CientíficosMedicina sem fio, ela vai fazer parte da nossa...

Medicina sem fio, ela vai fazer parte da nossa vida

Você já deve ter percebido que wireless está invadindo nossos dias, laptops dispõem desta tecnologia, quase todo mundo tem um telefone móvel, muitos deles com WiFi, Bluetooth. Vivemos o momento wireless, e a saúde está incluída neste contexto atual, equipamentos com esta tecnologia já trazem eficácia e simplicidade a muitos procedimentos médicos e certamente muitos outros devem surgir. E com certeza medicina sem fio, ela vai fazer parte da nossa vida.

Brevemente profissionais de saúde no Brasil devem começar a receber consumidores mais interessando nestas tecnologias, estes m-pacientes ainda não cobram de seus profissionais prestadores de serviços de saúde que disponibilizem esta gama de benefícios que a medicina ou saúde sem fio pode proporcionar, mas isso deve mudar, estejamos preparados.

glowcap medic - PlugbrVejamos o exemplo apontado pelo Dr. Leonardo Diamante @ldiamante em seu blog – Pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram uma pílula equipada com um pequeno chip que envia um alerta quando é ingerido. Um frasco inteligente que é conectado à internet via Wi-Fi acende uma luz de advertência emitindo som para o paciente tomar o comprimido, também é uma solução para tomar medicamentos corretamente.

Muitos pesquisadores estão apresentando soluções e outros ainda estudando novos meios para oferecer a tecnologia sem fio para que pacientes sejam beneficiados.

Oferecer resoluções de ponta para problemas de saúde monitoráveis via equipamentos telemóveis pode ser um dos diferenciais mais importantes que uma clínica ou hospital oferecerá em breve dentro do disputado mercado de tecnologia da saúde.

No futuro, não muito distante, com certeza, um paciente sabendo que a clínica de seus prestadores de serviços de saúde oferece apenas um simples número de telefone para manter contato com seu fisioterapeuta, psicólogo, médico, bioquímico, pode perder espaço no disputado mercado da saúde para outro que ofereça tecnologias que o mantenha monitorado, coletando seus dados e os analisando periodicamente, estando eles no leito de sua clínica, pegando um ônibus para o trabalho, ou de férias nas praias de Santa Catarina.

Eric Topol é um cardiologista renomado nos EUA que tem abraçado o estudo da genômica e os últimos avanços em tecnologia para tratamento de doenças crônicas, na diretoria do West Wireless Health Institute, busca descobrir como a tecnologia sem fios pode mudar o futuro dos cuidados de saúde.

Exemplos de medicina sem fio

Topol, diz que em breve vamos usar nosso smartphones para monitorar os sinais vitais, doenças crônicas e muito mais, assim como verificamos hoje em dia nosso email, ele destaca alguns dos mais importantes dispositivos sem fio.

wifi 1 - PlugbrAponta exemplos como, leitura de ECG do ritmo cardíaco em casa, monitoramento de gravidez, frequência cardíaca fetal, contrações intra uterinas, monitoramento do nível de glicose ou pressão arterial durante o dia, avaliação da qualidade do sono durante a noite.

Não vamos esperar algumas destas tecnologias para muitos anos a nossa frente, elas podem já estar entre nós, monitorar exercícios – distância, velocidade, calorias é perfeitamente possível. Pouco? O que acha de um ultrassom portátil que pode enviar os dados coletados no exame via wireless para o consultório do médico, simples assim.

Recentemente escrevi sobre o novo método para aplicação de injeção, por laser, estive pensando aqui neste momento com meus botões, poderíamos incorporar neste aparelho um sistema que obedeceria aos comandos remotos por uma rede sem fio, o médico ou o cuidador de saúde deste paciente quantificaria a dosagem que será inserida na pele do paciente naquele momento, conforme a necessidade . Sem dor, em tempo real, controlado e monitorado.

O monitoramento remoto por meio de uma rede celular evita visitas periódicas em um estabelecimento de saúde para inspeções, economia de tempo e dinheiro. Pacientes internados em UTIs, por exemplo, com numerosos sensores ligados por cabos a equipamentos ao lado do leito, devem ser substituídos por tecnologia sem fio, afastando os equipamentos, proporcionado mobilidade para cuidados de fisioterapia e realização de procedimentos gerais, favorecendo o controle distante por mais de um médico.

Protótipos ou reais, eles certamente farão parte de nossa vida, brevemente.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

7 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

7 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Hospitais não estão preparados para enfrentar incêndios e inundações

Os hospitais devem ser lugares seguros para as pessoas...

Nokia N73 music edition- Muito bom

Estou de Nokia N73 music edition, uma maravilha. São...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

7
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x