Relato de caso clínico de mononucleose

Estas duas ultimas semanas não tem sido fácil para este blogueiro conseguir trabalhar e até mesmo curtir as festas de natal e de vésperas de ano novo.

Vou relatar o caso deste tal de SC, 35 anos, bioquímico, trabalhando em um laboratório dentro de um hospital e em contato com nuvens de vírus e bactérias todos os dias, e umas destas gotículas atravessou o denso ar e se alojou no organismo deste ser, sei lá quando, causando dor de cabeça, e um episódio interessante de febre sempre no final do dia, por quase uma semana e eu já estava acostumando e esperando a febre minha de cada dia chegar sempre que saia do serviço e chegava em casa. Além de dores no corpo e forte zumbidos nos ouvidos.
Então realizado alguns exames:

Hemograma no início com 4 mil leucócitos, o que para mim é mais ou menos normal e sem anemia. O segundo hemograma alguns dias depois, com 7 mil leucócitos e 14 monócitos sendo normais até 6 e 45 linfócitos sendo normal até 35.

Depois destes 14 monócitos vistos na foto acima indicando mononucleose e febres e agora descobertos pequenos ganglios inflamados, realizei o exame de citomegalovírus e este apresentou-se positivo para IgG e IgM, enquanto que todas as hepatites negativas e ainda tem mais Epstein barr positivo IgG e IgM. A mononucleose que pelos sintomas e exames se confirma de acordo com o médico e meus exames é claro.

A medicação indicada pelo Dr. Alessandro foi penvir 500 mg, caixa com 14 comprimidos de fanciclovir pelo preçinho de R$ 150,00.

Hoje a febre não está mais ocorrendo, somente fortes dores de cabeça, que acho que pode ser pelo medicamento. Ao terminar a medicação semana que vem vai ser repetido os exames para ver se regrediram.

Estou postando aqui este caso clínico para que possa servir para pesquisas de estudantes, bioquímicos, médicos e trabalhadores gerais da saúde, visto que tem pouco material na internet relatando o vírus epstein barr e citomegalovírus e relatos de mononucleose. Algum outro episódio que possa ocorrer (tomara que não) estarei informando.

Update 1: Quinze dias depois do primeiro exame, foi realizado nova coleta e registrou-se citomegalovirus positivo em concentrações mais elevada, leucócitos normais, Epstein barr IgG: 78,8 U/ML Valor normal até 20 U/ML; IgM 160,0 U/ML, valor normal até 20 U/ML, portanto registrou-se um aumento tanto de IGg como IgM, e nesta data sem sintomas aparentes.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Paulo Fialho

    Olá colega então se é assim desejo-lhe melhoras. E essas coisinhas vermelhas na foto que são?

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Paulo isso são a hemácia elas formam a parte vermelha do sangue e carregam O2 para as células.

  • Andressa

    Oi
    Meu nome é Andressa, tenhu 17 anos.
    Eu acho que estou com a doença mononucleose, ja faz umas 3 semanas que venho tendo muita dor de gargata, por dentro enta bem inchada, tive caroços no pescoço, mas ja diminuiram.
    O que eu devo faze, posso ter algum problema muito serio?

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Andressa, você deve procurar o médico, ou ir até o posto de saúde do seu bairro e marcar uma consulta, é importante avaliar, então provavelmente ele pedirá alguns exames como: epstein barr IgG e IgM, citomegalovirus IgG e IgM, além de hemograma, com os resultados e a clínica poderá fechar um diagnóstico seguro. Tem indícios sim, mas só com os resultados dos exames para acompanhar o caso.

  • Mauricio

    ola tudo bom, oia fiz exame de epstein igg dedu positivo e igm deu negativo, fiz tb de megalovirus, Igg positivo e igm negativo, e de dengue deu igg positivo e igm positivo
    o que sera que tenho?
    obg

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    o IgG é como uma memória ou seja já entrou em contato com o vírus mas que atualmente não está em forma ativa, já IgM indica “doença recente”.

    Quanto a Dengue: Quando é positiva para anticorpos IgM indica uma infecção primária. IgG positivo indica uma infecção secundária de dengue.
    IgM e IgG positivo:indica infecção primária tardia e infecção secundária recente.

