Proteína C Reativa PCR ultrassensível, exame de sangue prevê risco doença cardiovascular

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Proteína C-reativa são as principais proteínas aguda produzida pelo fígado em resposta ao dano tecidual. O exame de sangue PCR, ou, como ainda é conhecido, teste de PCR Ultrassensível, Proteína C Reativa de Alta Sensibilidade, Proteína C Reativa Quantitativa Ultra-sensível,  serve para detectar a proteína que é um indicador de inflamação no sangue. Estudos apontaram que valores altos desta proteína (veja abaixo os valores de referência) indicam risco significativo de doença cardíaca.

É importante saber que várias patologias podem causar um aumento na PCR, uma osteoartrite ou câncer,  infecção bacteriana ou resfriado comum, ela não existe em apenas uma doença específica, um valor elevado de PCR indica um risco significativo de doenças cardiovasculares no futuro.

A PCR é produzida quando as artérias em torno do coração ficam inflamadas pela aterosclerose.

O exame de PCR não deve ser substituto do colesterol total e suas frações, deve ser utilizado em conjunto com os testes de colesterol e outros fatores de risco para avaliar o risco global, e assim apontar medidas que possam ser tomadas para evitar doença cardíaca no futuro.

Mesmo quando níveis de colesterol estão normais em homens e mulheres, mas níveis elevados de PCR US, correm risco de ataque cardíaco.

A metade de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais ocorrem em pacientes que não têm altos níveis de gordura no sangue, medição da PCR US ajudaria o médico identificar se existe um risco para desenvolver doença cardíaca futuramente e desta forma ele poderá observar o caso com mais rigor e avaliar a possibilidade de indicar, por exemplo, aspirina para este paciente.

É importante lembrar que os valores para risco cardiovascular só devem ser levados em consideração na ausência de quadro inflamatório sistêmico, caso esteja presente, verificar valores para o risco cardiovascular depois de três semanas após ter debelado a inflamação.

Qual o nível normal da Proteína C Reativa em doenças inflamatórias e risco cardiovascular?

Como fazer o exame? É necessário jejum?

A coleta do sangue para realização deste exame pode ser feita em qualquer laboratório de análises clínicas da sua cidade, geralmente é realizado no próprio local, mas alguns laboratórios ainda terceirizam este teste, enviando para um prestador de serviço externo.

Para colher o sangue faça um jejum de 8 horas e se for o bebês o teste deve ser realizado no intervalo entre mamadas. Um dos métodos usado é imunoturbidimetria, nefelometria além de outros.

O resultado do exame será apresentado das seguinte maneira:
Resultado: xx (resultado do exame que você fez)

Logo abaixo vai ver escrito no laudo “Valores de referência” , são os valores para comparação com o resultado (xx), e avaliar se o teste está com valor alto normal ou baixo.

Os valores de referência:

Para doenças inflamatórias agudas: Inferior a 8 mg/l = Negativo

Para avaliação do risco cardiovascular: 1) Risco alto: = maior que 3 mg/l, 2) Risco médio = 1 a 3 mg/l, 3)  Risco baixo = menor que 1 mg/l.

Portanto, se o seu resultado de exame laboratorial de PCR US deu 4 mg/l você tem um risco cardiovascular alto.

Dependendo do método utilizado estes valores de referência podem ser outros, procure no seu resultado do exame.

Fazer uma avaliação conjunta com colesterol total, HDl colesterol e LDL colesterol melhora substancialmente as condições para avaliação dos riscos de doenças cardiovasculares em indivíduos aparentemente sadios.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Jeanine

    Muito boa a matéria sobre PCR US porque, bom quero perguntar porque alguns médicos não dão importância para este exame, pois eu fiz e o resultado foi esse 7,80mg/ dl e o médico pareceu nem se importar acho que tudo que é estranho no corpo é preciso ser investigado…..

