Tecnologia em saúdeNovo iOS Apple tem aplicativo saúde com potencial para...

Novo iOS Apple tem aplicativo saúde com potencial para ser um app prontuário eletrônico

Está em ação o novo iOS Apple, e com ele veio uma novidade, aplicativo nativo que vai gerir dados de saúde. Um jeito novo de arquivar e usar suas informações de saúde, resultados de exames, nutrição, sono, medidas corporais, sinais vitais e boa forma, pode ser o pontapé inicial para uma grande integração de dados e compartilhamento de informação, início de um prontuário eletrônico.

O Google, por meio do google health já tinha levantado esta bola, mas as coisas não saíram exatamente com pretendiam e o G. health foi pra UTI e lá ficou até a morte.

Agora a Apple da à luz ao aplicativo saúde, um coração com um fundo branco, ao clicar você tem as opções painel, dados de saúde, fontes e ficha médica.

Em painel, mostra opções dia, semana, mês e ano. Dados de saúde tem ícones: todos, eu, medidas corporais, nutrição, preparo físico, resultados, sono e vitais.

Segundo Apple:

O novo app Saúde mostra um painel fácil de ler com todos os dados sobre a sua saúde e exercícios. Além disso, criamos uma nova ferramenta para desenvolvedores chamada HealthKit. Ela permite que os apps de saúde e boa forma trabalhem em conjunto. Este pode ser o início de uma revolução para a saúde.

No ícone “fontes” será o local onde os aplicativos de terceiros devem ser inseridos conforme as apps solicitarem permissão para atualizar seus dados, ficam em uma lista. Desta forma Apple busca com o aplicativo saúde, reunir todas as informações fragmentadas, espalhadas em vários aplicativos relacionados ao tema, facilitando desta forma a visualização geral destes dados, procurando implementar um prontuário eletrônico online para consultas rápidas. Vamos ver mais detalhes do app.

No campo Ficha médica o usuário irá inserir nome, foto, data nascimento, problemas de saúde, medicamentos que usa, notas médicas, alergias e reação, além de contatos para emergência, grupo sanguíneo, se é um doador de órgãos, peso e altura. Informam que estas informações não são incluídas em seus dados de saúde, nem compartilhadas com outros aplicativos.

Lançando informações no campo dados de saúde, ou mesmo quando ele próprio estiver capturando e gerando os dados, como ocorre quando observamos o ícone “preparo físico”, na opção “passos”, vemos um gráfico com a média diária e a quantidade de passos que o usuário deu naquele dia, claro, carregando seu smartphone. E tem a opção de mostrar este gráfico no painel inicial, bastando ativar “mostrar no painel”.

Andei pouco hoje.

health-saude-app-ios

 

Dentro do campo Dados de saúde, ícone “vitais” temos frequência respiratória, pressão arterial, pulsações, e temperatura corporal.

Outro ícone dentro do campo dados de saúde é o “sono” que faz análises do sono e gera gráficos. Podemos compartilhar dados de aplicativos de terceiros, após autorizados estes aplicativos fontes possuem permissão para atualizar os dados de “análise do sono”, e quando várias fontes estiverem disponíveis uma fonte será escolhida com base na ordem de prioridade listada, acredito que, por exemplo um aplicativo que tenho instado e deverá fazer esta conexão é o app smart Alarm.

Ainda dentro do campo dados de saúde, temos o ícone “medidas corporais“, aqui podemos inserir altura, IMC, Massa corporal magra, percentual de gordura corporal e peso. Neste, como nos outros é possível “puxar” dados a partir de outros aplicativos.

Temos no mesmo campo, dados de saúde, o ícone nutrição, quando clicamos encontramos descritos vários elementos, iodo, molibdênio, gordura saturada e total, niacina, selênio, sódio, tiamina, vitaminas A, B12, zinco e muitos outros. Como nas opções anteriores, é possível compartilhar dados com outros aplicativos, ou você mesmo insere os dados no link “adicionar pontos de dados”.
ios-8-app-saude-healthEsta área de nutrição será bastante explorada por nutricionistas para acompanhar alterações nos exames a partir de reposições inseridas na alimentação.

Por último, na área de dados de saúde, temos “resultados“, neste setor ainda devem inserir outros exames de laboratório, como triglicérides, colesterol, ácido úrico, úreia, creatinina, bilirrubinas, anti HBs, hoje temos: Atividade eletrodérmica, capacidade vital forçada, frequência de pico de fluxo expiratório, glicose no sangue, índice de perfusão periférica, número de quedas, saturação de oxigênio, teor alcoólico no sangue, uso de inalador, volume expiratório forçado 1 segundo.

Realmente a Apple implementou um serviço interessante, como já tem vários aplicativos de diversos desenvolvedores, não se parte do zero com o projeto, bom caminho já foi percorrido, devem apenas criar rotinas para inserção destes dados no app saúde por meio do HealthKit, isso vai impulsionar ainda mais a criação de novos produtos como pulseiras para corrida, caminhadas, ciclismo, ou ainda, balanças, medidores de pressão, medidores de glicose, medidores de elementos sanguíneos, e muitos outros, criando assim um prontuário eletrônico diferenciado.

A integração de Saúde está disponível na versão mais recente do myfitnesspal e é baseado em HealthKit, para salvar dados fitness e dados relacionados com a saúde em um painel unificado. Uma vez ativado nas configurações de compartilhamento, myfitnesspal será capaz de salvar os dados nutricionais de cálcio, carboidratos, calorias da dieta, fibras e outros dados atualmente suportados pelo aplicativo. Da mesma forma, myfitnesspal será capaz de ler os dados armazenados no aplicativo da Saúde, que permite que o aplicativo buscar informações sobre valores que ele não pode controlar por conta própria, como glicemia, pressão arterial, exercícios, ou corrida de bicicleta.

Um gadget que será extremamente importante para impulsionar este app, e deve ser, em breve, a mola mestra do aplicativo saúde, estou falando de Apple Watch.

Esta base de dados poderá futuramente ser usada para alimentar sistemas de prestação de serviços de saúde, clínicas médicas, consultórios e hospitais, claro, sob um rigoroso controle mantido pelo usuário, dono dos dados.

A Apple reconheceu problemas com Health app neste início, e isso atrasou inúmeros aplicativos de saúde de terceiros estarem disponíveis para serem autorizados a incluir dados, ainda vamos ter que aguardar mais um pouco para ver tudo funcionando perfeitamente, mas pela estrutura que se apresenta teremos ótimos resultados, aguarde.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Leptospirose após enchentes, a nova ameaça

Após enchentes, alagamentos, o perigo é a leptospirose, transmitida...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x