  • samara

    olá,minha filha esta internada com mononucleose,isso foi dito pelo pediatra dela, já faz uma semana,sendo medicada,gostaria de saber agora qd ela receber alta o que devo fazer em relação aos exame,e como e tratado em casa,la ela está tomando rosefin no soro.

    isso causa alguma deformação no cérebro?
    Res. Cuidados com a alimentação, hidratar bem e tomar os medicamentos recomendados pelo médico, repouso.

  • Maria

    Minha filha de 5 anos está com suspeitas da mononucleose e estou preocupada, ela fez exame de sangue mas tenho que esperar o resultado, no hemograma deu leucócitos 15.500 /ul, será que isso indica que ela está com o vírus? Não sei se devo esperar pelo resultado do epstein barr ou levá-la ao pediatra…
    Resposta foi via e-mail

  • Ana Rocha

    Olá Silvano,

    Tive todos estes sintomas e a principio o médico achou que era RUBEOLA, então fui a um INFECTOLOGISTA e ele pediu alguns EXAMES, e já vi que estou com CITOMEGALOVIRUS, me deixou muito preocupada visto as matérias que achei na INTERNET. Achei a sua também, e uma pergunta, a medicação traz algum problema de saúde, você ficou bem ? Não imagina como estou preocupada. Agardeço resposta.

    Abraços

  • ELIANE

    boa noite,

    minha mae ( 50 anos ) fez um exame e o resultado saiu todo alterado…

    gostaria de saber + – o que ela tem !

    nomes resultado
    exames:
    virus epstein barr igg (vca) – 750,0
    virus epstein barr igm (vca) – nao reagente
    gama glutamil transferase – 165 u/l
    fosfatase alcalina – 127 u/l
    transaminase glutamico oxalacetica (ast) – 173 u/l
    transaminase glutamico piruvica (alt) – 223 u/l

    agora o medico a encaminhou para medico de figado e pediu estes exames:
    fan – ifi
    eletrof proteinas soro
    mitocondria, antic anti
    musculo liso, antic
    creatinina soro
    ureia soro
    urina tipo i, jato medio
    cultura urina+antibiograma

    obrigada pela atenção.

    eliane

  • Pietra

    Silvano, achoque estou com mononucleose e queria saber se existe algum metodo, medicamento, etc, para aliviar os sintomas. Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, apenas tomar os medicamentos e repouso, sei como é isso.

  • Joedna

    Boa tarde, faz 1 ano que tive cataporra e desde dai a febre não foi embora fiz vários exames e deu herpes fiz um tratamento com penvir, melhorei e estou grávida as febres voltaram o médico fez novos exames e deu uma alteracão ainda não levei p ele você pode me explicar por favor! Epstein barr igG 667
    Epstein IgM 10.00 estou muito preocupada e mal me ajudem.Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Joedna, o IgG está alterado por um contato anterior desenvolvendo a doença ou não, mas o IgM não pode estar alterado. Abraço.

      • juliana. Ipatinga

        Bom dia. A dois anos a minha irmã vem sentido dores no estômago e esta com a boca ferida os médicos pediram exames endoscopia e vários outros exames e sempre dão negativos será que ela temEpstein barr.
        Estamos muito preocupados e ansiosos.Nos ajudem por favor

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Juliana, febre, dores no corpo, e alguns deste que relatou são sintomas de mononucleose, faça o exame Citomegalovirus IgG e IgM e Epstein barr IgG e IgM, para tirar a dúvida. Abraço.

  • Marly Silva

    Como se contrai mononucleose, se é contagiante? Está relacionado a baixa imunidade? Aguardo resposta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      causada pelo vírus de Epstein-Barr, pode ser transmitida por beijo e contato sexual, por exemplo, mas não é muito contagiante. Imunidade baixa maior possibilidade de contrair. Abraço.

  • Edinéia

    Fiz o exame de epstein barr. O IGG deu positivo e o IGM negativo, também o de toxoplasmose, o IGG deu positivo e o IGM negativo. O que isso quer dizer?
    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Edneia, IgG você já entrou em contato com o vírus, tendo desenvolvido ou não a doença, e o IgM seria caso de infecção recente. Abraço.