  • solange tavora gadelha

    estou muito preocupada,pois o resultado do meu exame de PCR de alta sensibilidade,deu 29mg.sou funcionária do hospital clementino fraga filho(FUNDÃO) e meu médico me alertou sobre pouquissímos detalhes me deixando muito confusa e sem entender direito quais medidas tomadas para se tentar reverter o quadro,se é que pode.estou tomando PREGNENOLONA,MAGNÈSIO QUELADO.gostaria demaiores informações.não bebo,não fumo,faço caminhada diariamente e procuro manter uma alimentação saudável.meus níveis de colesterol subiram muito,até o HDL que se mantinha estável,também subiu,juntamente com os triglicerídeos.atenciosamente.solange tavora gadelha.

  • ANDREZA

    estou muito preocupada, com meu marido acabei de ver o resultado do exame dele o PCR esta 24,0mg TRIGRICERIDIOS 217 VLDL 43 HDL 38 gostaria de ter maiores informações sobre estes resultados e orientacão sobre o que fazer ha 3anos atraz ele fez uma ultrason abedominal total o medico falou que o figado estava com gordura, sera que o problema se agravor com estes valores?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andreza, sim é um resultado com certa alteração, mas tudo vai depender das características clínicas que o médico avaliar, com base nisso ele vai avaliar necessidade de medicamentos ou apenas dieta. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Por favor, veja as regras dos comentários.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Carol, com certeza o que deve fazer é procurar uma segunda opinião médica, marque outra consulta com outro médico, se tem dúvidas, se não sentiu confiança no médico que lhe atendeu, o melhor a fazer é isso. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Grdc, seu médico vai avaliar um conjunto de coisas, condição da avaliação, valores dos outros exames, colesterol, triglicérides…, para depois emitir um parecer. Apenas um exame não oferece condição para avaliação definitiva. Abraço.

  • Cacilda Carneiro

    Ola muito boa tarde. Ando preocupadissima. Acabo de receber o resultado das minhas analises e indica que tenho o valor 33.9 de proteína C Reactiva. O que poderá ser ??? Será muito grave?

  • ana claudia noleto

    poxa vc não me respondeu????

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Ana, por favor leia a política de comentários, como posso responder se você vai ter problemas cardiovasculares, somente seu médico depois de exames clínicos e exames laboratoriais pode responder, mesmo assim será muito difícil ele responder sua pergunta. Me desculpe, mas não respondemos todas as perguntas, aquelas que exigem um parecer médico depois de uma avaliação clínica, não posso responder, não estarei sendo honesto com você. Me desculpe mesmo. Abraço.

  • Eduardo

    Bom dia, fiz o exame de Proteína C – Reativa e o resultado deu 0,10 mg/DL sendo que os valores de referência são:

    Indicador de risco cardiovascular

    - Abaixo de 0,1 mg/dL: risco baixo
    - De 0,1 a 0,3 mg/dL: risco intermediário
    - Acima de 0,3 mg/dL: risco alto

    A minha dúvida é; 0,10 mg/DL é igual a 0,1 mg/DL ou maior que 0,3 mg/DL?

    Desde já agradeço se puder me ajudar.

  • silvana correia de melo

    tenho sindrome de sjgren e artrite reumatóide , EXAME DE PROTEINA C REATIVA DEU ERA 2,1 A UM MES FOI PRA 9, 46……ESTOU MUITO MAL…………..obrigado

  • Renata Porto

    Bom dia! Meus exames de PCR sempre dão alterados. Tenho 32 anos e já tive dois episódios de TEP espontâneos, sendo que o primeiro foi aos 24 anos e o segundo aos 29, gravida e fazendo uso de clexane. Não fumo, nunca usei anticoncepcional e meus níveis de colesterol e triglicerídeos são excelentes. Meu ultimo resultado de PCR saiu hoje e deu 25,8. Nenhum medico conseguiu ainda diagnosticar meu caso. Qual especialidade eu deveria procurar?