Resultado nitrito positivo no exame de urina é um indicativo para a presença de bactérias na amostra analisada, ou seja, uma infecção urinária. Entretanto, podemos encontrar resultado negativo, e mesmo assim, infecção bacteriana presente. Entenda o que significa nitrito positivo e se é necessário tomar medicamento.

Ocorre nitrito positivo pois a maioria das bactérias contam com a capacidade de transformar os nitratos, normalmente presente na urina, em nitritos, e estes são identificados por meio de uma reação química na fita de urina ao realizar o exame EAS.

Resultado de exame de urina com nitrito positivo

O resultado do teste EAS ou sumário de urina, mostra várias informações importantes para ajudar no diagnóstico de alguma patologia urinária.

Entre as informações presentes no laudo do teste, encontramos nas análises químicas, o nitrito (NT).

No resultado será descrito como nitrito positivo ou negativo.

Quando nitrito positivo, tomar ou não medicamento

Em caso de resultado de exame sumário de urina ou EAS apresente NT positivo, o médico poderá pedir outro exame confirmatório.

O teste que irá solicitar, normalmente será a cultura de bactérias, ou urocultura, já falamos sobre este exame, veja aqui.

Porém, algumas vezes, o médico observando o resultado do exame e os sintomas, imediatamente indica o uso de antibióticos.

O exame de urina não substituirá o exame de urocultura, mas por serem a cistite e a pielonefrite doenças sintomáticas, e a urocultura um teste que demora alguns dias para ser liberado, o sumário de urina poderá nortear o médico para a necessidade do uso do tratamento medicamentoso.

O médico certamente estará buscando amenizar o desconforto e visando o bem estar e saúde do paciente.

exame de urina nitrito positivo tomar medicamento

Nitrito negativo não exclui infecção urinária

Mesmo com um resultado NT negativo, não podemos exclui a possibilidade de existir infecção urinária.

Algumas bactérias não reduzem o nitrato, normalmente existente na urina, em nitrito.

Portanto, poderemos obter um resultado negativo para NT e infecção urinária presente.

E neste caso também será necessário tratamento medicamentoso.

Algumas bactérias nitrito positivo e nitrito negativo

Entre as bactérias que normalmente convertem nitratos para nitritos estão, Escherichia Coli (E. Coli), Klebsiella e Proteus.

Podem causar infecção do trato urinário e não convertem nitratos a NT, incluem Pseudomonas e enterococos.

Nitrito positivo na urina de gestante

Um resultado com NT positivo em uma urina de gestantes, certamente será necessário que ela tome antibióticos para eliminar a infecção.

 Observações finais

A amostra de urina com nitrito positivo, leucocitúria e Gram com visualização de bactérias apresenta 99,8% de sensibilidade e 70% de especificidade para infecção do trato urinário.

Nitrito positivo é altamente preditivo da ausência de bacteriúria enterocócica pura, segundo Holloway e colegas.