  • Daniela Cassimiro de Oliveira

    Minha filha tem 7 anos e eu estou suspeitando de mononucleose.
    Ela teve um quadro febril no feriado de 21 de abril, a pediatra achou uma leve sinusite e receitou amoxicilina por 7 dias… assim que terminou o remédio apareceram uma pintas pelo corpo todo… muitas mesmo!
    A pediatra só me falou que é uma virose, mas pesquisando na internet e conversando com uma amiga, achei a mononucleose.
    Pode me dar mais informações?
    Exame de sangue:
    leucócitos: 11700
    bastonetes: 117
    segmentados: 3159
    eosinófilos: 234
    linfócitos típicos: 3393
    linf. atipicos: 3861
    monocitos: 936
    pode me ajudar?
    Obrigada!
    DAniela

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Daniela faça o teste para Epstein barr IgG e IgM para verificar.

  • Regiana Toniolli

    Boa Noite

    Minha sobrinha tem 7 anos esta com com Citomegalovirus e mononucleose os exames deram estes valores e a Pediatra nao deu nada pra ela tomar so homeopatia. Sera que isto ta certo ela pode ter alguma recaida ou o organismo ele mesmo produz anti-corpus?

    anti- citamegalovirus IgG 0.12
    anti- citamegalovirus IgM 1,12
    anti- Epstein- Barr IgG 84,7 U/ml
    anti- Epstein-Barr IgM 160,0 U/ml
    Espero resposta

    recocareli@gmail.com

    RegianaToniollo

  • Sílvia

    Dr. Sílvano,

    li estes comentários mas gostaria de esclarecer se no caso de epstein baar – IgG sendo o resultado 342.0 U/mL e IgM 10.0 U/mL. Estou grávida de quase três meses, pode -se transmitir mononucleose para o bebê, caso não, quando eu for amamentar pode ocorrer transmissão?

    Aguardo uma resposta,
    desde já agradeço a atenção.
    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      IgM quando positivo representa risco e deve ter intervenção médica, caso contrário normal.

  • Dolores

    Bom Dia, Silvano..

    Gostaria que vc por favor, me desse sua opinião sobre esses meus exames:

    Inicialmente quero relatar que tive mais de 1 semana de febre sempre no final da tarde, um cansaço extremo há mais de 15 dias, dor no corpo, dor de garganta, barriga inchada,fiquei mais de 1 semana com o corpo cheio de exantemas, parecendo muito com as lesões de rubéola, inclusive nas mucosas bucal e nasal. 2 semanas antes da febre surgir, todos os gânglios do pescoço estavam inchados. Hj os exantemas já sumiram, a febre tb..mas o cansaço permanece. Fiz em outro laboratório o teste de dengue IgG negativo e IgM positivo. Um outro detalhe desde o começo dos sintomas tenho sentido muito enjoo e azia. No mês de junho fiz um check up completo e todos os meus exames estavam normais, principalmente TGO, TGP. Gama GT. Logo no inicio dos sintomas fiz PCR e deu 42, e VHS 18…três dias depois refiz e deu PCR 28 e VHS 54. Não consigo entender mais nada. Desde já agradeço pela sua atenção.
    SERIE VERMELHA
    VALOR REFERÊNCIA
    RESULTADO Fem: Acima 16 anos
    ————————————————————————
    ERITRÓCITOS : 4,50 milhões/mm3 3,90 a 5,00
    HEMOGLOBINA : 13,4 g/dL 12,0 a 15,5
    HEMATÓCRITO : 40,3 mL eritroc./dL 35,0 a 45,0
    HEMOGLOBINA CORPUSCULAR MÉDIA : 29,8 picogramas 26,0 a 34,0
    VOLUME CORPUSCULAR MÉDIO : 89,6 femtolitros 82,0 a 98,0
    CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA
    CORPUSCULAR MÉDIA: 33,3 g/dL 31,0 a 36,0
    COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DO
    VOLUME ERITROCITÁRIO (RDW): 14,2 % 11,9 a 15,5
    SÉRIE BRANCA =========================================================
    VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO (Fem. Acima de 16 anos)
    % /mm3 /mm3
    ——————————————– ———————
    LEUCÓCITOS 6.810 3.500 a 10.500
    Neutrófilos : 60,6 4.130 1.700 a 8.000
    Eosinófilos : 2,2 150 50 a 500
    Basófilos : 0,7 50 0 a 100
    Linfócitos : 29,2 1.990 900 a 2.900
    Monócitos : 7,3 500 300 a 900
    ——————————————————————————–
    RUBEOLA, ANTICORPOS IgG, soro
    Método: Imunofluorimetria com micropartículas
    RESULTADO 121 UI/mL (*Positivo)
    VALORES DE REFERÊNCIA
    Não Reagente : Inferior a 5 UI/mL
    Indeterminado: De 5,0 a 15,0 UI/mL
    Reagente : Superior a 15,0 UI/mL
    ——————————————————————————–
    ANTICORPOS ANTI-VIRUS DA RUBEOLA – IgM
    Pesquisa no soro por Imunofluorimetria com micropartículas
    RESULTADO Índice: inferior a 0,6 (*Negativo)
    VALORES DE REFERÊNCIA
    Não Reagente : Inferior a 0,6
    Indeterminado: De 0,6 a 0,79
    Reagente : Superior a 0,79
    ——————————————————————————
    CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgG, soro
    Método: Imunoensaio quimioluminescente com micropartículas – CMIA
    RESULTADO inferior a 6 UA/mL (*negativo)
    VALOR DE REFERÊNCIA
    Não Reagente : Inferior a 6 UA/mL
    Indeterminado: De 6 a 15 UA/mL
    Reagente : Superior a 15 UA/mL
    UA = Unidades Arbitrárias
    ——————————————————————————–
    CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgM, soro
    Método: Quimioluminescência com micropartículas

