Meu resultado de exame deu citomegalovírus IgG positivo e IgM negativo

Em outro post contei a história do caso positivo do exame Citomegalovírus IgG e IgM, agora vamos comentar um pouco sobre este exame que muitas vezes se apresenta positivo ou reagente principalmente CMV IgG, e o paciente fica impaciente com este resultado, mas se não for uma gestante não existe motivo para preocupações exageradas, como ocorre em muitos relatos. Também conhecido como exame Cito ou CMV IgG e IgM, detecta anticorpos contra o vírus citomegalovírus (CMV), ele pertence à família do herpesvírus.

CMV está presente em indivíduos de todas as faixas etárias, em média 50% da população apresenta resultado reagente depois dos 30 anos. A doença é muitas vezes assintomática, mas em mulheres grávidas pode ocorrer a transmissão para o filho de 0,5 a 2,5%, o feto pode sofrer de má-formação além de infecções graves, mais tarde esta criança pode apresentar surdez e retardo mental.

Como ocorre a transmissão do vírus CMV Citomegalovírus

A transmissão é efetuada através de contato sexual e exposição direta a fluidos corporais, saliva, fezes, urina e leite, infectados, e através de transfusão sanguínea.

Para a maioria dos indivíduos saudáveis que adquirem o CMV após o nascimento, existem alguns sintomas, mas sem consequências para a saúde a longo prazo.

Um resultado de exame positivo de CMV IgG mostra que ocorreu exposição prévia ao vírus CMV, e um resultado negativo informa que o indivíduo nunca foi infectado.

A grande maioria dos indivíduos, a infecção por CMV não é um problema grave.

O exame Anti CMV é de dois tipos IgG e IgM, quando o resultado do IgM é positivo indica uma infecção recente, primária, já quando o CMV IgG positivo é indicativo de uma infecção passada.

Um resultado CMV positivo ocorre com certa frequência, indicando infecção passada, pois está presente em grande parte da população, podendo algumas vezes apresentar variações que devem ser avaliadas pelo médico, como títulos muito elevados ou aumentando gradativamente sem a presença do IgM.

Entretanto, as novas metodologias, muito mais precisas, proporcionam encontrar concentrações de CMV muito pequenas, ficando positivo por 6 até mesmo 15 meses depois de uma infecção aguda ou reinfecção. Portanto, uma reação positiva para IgM não tem mais obrigatoriamente o significado de infecção aguda.

Valores de IgM detectados meses após o início do processo infeccioso devem ser considerados como IgM residual. Desta forma, quando queremos identificar o provável período da doença, entra outra análise a ser realizada, determinação da percentagem de avidez da IgG, porém, apenas nos casos de comprovada infecção primária.

Nas situações de reinfecção ou de reativação, a determinação da percentagem de avidez fica prejudicada em razão da existência de anticorpos da classe IgG com diferentes afinidades. Já no recém-nascido, uma reação positiva significa infecção congênita.

Lembre-se, qualquer exame deve ser apresentado ao médico solicitante, mesmo sendo negativo ou não reagente, assim ele poderá prosseguir na investigação para diagnosticar o problema, excluir esta doença e pesquisar outras, se for o caso.

Valores Normais e alterados de CMV IgG e IgM

Pelo método de quimioluminescência os valores normais para CMV IgG:
Consideramos não reagente ou negativo quando estiver inferior a 6 UA/mL. Indeterminado quando resultado estiver entre 6 a 15 UA/mL. E será positivo ou reagente quando o resultado for superior 15 UA/mL. Sendo que UA representa Unidades Arbitrárias.

Os valores normais para CMV IgM:
Consideramos não reagente ou negativo quando for inferior a 0,85. E um resultado indeterminado quando o valor estiver entre 0,85 a 1,4. E um caso positivo ou reagente quando for superior a 1,4.

Meu resultado de exame deu citomegalovírus IgG positivo e IgM negativo
5 (100%) 1 vote

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recomendamos Também

  • Pingback: Meu resultado de exame deu citomegalovírus IgG positivo e IgM … – resultado()

  • lucio

    Olá Silvano,
    Fiquei alguns dias com febre e dor de cabeça, aproximadamente 20 dias. Neste meio tempo fiz sorologia para EBV, e deu igg positivo e igm não conclusivo. Logo no final, refiz o EBV e fiz Citomegalovirus, e ambos deram igg e igm positivos, e o monoteste deu não reagente. Segundo minha médica pode acontecer de um sobrepor o outro, sendo sindrome de mononucleose, foi este mesmo o seu caso?

  • Renata

    Estou preocupada, pois meu resultado de exames deu IGG positivo e IGM negativo, estou grávida de 4 meses.
    Ja tive rubéola na adolescência, ja faz mtos anos. Mas este resultado preocupou-me e muito.
    Se puderem ajudar-me com opiniões.

    • Neste caso não é preocupante, seria se o IgM estivesse positivo. Mas acompanhe com seu médico. Abraço.

  • Fabyana

    Olá!!

    Fiz o teste de toxoplasmose Igm e o resultado foi de 1,09 reagente.
    Estou grávida de 3 meses.

    Fiz o teste de avidez e deu como resultado 0.310

    Qual o risco que o bebe corre em ser contaminado?

    Obrigada

  • ana cristina

    fiz o exames de igg e igm deram negativo,tenho miopatia, é possível
    ter miopatia com esses exames negativo.

  • Ezequias

    Fiz um exame de sangue apresentou as tazas de :

    TOXOPLASMOSE IgG: Reagente Titulo 400,8
    Esse rsutado pode me fazer mal a minha saude?

    CITOMEGALOVIRUS IGM : Reagente Indece 1,86
    Esse resutado pode fazer mal a minha saude?

