A Favime, totalmente brasileira destinada ao desenvolvimento de aplicativos que funcionam em iPhone e iPod touch, disponibiliza um aplicativo, o Feminina na App Store, se propõe a informar quando iniciará o próximo período menstrual da mulher e a data com maior probabilidade de ocorrer a ovulação, desenvolvido pela colega Patricia Daibes.

Para que o aplicativo faça os cálculos, basta inserir a data que iniciou o último período menstrual e colocar no campo de “duração do período em dias” a quantidade de dias que dura o seu ciclo, geralmente é de 28 dias, mas nem sempre é assim, feito isso mande calcular e terá os resultados.

Os resultados mostram o próximo período e a data provável que esterá ocorrendo a ovulação, período que tantas mulheres que desejam engravidar procuram saber para conseguirem a gravidez desejada.

O aplicativo é útil também para que próximo desta data que mostrou no resultado, a mulher poderá iniciar a realização dos testes de ovulação para confirmar se realmente está ocorrendo o pico ovulatório. Geralmente os kits reagentes existentes no mercado possuem cinco tiras reagentes usadas para fazer o teste em cinco dias consecutivos, assim poderá iniciar a realização do exame antes da data informada no resultado do aplicativo.

O resultado do cálculo pode ser enviado por email para manter um controle ou compartilhar com o parceiro a informação. O aplicativo está disponível em português e inglês e poderá fazer o download do Feminina na App Store totalmente gratuito.