HospitalPrescrição digital é uma evolução necessária

Prescrição digital é uma evolução necessária

Em um post que escrevi recentemente comentando sobre exames de laboratório com nomes complicados, fiz uma observação sobre a dificuldade que muitas vezes encontramos ao ler as solicitações médicas de exames, complemento agora, demonstrando o resultado de uma pesquisa divulgada pelo jornal “Health Services Research”

A pesquisa refere-se a prescrição de medicamentos, observando que 61% de erros com a medicação nos hospitais ocorrem devido a receitas médicas incorretas ou escritas com uma letra ilegível. Podemos estender a visão sobre as demais áreas como centro de imagem, laboratório, fisioterapia, serviço de nutrição dietética, banco de sangue, que também recebem solicitações médicas, e imaginarmos a gama de problemas que podem vir a acontecer quando uma prescrição não é legível.

Na verdade, o estudo organizado pela University of Minnesota School of Public Health, foi realizado buscando demonstrar a eficiência e os benefícios que o sistema de prescrição digital proporciona ao paciente.

Comparando prescrições manuais e prescrições digitais passadas pelos médicos do hospital onde a pesquisa foi realizada, ocorreu uma redução de até 66% de erros quando a solicitação era digital e quanto a dosagens de medicamentos, acontecia uma redução de 43% ao usar a receita digital. Todos os erros nas prescrições podem causar problemas sérios ao paciente, nestes termos a redução de casos em que o paciente seria claramente prejudicado foi de 37%.

Podemos pensar em porcentagem de erro muito maior quando o paciente leva esta receita médica para fora do hospital, em farmácias externas, acredito que a preocupação do Dr. Leonardo quanto a resistência deste setor a integrar-se a uma rede, é salutar, pois a dificuldade de entrar em contato com o médico para esclarecer dúvidas de escrita são enormes, e uma integração tem que existir.

Vários problemas podem ocorrer devido a erros gerados por estas prescrições, desde uma tomada de dose menor ou maior que a preconizada, até a troca do medicamento por outro totalmente diferente daquele prescrito. O resultado pode ser uma dor a mais ou agravamento geral do caso, levando até mesmo a óbito.

Analisando estes números, acredito que no mínimo é necessário iniciar um diálogo com os sujeitos envolvidos neste processo, a fim eliminar problemas gerados para o paciente, que é o foco principal de toda cadeia de saúde, além disso, gestores públicos e privados necessitam tomar medidas para implementação de novas tecnologias nesta área, só assim o usuário poderá usufruir de maneira plena as evoluções que a medicina lhe proporciona.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

3 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Estudo confirma: Fumantes envelhecem mais cedo

Outras pesquisas já afirmavam que o cigarro causa envelhecimento...

Prêmio Bayer Jovem Farmacêutico – Busca estimular a pesquisa

O Prêmio Bayer Jovem Farmacêutico continua aceitando inscrições, profissionais...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x