    RESULTADO Índice: inferior a 0,85
    VALORES DE REFERÊNCIA (*Negativo)
    Não Reagente : Inferior a 0,85
    Indeterminado: De 0,85 a 1,4
    Reagente : Superior a 1,4
    ———————————————————————————
    TOXOPLASMA, ANTICORPOS IgG, soro
    Método: Imunofluorimetria com micropartículas

    RESULTADO inferior a 2 UI/mL (*Negativo)
    VALORES DE REFERÊNCIA
    Não Reagente : Inferior a 2 UI/mL
    Indeterminado: De 2 a 6 UI/mL
    Reagente : Superior a 6 UI/mL
    ——————————————————————————–
    TOXOPLASMA, ANTICORPOS IgM, soro
    Pesquisa no soro por Imunofluorimetria com micropartículas
    RESULTADO Índice: inferior a 0,5 (*Negativo)
    VALORES DE REFERÊNCIA
    Não Reagente : Inferior a 0,5
    Indeterminado: De 0,5 a 0,59
    Reagente : Superior a 0,59
    ——————————————————————————–
    HELICOBACTER PYLORI, ANTICORPOS IgG, soro
    Método: imunoenzimático
    RESULTADO Indice: 7,4
    VALORES DE REFERÊNCIA
    NÃO REAGENTE: inferior a 2,5
    REAGENTE : igual ou superior a 2,5
    ———————————————————————————
    ANTICORPOS TOTAIS CONTRA O VIRUS DA HEPATITE A (Anti-VHA Total)
    Método: Eletroquimioluminométrico

    RESULTADO REAGENTE, maior ou igual a 60 UI/L
    VALOR DE REFERÊNCIA
    Não reagente
    OBS.: A presença de anticorpos totais contra o vírus da hepatite A, na
    ausência de suspeita clínica de hepatite, indica apenas contato
    com o vírus selvagem no passado ou vacinação.
    NOTA: Em caso de vacinação, consideram-se protetores níveis iguais ou
    superiores a 20 UI/L
    ———————————————————————————-
    TRANSAMINASE GLUTAMICO-PIRUVICA (TGP)
    ALANINA AMINO TRANSFERASE (ALT), Atividade no soro
    Método: Cinético, UV

    RESULTADO 95 U/L
    VALORES DE REFERÊNCIA Feminino: até 31 U/L
    ———————————————————————————–
    GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE (GAMA-GT), soro
    Método: Cinético, colorimétrico
    RESULTADO 134 U/L
    VALORES DE REFERÊNCIA Feminino: de 8 a 41 U/L

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá Dolores, realmente existe alterações que devem ser confrontadas, e outros são apenas indicativos que você entrou em contato com o vírus, acho que seria necessário outros exames, como hepatites Anti HAV IgM, HCV, HBsAg, HBc Total e IgM, mas já é possível seu médico ter boas linhas de pesquisa. Abraço.

