O usuário vai até o laboratório para fazer os exames de sangue, urina, fezes, que o médico solicitou durante uma consulta, chegando no laboratório a atendente solicita os dados da pessoa que irá realizar os testes, o pedido do médico, ou o encaminhamento do convênio, se for o caso. Depois a pessoa segue para a coleta de sangue, assim que termina, a equipe de atendimento entrega para o usuário do serviço laboratorial um protocolo com o os dados do exame, e quando for possível a retirada de resultados via internet, também é entregue o login e a senha, mas um problema que ocorre com certa frequência é a perda do protocolo ou do login e senha, e quando isso acontece, veja o que pode ser feito.

resultados-de-examesOs resultados dos exames de uma pessoa é muito importante, e deve ser confidencial, somente esta pessoa, o médico solicitante ou responsável pode ter acesso a estes dados, por isso, o site ou o serviço de entrega de resultados deve ter um cuidado especial para que não vá parar nas mãos de estranhos. A segurança destas informações são fundamentais, para o laboratório que realiza os teste e também para o paciente, claro.

Geralmente a pessoa recebe um protocolo dos exames que realizou, contendo o nome do paciente, o material coletado, o nome dos testes, data, hora, unidade de atendimento e a data para retirada dos mesmos, e outras informações. Recebe também o login e senha para acessar os resultados via online.

E quando perdemos o protocolo de retirada de exames ou o login e senha para obter os resultados pela internet?

Uma solução que podemos lançar mão e tentar resolver o problema da perda do protocolo é procurar o atendimento do laboratório e informar o ocorrido, solicitar um novo ou retirar logo os exames, geralmente com a apresentação da identidade ou outro documento pessoal a atendente libera o resultado.

Um laboratório avisa na página de resultados: Se você já possui cadastro e esqueceu sua identificação e senha, basta digitar o e-mail utilizado na hora do cadastro para receber a senha em seu e-mail. Digite também o código de segurança exibido na imagem abaixo. Seus dados serão enviados para o seu e-mail.

Para o login e senha, caso não queira ir até o laboratório resolver o problema, poderá também, enviar um email para o atendimento do laboratório ou SAC, informando todos os seus dados – RG, CPF, telefone para contato, exames realizado, data e hora que compareceu no laboratório, pedindo novo login e senha para pegar os resultados.

Poderá também solicitar mais informações entrando em contato com a central de atendimento.

Alguns laboratórios disponibilizam para seus usuários, inserido no sistema para “pegar resultados” um mecanismo de recuperação de senha, bastando informar os seus dados exatamente como informou no momento do cadastro no laboratório, e irá receber no seu email um novo login e senha.