Microscópio óptico para diagnóstico clínico e pesquisa

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Microscópios para escolas, faculdades, biólogos, bioquímicos, cursos técnicos, médicos, trabalho, feiras de biologia, ciência, pesquisa e para aqueles mais curiosos que gostam de enxergar o mundo nos mínimos detalhes, apresentamos uma breve abordagem de microscópios ópticos, eletrônicos e a novidade USB. Salientando que fizemos um direcionamento mais para a área clínico laboratorial em nossa análise e observação sobre microscópios.

moca_mic.gif

Não se sabe ao certo, mas acredita-se que microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Jansse, mas Leeuwenhoek por volta de 1650 a 1700 fez as primeiras observações microscópicas de materiais na área biológica.

Os microscópios podem ser ópticos que ampliam a imagem por meio de um feixe de luz, e os microscópios eletrônicos que usam um feixe de elétrons para alcançarem ótimas ampliações, usados mais em pesquisas científicas.

Koehler é um dos métodos de iluminação de microscópios frequentemente usada, evita alargamento e formação da imagem. Consequentemente, é essencial para atividades tais como a fotografias no microscópio.

Modalidades de observação em microscópios ópticos: Campo claro, Campo escuro, Contraste interferencial, Polarização, Contraste de fase, Fluorescência, Microscópio invertido, laser e Microscópio estereoscópico.

Partes do microscópio

microscopio_plugbr.gif

  1. Ocular
  2. Objetivas e revólver
  3. Platina
  4. Charriot
  5. Macrométrico
  6. Micrométrico
  7. Diafragma e condensador
  8. Espelho
  9. Braço
  10. Base

Microscópios tradicionais

micro_nikon.gif

O Nikon Alphaphot, que mesmo sendo um microscópio anterior à atual linha Eclipse, responde muito bem às necessidades do laboratório clínico com boa qualidade e resolução de imagens, possibilita bom rendimento. A empresa Nikon produz bons equipamentos na linha de câmeras digitais, não é diferente com equipamentos direcionados à microscopia.

Novidades

mic_usb.gif

A novidade fica por conta do microscópio digital USB, que vi lá no blog Antenando ligou, focou, está na tela do computador. Oferecem uma ampliação de 20x, 50x e 200x, Custa US$ 179,99. O aumento proporcionado não permite ótimas visualizações. Se desejar pode gravar. Ainda carece de análise mais aprofundada, apresentamos aqui uma simples observação sobre este equipamento.

adaptador_miccam.gif Outra novidade é este adaptador de microcâmera para microscópio biológico ou cirúrgico, permite acoplar várias marcas e modelos, diretos no microscópio, possibilitando fotografar o material encontrado e assim podendo transmitir a imagem para o computador e inseri-la no resultado do exame.

camera_microscopio.gif

DP71 é uma câmera digital, para integrar o microscópio, colorida refrigerada de 12.5 megapixels e 12 bits, que oferece alta sensibilidade, resultando em imagens com resolução ultra-alta de 4080 x 3072 pixels, imagens, AVI ou MPEG-1, possui Software intuitivo e fácil de usar.

camera_mic_usb.gifCâmera digital USB para microscópios captura de imagens definição de 640 x 480 pixels através do ponto do USB permitindo que a câmera seja usada em todos os microscópio com o adaptador de 23mm ou de 30mm de fácil instalação, permite edição das imagens. Compatível com Microsoft Windows 95/98/98se/Me/2000 e XP. Transmite imagens vivas do microscópio direto no computador usando o software suportado ULEAD (incluído).

Microscópios modernos

micro_flo.gifMicroscópio de Fluorescência, este é da Olympus os recursos e benefícios oferecidos por este equipamento:

  • Alta eficiência de fluorescência além de observação estéreo.
  • Observação perfeita de 4x a 125x.
  • Razão de zoom de até 31 vezes.

mic_ec600.gif Microscópio de pesquisa biológica uma das opções é o Nikon Eclipse E600
Apresenta uma ótica infinita revolucionária CFI60 da Nikon proporciona uma melhoria de desempenho imenso em todas as aplicações.

Ideal para microscopia epi-fluorescente e outras aplicações sofisticadas, o E600 abre novas dimensões para as aplicações de pesquisa avançada.

mic_cx_olimp.gifO microscópio CX41 da Olympus adapta-se a áreas clínica médica laboratorial e educacional

  • Proporciona imagens nítidas e claras até os limites do campo de visão (4x, 10x, 40x, 100x óleo)
  • Oculares de F.N. 20 ou 22
  • Tratamento antifungo.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://30ealguns.com.br Veridiana Serpa

    Silvano, passando pra te convidar pra dar uma passada no blog ever algumas idéias pro dia 07 de setembro ..
    http://30ealguns.com.br/?p=380

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Veridiana, já tinha visto, só não sei se consigo participar talvez terei que sair amanhã, ainda não tenho certeza, se ficar participo com prazer. Abraço.

  • Ruth

    Gostaria de obter informações sobre técnicas para visualização em campo escuro

    Grata
    Ruth

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Ruth, já enviado.

  • http://deleted jardel

    olá sou jardel um aluno da cedaf do 1ºano do ensino médio e tenho uma feira de biologia sobre citologia (preferêncialmente microscopia) e gostaria de umas sugesstões para fazê-lo.Se possível envie-me algumas sugestões.Obrigado!

  • valquiria

    amei esse site muito legal

  • rodrigo rompinelli

    Gostaria de mais imagens de microscópios e mais partes mecânicas também.

  • Kimberlyy

    nossa eu amei
    so que eu tenho que copiar tudo para meu trabalho veeyy

    mais valeu a pena esse site e muito bom

    parabéns

  • Flavia

    Boa tarde,
    Sou professora de escola pública e gostaria de saber qual o melhor microscópio p comprar (custo/beneficio) para mostrar laminas em sala de aula? O valor tem que ser até R$200,00. Estou indo p Orlando (EUA) Vc teria um microscópio p indicar que eu poderia trazer de lá?
    Obrigada.
    Aguardo resposta se possível no meu email, muito obrigada.

  • Guilherme

    Obrigado, estava procurando uma imagem que tivesse uma boa explicação do nome de cada parte do microscópio, me ajudou muito.

X
avipeqQuer Turbinar Suas Milhas Aéreas? Aprenda a acumular 20 mil milhas aéreas em apenas 5 semanas Aprenda Como Fazer
¤