  • lucineide

    Minha filha tem 6 anos começou com uma forte dor na garganta depois ela teve febre e em seguinda veio os vomitos levamos ela para o hospital do derby chegando lá a doutora passou plasil enjetavél e benzentasil 1.200
    esperou 40 minutos e a doutora mandou eu dar em 15 em 15 minutos o soro oral minha filha continuou vomitando então ela resolver enternar passou a noite no soro e pela manhã a doutora deu alta as pintinhas vermelhas apareceu de repente são muitas e ela diz que cossa muito…

  • Andreza

    eu estou com dores no corpo,febre sempre á tarde e um pouco de dor de cabeça..o que pode ser?
    se for essa doença do beijo,isso tem cura?enquanto estou com isso posso continuar beijando na boca,ou não ..isso pode passar pro meu namorado??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se for confirmado, pode sim, deve fazer os exames citados para comprovar. Abraço.

  • anabela

    No ano pasaado antes de ser operada ao nariz e garganta foi-me diagnosticado mononucleose, o médico disse-me que já estava em faze de regressão e que para tal não me ia medicar ,avisou-me contudo, que poderia voltar a ter uma vez que o virus ficou adormecido, neste momento ando exausta cheia de dores de garganta que me passam e voltam ao fim de alguns dias, será que voltei novamente a ter mononucleose?

  • lucia maia

    olha que meu filho 32 anos passou duas semanas se queixando de dor no corpo dor de cabeça…cansaço….foi ao médico deu 1 dia de liceça e passou novalgina…..8 dias depois entrou no hospital em estado de choque com dor de cabeça insulportavel…. febre branda, plaquetas em 30.000 e chegaram a 27.000….achavam que era dengue hemorragica. apareceu no corpo levemente umas pintinas escuras só no torax. passou 5 dias hospitalizado….resultdo dos exames citomegalovirus mais esse Epstein barr, ambos IGM….ele está bem mas como deu microcitose….o médico encaminhou para um hematologista e infectologista. realmente ele vinha passando por grande stresss….trabalhando até 3 da madrugada separação…..espero que tudo não passe de um grande susto….os médicos estão agendados dia 16 e 21 ……não sei se serve minha informação mas achei melhor cometá-la.

  • lisandra

    Oi em julho fiquei muito mal com dores de garganta, diarreia e vomitos.e desde ai agora março 2010 e ainda tenho problema de garganta.
    Fiz varios exames o ultimo em novembro mostrou linfocitos 10% atipicos, citomegalovirus igg reagente e igm nao reagente, toxoplasmose igg reagente e igm nao reagente e epstein barr igg reagente e igm nao reagente. A pergunta seria com todos esses resultados posso ter tido alguma sequela por isso nao melhoro?Quais as chances de ter tido ou estar com monucleose em nenhum momento tive febre.Sempre que a imunidade abaixar vou ter que cuidar para nao voltar?Isso e perigoso?
    obrigada

  • http://www.osteixeiras.com.br emerson teixeira

    meu filho de 6 anos esta com mononucleose
    EPSTEIN BARR VIRUS IGM = 160
    EPSTEIN BARR VIRUS IGG = 13
    e ontem ele amanheceu todo empolado .
    levei=o ao médico e ela aplicou uma injeção antialérgica mas nao funcionou.
    mandou tomar polaramine mas ate agora nada.
    li essas mensagens agora e fiquei preocupado.
    o q devo fazer?

  • cristiano

    fiz uns exames e contaram que o meu leucocitos esta uma puco alto tive alguns caroços no pescoço na parte de tras mais ja diminuiram o que pode ser? fui no otorrino ele me passou alguns remedio afctive 320 e fluconazol mais nao me pediu nem um exame,

  • Lilian

    Bom dia.

    Minha filha tem 8 anos, teve uma inflamação no pescoço e achávamos que era caxumba, após um hemograma a médica disse que não era caxumba e sim uma infecção, pediu alguns exames de sorologia e o único que deu como reagente foi o Epstein barr IGG 165,3 Ua/ml, o que será que pode ser?
    Ela está tomando o antibiótico cefalexina.

    Obrigada,
    Lílian

  • michelle

    Dr gostaria por gentileza q o Sro interpretasse meu exame Hepatite A(anti IgG)Resultado:1,65 minha medica disse q deu reagente mais nao entendi direito pois pelos valores de referencia entendi q deu nao reagente!Ela me falou que esse tipo de hepatite nao tem algum problema maior e q nao preciso fazer nenhum tratamento!Gostaria de saber se ela esta correta e se por esse resultado estou realmente com essa doença e quais seus riscos e tratamentos se realmente estiver!!Obrigada!!Abraços!!Michelle Curitiba Pr