Muito se tem falado de uma planta que tem propriedade afrodisíaca e ajuda no emagrecimento a Maca-Peruana ou Maca-Andina, Planta Maca, Peruvian Maca, Maca Powder, Maca lepidium, Maca Ginseng. Frequentemente cultivada nos Andes peruanos, é considerada o viagra natural. Veja aqui para que serve a maca, quais seus benefícios, onde comprar e como usar a planta. Saiba também se seu sabor é bom.

A raiz da planta, um tubérculo, muito rica em nutrientes é usada como suplemento nutricional na forma de pó a mais de 2000 anos e mais recente também em forma de cápsulas.

A maca tem especialmente propriedades que estimulam a atividade física e mental, desta forma regula as funções sexuais do organismo. Seu uso é muito indicado principalmente quando o corpo está apresentando cansaço e fraqueza. Atua também amenizando o stresse e estados de depressão, mas é muito usado com bons resultados em disfunções sexuais.

Muito usada também por esportistas para aumentar a energia e melhorar a performance.

Veja aqui 11 benefícios atribuídos a Maca.

Fazer uso desta planta pode ser interessante, veja aqui 11 benefícios atribuídos a Maca.

  • Insuficiência de vitaminas – A maca tem grande concentração de vitaminas do complexo B, vitamina E e também vitamina C. Além dos elementos zinco, ferro, fósforo, magnésio, iodo, cálcio, e aminoácidos.
  • Infertilidade – Entre as propriedades da maca, ela ajuda nos tratamentos de infertilidade, do homem, e da mulher, pois atua aumentando a quantidade de espermatozóides nos machos e, nas fêmeas, faz diminuir a mortalidade dos embriões, além de melhorar a falta de libido, proporcionando melhora substancial em casos de impotência masculina. Indicada como regulador do ciclo menstrual.
  • Funções sexuais – A planta se popularizou por ser afrodisíaca por aumentar a libido, o vigor e desejo sexual.
  • Ejaculação precoce – auxilia no controle da ejaculação precoce.
  • Anemia – Por ser um produto com vários minerais e elementos importantes na formação das hemácias, ocorre um aumento na produção de células da série vermelha do sangue.
  • Tireóide – É atribuído a maca uma melhora do funcionamento da tireóide.
  • Perda hormonal – A maca tem propriedades que desencadeiam uma melhor produção de hormônios pelo organismo, desta forma quem tem um déficit hormonal poderia se beneficiar desta ação da planta, e de forma natural. Na fase da menopausa é muito indicada, reduzindo os sintomas. Combate a osteoporose.
  • Sistema imunológico – O sistema imunológico ganha um aliado quando a maca é usada pois disponibiliza ao organismo vários nutrientes essenciais na produção de células de defesa no organismo.
  • Problemas de pele – A planta é indicada também para problemas relacionados a acne, manchas, limpando a pele e reduzindo os sinais do envelhecimento.
  • Atividades esportivas – A maca é útil nas atividades esportivas, pois seus minerais, vitaminas e aminoácidos ajudam aos atletas alcançarem um melhor rendimento físico nos esportes.
  • Emagrecimento – Grande parte da composição da maca peruana é de carboidratos, praticamente 60%, rica em fibras que aumentam a saciedade, desta forma diminui o apetite, mas é fundamental que outras práticas saudáveis também sejam incorporadas como forma de emagrecimento, apenas o uso do produto não tem tal capacidade.

Onde encontrar e preço do produto

A maca pode ser encontrada nas drogarias, farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais.

sem nome

Eu uso o produto e sempre compro na rede nação verde, mas tem em outras redes de produtos naturais, o preço é por volta de R$ 13,00 a 15,00 por 100 gramas, mas isso varia de acordo com a região.

Quando vou tomar esses produtos em pó sempre tenho a impressão de que o sabor será parecido com o do guaraná ralado que tomei uma vez e achei horrível, mas o sabor da maca peruana em pó é até agradável.

Usando uma maca peruana

O uso da maca geralmente é em forma de cápsulas ou em pó que pode ser diluído em água e tomado normalmente. Em cápsulas ou comprimidos, indicam que seja ingerido um a dois por dia, e o pó uma a duas colheres de chá por dia, dependendo da necessidade nutricional.

Não foi encontrado relato de toxicidade provocado pela planta, podendo ser usada como suplemento nutricional. E não existe contra indicação do seu uso para gestantes, até existe indicação de uso nos primeiros meses.

Consulte sempre um profissional para indicar a melhor forma de usar o produto e os melhores horários.