Programa Saúde da Família PSF, a estratégia que aproxima

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

O PSF Programa Saúde da Família, é um modelo de atendimento assistencial, reorientando o sistema de saúde a partir da atenção básica, criando e mantendo equipes de saúde com vários profissionais que tem como base de trabalho as unidades de saúde, estas equipes atendem as famílias de uma área delimitada, as mesmas são cadastradas e acompanhadas por profissionais desta unidade, incluindo o atendimento no próprio domicílio, assim aproximam-se da comunidade.

Os profissionais envolvidos no atendimento destas famílias cadastradas em um determinado PSF, prestam atendimento buscando a prevenção de doenças antes que aconteçam realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem a manutenção da saúde das famílias cobertas pelo programa.

A equipe é composta por vários profissionais de saúde, sendo basicamente o médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos e médicos.

Esta reorganização do modelo assistencial do SUS, na rede básica de saúde, âmbito municipal, tem alcançado bons resultados, quando os gestores se empenham na manutenção da operacionalização do programa, com isso a população é beneficiada, pois se rompe o paradigma de consultório e hospitalização, o atendimento extrapola os limites das instituições e ganha caminhos rumo ao ambiente onde vive o indivíduo o que possibilita um entendimento melhor da causa das doenças que acometem as famílias.

Ao sair às ruas com os agentes de saúde (novo elo entre moradores e o serviço) a estratégia de atendimento ganha novos aliados nesta batalha pela melhoria da condições de saúde, o espaço longo e árido que se apresentava, entre o doente e o médico, agora estreitado entre cidadão e equipe multiprofissional de atendimento.

O doente deixa de ser o foco para ser um integrante do processo, sendo que as atenções doravante estão voltadas para o indivíduo que ainda goza de saúde, para que a mantenha em plenitude, mesmo sem deixar de cuidar dos que já encontram se debilitados.

Temos que lutar sempre para aprimorar o SUS, não é necessário mudar o modelo de atenção ou transferir responsabilidades para outros órgão, o sistema é simples, governantes que o complicam e sucateiam as instituições. Descentralize,monte uma rede bem estruturada, esqueça cargos políticos na saúde, coloque pessoal técnico, passe o dinheiro para as instituições fazerem suas aquisições, e fique no controle, controle novamente, fiscalize, ative ouvidorias, auditorias, e cobre resultados, não tem segredo.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Edison Paixão

    Caro Silvano,
    O PSF é um importante braço do atendimento básico na saúde. Seu perfil preventivo alivia a carga dos hospitais e proporciona ação humanizada. A questão que vem sendo discutida é o seu papel nas grandes metrópoles com Rio e SP. Há um trabalho que mostra que apenas 25% dos inscritos em determinado PSF de SP procurou o Programa quando de uma necessidade de doença. É para pensar.

    • Maria Betânia Moreira Carvalho

      Bom dia, poderia me falar qual é este estudo que você aponta no seu comentário, w outros se souber. Estou fazendo um artigo de revisão sobre a realidade e percepções que vem sendo apontado nos estudos e artigos do Brasil sobre este sistema a inovador e eficaz. Obrigada.
      Maria Betânia

  • maria do carmo lopes de melo

    O PSF é um excelente programa pois aproxima a populaçâo da equipe de saude antes da doença.Mas infelizmente alnda está muito longe desse entendimento,pois a cultura de somente tratar a doença ainda existe entre a maioria dos profissionais aqui no Nordeste do Brasil

  • Mila Silva de Oliveira

    Acredito que o PSF é um dos melhores programas do governo, no qual é valorizada a humanização e vínculo profissinal-cliente, que favorece, cada vez mais, o acesso às unidades básicas de saúde e, sendo assim, a promoção da saúde e a prevenção de doenças para o maior número de pessoas possíveis, pois, na verdade, um dos objetivos do PSF é que se o cliente não vai até o posto de saúde, a equipe vai até ele.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Mila, você tem toda razão, mesmo se o paciente ou cliente não se preocupar totalmente com sua saúde, explicável por vários motivos entre eles o financeiro, e psicologicamente muitas vezes sem condições de REagir, então o atendimento deve ir até ele, e o PSF se propõe a isso tendo atenção em trata-lo como um todo, físico e meio no qual está inserido. Como você disse “vamos até ele”.