  • elaine

    olá,meu filho de 9 anos fez um exame e constatou,citomegalovirús, nao sei o que fazer não entendi muito sobre o assunto,é p ficar preocupada?por favor me oriente,estou no aguardo e também muito aflita desde já te agradeço…bjs

    • Se foi apenas o IgG é memória, indica que teve contato com o vírus, se foi IgM é doença atual. Abraço.

  • Cimara

    Estou grávida de 12 semanas
    Meu resultado de exame para o citomegalovirus
    IgG 157,8 U/ml
    IgM Não reagente

    Devo me preocupar com isso?
    agradeço desde de já!

    • IgG positivo indica que teve contato no passado com o vírus, e IgM seria doença atual, portanto no seu caso está tudo bem, mas leve ao seu médico para ele correlacionar com a clínica que apresenta. Abraço.

  • andrea

    ola boa noite peguei o exajme do meu filho e deu citomegavirus igg
    resultado reagente e do lado valor referencia nao reagente nao entendi estou preocupada …

    • Assunto comentado no texto no início da página. Abraço.

  • Fabiola

    óla Boa noite!
    Estou Gravida de 19 semanas
    E meu resultado de exame para o citomegalovirus
    igG 97,3U/ml reagente
    igM negativo
    estou muito preocupada!
    o que vocês podem me dizer sobre isso?
    obrigada desde ja!!

  • Daniela

    Boa Tarde!

    Estou preocupada com os seguintes resultados de exame:
    Citomegalovírus IgG 220,4 UA/mL Não
    Reagente:
    Inferior a 6,0 UA/mL
    Reagente: Superior ou igual a
    6,0
    UA/mL
    Rubeola IgG 89,0 UI/mL Não Reagente: Inferior a 9,0 UI/mL
    Inconclusivo: 9,0 a 11,0 UI/mL
    Reagente: Superior a 11,0 UI/mL
    Hemoglobina 11,6 g/dL de 12,0 até 16,0 g/dL
    Hematócrito 35,9 % de 36,0 até 46,0 %
    Estou grávida de 9 semanas e muito preocupada com estes resultados pois de acordo com a taxa comparativa estão fora do norma. Muito Grata! Deus te abençoe!

  • maria silva

    Sou mãe de uma grávida de 4 meses, que fez análises ao sangue e acusou cmv-positivo 13,3, gostaria de saber quais os perigos tanto para a mãe como para o feto, e como podemos melhorar os resultados, obrigado aguardo resposta.

    • Maria mas o CMV que deu positivo é qual CMV-G ou CMV-M, a maioria das pessoas possuem o G positivo, mas deve avaliar se é realmente este o caso.

  • Tania Riewe

    Fiz o exame diagnostico de toxoplasmose o resultado foi anticorpos igG 97,4 reagente,e igM não reagente,,
    Fiquei cm dúvida isso quer dizer que estou com o virus de toxoplasmose ou não?Ou é prq ja tive alguma outra doença infecciosa por exemplo catapora.Por favor se puder responder por mail fico grata,desde já.

  • lex

    Os médicos são relapsos e negligentes em diagnosticar doenças como CMV, eles preferem se livrar logo do paciente e dizem que é apenas uma virose.

  • roseni

    tenho um filho de 1 ano e 8 meses fiz um exame e deu citomegavirus igg
    oke significa isso.me responda por favor

    • Roseni, exatamente sobre isso que o texto no início da página trata. Abraço.

  • edneia da silva machado

    meu filho tem 3 anos fiz um exame e deu citomegalovriros anticorpos igG 89,2 reagente, tem medicamento ou algum tratamento estou preocupada o que devo fazer.

    • E quanto ao IgM, qual o resultado?

      • flavia

        então os meus dois exames para citomegalovirus deu positivo igm positivo e igg positivo!!! estou gravida de um mes, levei meu exame ao medico e ele disse q isso não era caso de se preocupar…… por favor vcs podem me ajudar estou muito preocupada bjs

        • Flávia, peça ao seu médico para esclarecer melhor o seu problema se é realmente um caso positivo IgG e IgM e qual a época da gravidez ele pode lhe indicar o procedimento segundo avaliação clínica e laboratorial.

  • Veja no texto, as considerações sobre o caso. Abraço.

  • Catia

    Fiz analises ao sangue e acusou Cmv IgG positivo e o IgM Negativo? Quais os perigos qe isso tem?

    • O exame Anti CMV IgG e IgM, quando o resultado do IgM é positivo indica uma infecção recente, primária, já quando o CMV IgG positivo é indicativo de uma infecção passada…

  • Luciete Bernardes

    Tenho um filho com Cmv nao anda nao senta nasceu cego o segundo…

  • Daniele A

    Fiz o exame de toxoplasmose e deu o seguinte resultado: IgG 147,4 e IgM 0,3 Estou muito preocupada com o resultado de IgG que deu alterado. Estou de 32 semanas de gravidez e

  • Elis

    Boa noite fiz o exame de citomegalovírus e deu IgG 443.40 e IgM não reagente

  • Tatiane de Souza

    Estou gravida de 18 semanas,
    Fiz o exame de sangue e consta assim:

    CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgG, soro ;
    maior que 250 UA/ml
    CITOMEGALOVIRUS, ANTICORPOS IgM, soro ;
    inferior a 0,85 – não reagente.

    gostaria de saber quais os risco para mãe e para o feto.
    Agradeço o retorno.

    Obrigada!

  • samyr

    meu filho de 7 anos fez exame CMV e o IgG deu 470,8 e o IgM 0,4

  • Patricia Romano

    Estou fazendo exames para tratamento para engravidar, e meu CMV deu superior a 500,0 no IGG, já no IGM deu normal…gostaria de saber se isso pode me trazer algum problema para engravidar…