Nomes de exames laboratoriais – Estranho, diferente

Um dos problemas na prática laboratorial, principalmente para profissionais que estão iniciando nesta área é a existência de exames de sangue com nomes grandes, difíceis de serem pronunciados, e mais difíceis ainda de serem lidos em alguns pedidos médicos, vários deles são um verdadeiro palavrão. O que mais encontramos no menu de exames de laboratório são nomes parecidos com sopas de letrinhas, metaiodobenzilguanidina, outros além de ser uma sopa de letrinhas são temperados com números, 17-hidroxipregnenolona, 3-alfa-androstanediol-glicuronídeo ou 1,25-dihidrovitamina-D3.

Nomes como Creatinofosfoquinase MB, Ácido delta-aminolevulínico desidratase, Deidroepiandrosterona, estão na lista das palavras que devem ser pronunciadas nos cursos de dicção, claros, depois daquele nível básico – Três pratos de Trigo para três tigres tristes, ou num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há, quem desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será. Depois de um treinamento intensivo será fácil dizer Metilenotetraidrofolato redutase, uma enzima conversora antes conhecida como EC 1.1.1.171, bem mais fácil.

Algumas solicitações de exames praticamente ilegíveis, como algumas de medicamentos e que devem acabar, pelo menos em Brasília, representam outro problema. A atendente do laboratório provavelmente terá dificuldades de ler um pedido que tenha nomes de exames como, paracoccidioidomicose, supressão de catecolaminas com clonidina para feocromocitoma, EAS, teste de Hiperaldosteronismo primário, escritos em letras ou rabiscos tortos.

Se por um lado são nomes difíceis de pronunciar, por outro, também pode ser uma rica fonte para escolher nomes para os bebês, mandélico, Cintilografia, Gamaglutamil, Legionella, Sinovial, são com toda certeza, bem diferentes.

Silvano Vilela


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://renatapinheiro.com Renata Pinheiro

    O paciente já está se sentindo mal, tanto que procurou um médico… Olha o pedido do exame e, se entender a letra, lê um palavrão desses… Fica com mais medo ainda, achando que tem uma doença incurável ou prestes a morrer!

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Renata,
    eu não tinha pensado neste detalhe, é mais um problema que pode ocorrer. Nomes complicados, letra difícil de entender, pouca explicação = Suspeita doença grave.

  • http://aritmante.com.br Thera Fajyn

    Eu gostei de Legionella, taí! ;)

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Legionella é um nome interessante mesmo,
    e que tal Listeriose?
    Abraço, Thera.

  • Claudionor José dos Santos

    Vocês deveriam colocar o exames em ordem alfabética dos nomes mais conhecido dos exames, com os sinonimos e siglas após, com procedimentos e a quantidade de dias após tal fato posso fazer os exames(ex; PSA – 5 DIAS APÓS RELACÕES SEXUAIS…)

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Claudionor,
      já tenho alguns textos no blog que fazem este relato, como este, sobre exames laboratoriais. Mas anotei a dica para futuros artigos. Obrigado.

  • linfangioadenografia

    gostaria de saber aonde e encontrado esse exame

  • kelly

    gostaria de saber o significado
    dessas duas siglas:ABC e ABM
    meu medico pediu para eu fazer esses exames
    solicidou sangue e urina. obrigada

  • simone do amaral ferreia

    e muito importante,pois as vezes fazemos tantos ezames com nomes estranhos.E nem ao menos sabemos para que serve,assim conseguimos tirar nossas d´uvida.

  • Miro Antonio

    Olá , boa noite
    Preciso saber quais são os nome de exames que o laboratório mello atende
    Por que quero fazer um convênio que o laboratório atende
    Se possível me envie por e-mail
    Atenciosamente Miro