  • lucineide filgueiras

    COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO PSF, POR FAVOR PRECISO SABER

  • Dárcio Pereira

    Tenho plena convicçao q o psf(programa saude da familia) foi, e é um dos melhores planos de tentativa para que independentemente seja a classe social, ou questao geografica, a populaçao ganhe saude sem ate mesmo ficar doente!

  • Lidiana Teixeira

    Bom, Falar de PSF é algo que posso dizer um pouco, estudo PSF a 2 anos, mas o que fico me perguntando o que a colega em cima nos disse: A cultura Brasileira só se preocupa com a saúde emergencial…. Mas o PSF é um programa preventivo, gratuito, que é considerado um dos melhores programas do governo, acho que temos que ter uma certa valorização da saúde…ou melhor da Politica de saúde. As Pessoas criticam mas não fazem parte das Conferências, se fossemos mas cidadãos teriamos um Brasil melhor. Nós não participamos, mas criticamos.

  • Tadeu

    Ola, gostaria de saber o nome de algumas Empresas que atuam nessas prefeituras com a implantação e cogestão do PSF. Seria possível me informar quais são estas empresas para poder realizar um levantamento do serviço oferecido. Obrigado.

  • Márcia Franzini Micheletti

    Gostaria de saber se existe o PSF no bairro Parque Mandaqui.
    Obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcia, não conheço sua região por isso não posso lhe informar, desculpe. Ligue para a secretaria de saúde de seu município, eles passam as informações necessárias.

  • JOÃO NASCIMENTO

    desejo saber, se um médico de equipe de psf, por absoluta necessidade,em uma cidade do interior da região amazonica, pode ser designado pelo prefeito municipal,para assumir o cargo de secretário de saúde deste municipio.
    esta situação pode ser referendada pelo conselho municipal de saúde? como fazer para que esta situação seja abolutamente legal?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      João, entendo que não teria problema, desde que não tenha outros impedimentos.

  • http://carlene-rocha@hotmail.com CARLENE

    Meu sonho é participar do PSF, como faço?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carlene,
      procure a equipe do PSF do seu bairro e veja se não vai ter contratação de pessoal, e se informe como proceder para fazer sua inscrição, ou se quiser ser apenas valuntária ele vão lhe solicitar os documentos necessários. Abraço.

  • Laila Maria Montovani

    Gostaria de saber se existe algum curso do PSF gratuito, vou fazer um concurso e preciso saber sobre o PSF,e no momento estou desempregada, desde já obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Laila, procure com a equipe de saúde do seu bairro, cada região disponibiliza cursos em áreas e datas diferentes. Até mais.

  • Pedro

    O PSF faz exame de vírus HIV, e se faz o que é preciso para faze-lo?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pedro, o PSF não faz exame que faz isso é a rede de laboratorial do seu município, procure o posto de saúde da sua região para ser informado sobre o local onde fará seu exame. Abraço.

  • kamila marques

    Gostaria de saber se existe algum curso de PSF que eu possa estar fazendo.
    obrigada

  • laorete de sousa varela

    Eu trabalhe dois anos com PSF e gostaria de trabalhar no nordeste brasileiro como é que eu faço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ligue na secretaria de saúde de seu município eles te informam se necessitam de pessoal para atuarem no PSF.

  • ELTON AFONSO

    caros psf e programa assistencial muito importante para o Brasil o grande problema do Funcionamento do Programa esta Gestão Municipal que no Norte do Brasil principalmente nas Cidade com menos habitantes os gestores despreparados abandono o programa desvia o dinheiro do programa para outras funcões e assim se perde objetivo do mesmo fica um equipe sofrendo a frustação de não funcionar direito atenção basica do seu municipio sobrecarregando as referencia e contra referencia onerando o herario publico. Elton Afonso da Silva Araguaina To

  • joana pereira dos santos

    desejo saber, se o PSF pode contratar professor que tenha curso de psicopedagogia para atender alunos com dificuldades de aprendizagem.São muitos os problemas que surgem na sala de aula,alunos necessitados,de atenção especial e individual.Há possibilidades de incluir um professor nessa equipe? Com quem posso falar? Tenho o curso e experiência.Gostaria de ser contratada.
    aguardo resposta.
    .

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Procure a secretaria de saúde de seu município e demonstre seu interesse. Abraço.

  • Elaine

    sou agente de saude a 9 anos acredito em um bom fucionamento do programa saude da
    familha porque eu trabalho em prol da comunidade .gosto do que faço.

