HospitalEquipamentosMonitorando sinais vitais usando webcam ou câmera do celular

Monitorando sinais vitais usando webcam ou câmera do celular

Um estudante de pós-graduação da divisão Harvard-MIT de Ciências da Saúde e Tecnologia está trabalhando em um sistema para avaliar sinais vitais apenas colocando a pessoa na frente de um computador ou laptop com webcam. A respiração, pulso e pressão arterial são determinados nas UTIs com sensores que ficam ligados ao corpo para acompanhar as constantes variações dos sinais, isso poderia mudar.

Ming-Zher Poh sugere que tal monitorização não-invasiva pode ser útil para situações em que os sensores ligados ao corpo seria difícil ou desconfortável, como para o acompanhamento vítimas de queimaduras ou recém-nascidos.

Usar apenas uma câmera simples para monitorar remotamente os sinais vitais de um paciente poderia realmente ser uma grande revolução quando transportamos a ideia para o campo da medicina sem fio, pacientes poderiam evitar muitas idas aos estabelecimentos de saúde enviando os dados coletados pela internet para seu médico acompanhar.

Phoh prevê o uso do sistema em telemedicina, usando a webcam do próprio paciente ou mesmo a câmera de telefone celular, propõe ainda o uso da tecnologia embutida no espelho do banheiro para casos que necessitem acompanhamento mais frequente, por mais pessoas na casa.

Um sistema parecido com o que google utiliza para identificar a posição do rosto nas imagens, é usado no projeto, e então a informação digital a partir desta área é dividida e separada em porções do vermelho, verde e azul, pequenas variações no brilho produzido pelo fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos no rosto são identificados e medidos depois comparados em sensores de pulso disponíveis.

Variações de luminosidade e movimentação foram corrigidos com base no sistema que já é utilizado para separar e voz de outras conversas paralelas.

Usar uma câmera simples e barata, mesmo em pessoas que se deslocam moderadamente e a capacidade de controlar várias pessoas ao mesmo tempo é algo novo, por isso ainda é necessário trabalhar no desenvolvimento do sistema o mais fidedigno possível e medir a pressão arterial e oxigênio no sangue a partir das imagens capturadas.

Poh afirma que “Não vai ser fácil”, diz ele sobre os próximos passos.”Mas, teoricamente, deveria ser possível.” Outros cientistas estão empolgados com os resultados e interessados em colaborar neste projeto.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

2 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Monitorando pacientes com epilepsia, mais uma solução saúde wireless no celular

A empresa Wave Tecnology Group, desenvolveu recentemente um produto...

Monitor de pressão arterial Wireless

A empresa Withings criou um Monitor de Pressão Arterial...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x