Exames de sanguePara que serve o exame p ANCA e c...

Para que serve o exame p ANCA e c ANCA, coleta do sangue e observações sobre resultado normal e alterado

Anticorpos anticitoplasma de neutrófilos ou ANCA, estes são autoanticorpos heterogêneos que reagem com múltiplos antígenos citoplasmáticos presentes em pequenos grânulos azurófilos primários dos neutrófilos, as células de defesa do sangue, e também reagem com os lisossomos do monócitos. Possuem duas denominações o c-ANCA quando o antígeno alvo é a proteinase e, como p-ANCA quando o antígeno alvo é a mieloperoxidase e estão associados as vasculites. Veja para que serve o exame p ANCA e c ANCA, como deve ser a coleta do sangue e observações sobre o resultado com valor normal e alterado.

O exame para pesquisar os ANCA anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, são úteis para triagem de casos com suspeita de vasculite associada aos anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, além do monitoramento do tratamento. O teste colabora para o diagnostico da granulomatose de Wegener, que é caracteriza por inflamação granulomatosa do trato respiratório superior e inferior, vasculite e glomerulonefrite. O exame também serve para pesquisa de poliarterite microscópica, síndrome de Churg-Strauss e glomerulonefrite necrotizante idiopática.

Coleta do sangue para o exame ANCA P e C

Se o médico solicitar o exame p ANCA e c ANCA, o material que deverá ser coletado é o sangue, por punção no braço para retirada da amostra biológica.

Para realizar este exame ANCA, o paciente deve fazer um jejum básico de 4 horas antes da coleta do sangue.

O resultado do exame geralmente demora em torno de 5 a 7 dias para ser liberado, dependendo da localidade e se o laboratório encaminha para terceiros realizar o teste.

Vasculites são doenças causadas devido a inflamação dos vasos sanguíneos do organismo. Nestes casos, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico, o que pode provocar estreitamento e até fechamento, formação de aneurismas e/ou hemorragias.

Estudos relacionados

Em pacientes com uma doença autoimune que muitas vezes envolve os rins, o acompanhamento do sangue para autoanticorpos podem ajudar os médicos a prever a possibilidade de recaída. As conclusões são de um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology – JASN. Essas medidas podem ajudar a proteger a saúde dos rins dos pacientes.

Valor normal de p-ANCA e c-ANCA – Referência

Os autoanticorpos dirigidos contra constituintes enzimáticos das células de defesa neutrófilos, podem ser pesquisados por imunofluorescência indireta IFI ou também por imunoenzimática Elisa.
c-ANCA, o valor normal é Não reagente.
p-ANCA, o valor normal é Não reagente.

Valor alterado de p-ANCA e c-ANCA

O laudo do resultado do exame vai mostrar presença de anticorpos, neste caso temos um teste reagente.

São considerados significativos soros com título igual ou maior que 1/20.

Padrão para interpretação clínica dos resultados de ANCA

Aproximadamente 86% dos pacientes com um padrão de Imunofluorescência para c-Anca tem anticorpos específicos para a proteinase 3 – PR3, sendo considerado como marcador específico da Granulomatose de Wegner.

Aproximadamente 90% dos pacientes com um padrão de Imunofluorescência para p-Anca têm anticorpos específicos para mieloperoxidase – MPO, podendo ser encontrado em pacientes p-ANCA, estão presentes em casos de glomerulonefrite rapidamente progressiva com crescentes, poliangiites microscópicas, síndrome de Churg-Strauss e doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa), sua presença deve ser valorizada sempre que existir correlação clínica.

Também é possível encontrar ANCA atípico, direcionado contra outras proteínas citoplasmáticas e nucleares. Tem fluorescência citoplásmica granulosa fina, mais intensa ao redor do núcleo, e é encontrado na retocolite ulcerativa.

Em razão de os testes de IFI e Elisa apresentarem graus diferentes de sensibilidade e especificidade, existe a recomendação de que a pesquisa desses anticorpos seja realizada nas duas metodologias. Na prática, de 10% a 15% dos casos positivos para ANCA pela técnica de IFI são negativos.

O aumento no conhecimento sobre as vasculites e a disponibilidade da sorologia do ANCA reduziu o atraso no diagnóstico em vários países.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x