    • elton Afonso

      amiga e louvavel que a sua cidade tem um prefeito que aplica o dinheiro da saude na saude pois tem muita gente morrendo por falta de uma saude preventiva enquantos os prefeitos coloca o dinheiro do PSF na capamga e desvia o mesmo estive numa cidade aqui no tocantins em que os agente ainda esta recebendo salario de 350 reais e o medico e emfermeira estaa com5 meses de atrazo de salario e uma tristeza e posto de saude não tem um comprimido e nem aparelho de verificar PA

  • helena de lima

    vou fazer uma prova para contrataçao para o psf o que devo estudar ? preciso da resposta urgente! bjs obrigada……

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Vá até um posto de saúde e peça apostilas, folders, material de vacinação, leis que regem a saúde, conselhos de saúde.

      • http://www.reformapsiquiatrica.wordpress.com Rosemar Prota

        Olá. como citar a referência bibliográfica deste artigo? Autor ano,enfim. Pretendo usá-lo em um artigo e gostaria de citar a referência. Obrigada.

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Rosemar, aqui informações da autoria, a data 10 June 2007. Muito obrigado pelo contato. Se quiser apresentar aqui no blog seu trabalho será válido para que mais pessoas possam ter suas informações. Abraço.

  • Pingback: rprota

  • Maria Estela

    Estou mandando este mensagem com intuito de expressar a minha forte indignação para com esse sistema de saúde do govertno federal, o psf (programa de saúde mda família), onde o povo é tratado pior do que bicho pela¨equipe de saúde da família, onde nos lugares mais humildes muitas mortes já aconteceram e acontecem todos os dias pela negligência da equipe de saúde, e só não são denúnciadas por causa da ignorâcia das pessoas humildes e sua total falta de informação. Estou muito angustiada pois moro no nordeste onde a incidência de mortes por negligência das equipes de saúde é assustadora.

  • Elton Afonso

    caros amigos muita gente jga a culpa na equipa de saúde da Familia mais eu quero orientar uma coisa o mal esta na raiz enquanto o governo não descentraliza os recursos da Saúde ficar o secretário e o prefeito gastando o dinheiro da saúde em ontras atividade na adm agente nunca vai chegar um modelo existencialista eles não trabalha ainda com lezura para desenvolver os programados de saúde da familia ai fica dizendo que não tem dinheiro ta falido os doente fica a mercer Esta situação praticando a ambulância terapia que onera o hera ri publico e superlota as referencia e ficando gente nos corredor o hospital
    obrigado

  • Gilda nunes dos santos

    Olá!Onde posso realizar o exame preventivo ginecológico a preços populares?Moro no bairro de Realengo,Rio de Janeiro!Desde já muito obrigada.

  • Brigida

    Boa tarde! vou fazer um prova para auxiliar de enfermagem para psf gostaria de saber o que estudar para me sair bem. obrigado

  • LUIS DA COSTA

    MORO EM UMA PEQUENA CIDADE no interior de SP pacaembu CEP 17860-000
    aqui o PSF esta deixando a desejar pois tem um senhor com aproximadamente 75 anos de idade e sofre de doenças respiratórias com efizema pulmonar esta usando inalação com oxigênio então e muito difícil de move-lo até a santa casa para medir a pressão arterial e e preciso de medir todo os dias,agora imagine leva-lo e traze-lo todos dia com o balão e ele liga para o PSF vir e eles não vem a situação e muito difícil ,eu estava medindo a pressão dele todo dia mas ai fui informado pelo PSF que por eu não ser um funcionário da saúde eu posso ter sérios problemas, então eu parei mas ele esta sem acompanhamento como resolver esse problema obrigado ass. luis.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Luis, mas procure logo o agente de saúde da sua localidade, tem que ter um, sim, tem que ter um, ligue na prefeitura, ligue na secretaria de saúde, ligue na rádio, bote a boca no trombone, só assim as coisas funcionam neste país, tem que protestar mesmo, cadê os vereadores? procure por eles, um senhor de idade não pode em hipótese nenhuma ficar nesta situação, ele tem direito de ser assistido em casa, receber atendimento digno. Se nada resolver procure o ministério público e conte a história. Por favor, nos mantenha informado, vou publicar um texto contando a história, se for possível me envie fotos dele, isso não pode ficar assim. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Geralmente são, depende muito do local, fazem contrato. Abraço.