este pode ser o diagnóstico. Em uma criança que tenha ingerido comprimidos de ferro, os níveis de ferro são a única maneira de determinar a gravidade do envenenamento.

Para coletar o sangue no laboratório e realizar o exame de ferro é ideal que homens e mulheres façam um jejum de 8 horas antes da coleta do material, e crianças fiquem em jejum de pelo menos 4 horas antes da coleta do sangue.

O resultado do exame de sangue estando normal os valores são – No caso de Recém-nascidos: 90 a 240 mcg/dL, criança: 35 A 90 mcg/dL Homen: 59 A 158 mcg/dL e Mulheres: 37 A 145 mcg/dL.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.