Normalmente este índice conhecido como RDW – Red blood cell distribution width, é uma das informações fornecidas no resultado do exame de sangue hemograma. O RDW nos informa se existe ou não, naquele sangue analisado, diferença de tamanho entre as hemácias, útil para diferenciar anemias. Veja o que significa um resultado alterado do RDW, para que serve esta análise e a relação com VCM.

Vamos entender primeiro o que é anisocitose, o termo significa disparidade no tamanho das hemácias, o índice que reflete esta diferenciação é chamado RDW. Portanto, indica o grau de variabilidade do tamanho das hemácias, valor encontrado quando o sangue é colocado em um equipamento automatizado de hematologia que mede o tamanho das hemácias, quantidade e cor, de posse destes valores realiza o cálculo.

Para que serve o RDW

Um valor elevado de RDW fornecer uma pista para um diagnóstico de deficiência nutricional precoce como ferro, ácido fólico ou vitamina B12, índice altera mais cedo que outros parâmetros do hemograma.

Contribui também na distinção entre anemia por deficiência de ferro, e talassemia heterozigótica sem complicações.

Ele também pode ajudar a distinguir entre anemia megaloblástica, e outras causas de macrocitose.

RDW e VCM na anemia por deficiência de ferro

É significativo avaliar também o volume corpuscular médio ou VCM, este índice indica o tamanho médio de cada glóbulo vermelho na amostra de sangue.

Um elemento importante que participa da formação da hemoglobina é o ferro.

Deficiência de ferro no organismo leva a produção de uma hemácia menor do que o tamanho normal, ou seja um VCM baixo.

Mas a hemoglobina é necessária para a maturação dos glóbulos vermelhos e os glóbulos vermelhos imaturos são maiores em tamanho e elevam o nível de RDW.

Então, surge no sangue circulante hemácias de tamanhos diferentes, e ao fazer o hemograma veremos alteração no RDW com valores aumentados.

Bessman et al, sugeriram que o RDW poderia contribuir para uma melhor diferenciação das anemias microcíticas e hipocrômicas.

RDW contribui para diferenciar aquelas anemias com uma população homogênea de eritrócitos, entre elas a talassemia menor e anemia de doença crônica, daquelas que apresentam uma população heterogênea (anemia ferropriva), onde teremos índices aumentados.

Outras relações do VCM e RDW

Um valor de RDW dentro do normal e um VCM baixo, podemos associar com algumas condições:

Em anemia de doença crônica e talassemia heterozigótica.

Um RDW elevado com baixo VCM normalmente podemos ligar a seguintes condições:

Falta de ferro ou células falciformes-β-talassemia.

O RDW estando normal, e um VCM elevado, estão associados às seguintes condições:

Anemia aplástica, ou doença hepática crônica. Também em quimioterapia, uso de antivirais e álcool.

Com um RDW alto e VCM alto, pode estar associado a:

Deficiência de folato ou vitamina B12, doença hepática crônica, anemia hemolítica imune, síndrome mielodisplásica e quimioterapia citotóxica.

Com RDW normal e o VCM também normal, podemos ter as seguintes condições:

Anemia de doença crônica, anemia de doença renal, perda sanguínea aguda ou hemólise.

O RDW elevado e o VCM normal, estão associados às seguintes condições:

Deficiência precoce de ferro, vitamina B12 ou folato, hemorragia recente, doença falciforme, anemia dimórfica (por exemplo, deficiência de ferro e folato), doença hepática crônica, síndrome mielodisplásica.

Em distúrbios hepáticos, o fígado passa a não funcionando corretamente, substâncias tóxicas não são eliminadas corretamente.

Estando afetada a funcionalidade normal do sangue, ocorre aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos. Desta forma, obtemos maior valor de MCV e RDW.

Como é coletado o sangue para obter este índice

O sangue é coletado, na verdade, para fazer o exame hemograma completo, e dentro dos índices avaliados está o RDW, além do VCM e outras informações.

Portanto o material biológico coletado para realizar o hemograma é o sangue, retirado do braço.

Valor normal do índice RDW

O intervalo de normalidade seria 11,5% a 14,5% para homens e mulheres.

Entretanto este valor pode variar de um laboratório para outro, dependendo do equipamento de hematologia que tal instituição utiliza.

Verifique no seu resultado de exame, qual é o intervalo que consideram normal.

Como proceder depois de obter um RDW alterado

Este índice apresenta muitas variações em função de diversas condições, até mesmo valor alterado pode não ser importante.

Sendo assim é fundamental que o resultado seja interpretado pelo médico que solicitou o teste.