O medicamento mais procurado no mundo hoje em dia, Tamiflu, também vem de uma planta, o anis estrelado ou anis estrelado chinês (Illicium verum), uma árvore que pode ter altura de mais de 8 metros, folhas largas, verde forte com flores de cor amarela e frutos com aparência de estrela contendo uma pequena semente no interior de cada ponta da estrela, veja foto. Esta é a planta que oferece o princípio ativo que está sendo usado largamente nos últimos meses. Possui aroma forte, característico. O fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.

O ácido xiquímico é mais cultivado em 4 províncias chinesas. De 13 gramas de anis estrelado retiram-se 1,3g de ácido xiquímico que é convertido em 750 mg de oseltamivir – 10 cápsulas de tamiflu contendo 75 mg do princípio ativo.

A Edilza Nascimento do blog saúde pelas plantas, também comentou sobre o anis com propriedade, e La Batalema, que conta sobre o caso da Roche monopolizando o mercado, e fala ainda de um alarme mundial sobre gripe suína, uma conspiração, a operação pandemia, que pode ser entendida assistindo ao vídeo da história da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld). Batalema, diz que usou o anis para gripe normal e foi muito bom.

Aqui no Brasil o anis estrelado é pouco encontrado, a erva doce, possui características parecidas com  as do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga e gastrointestinais, reduz um pouco a pressão.

Observação importante quanto ao uso de ervas:

– O uso de ervas é alternativo e complementar, poderá ser até eficaz, mas jamais substitui a assistência médica necessária, pois vários casos de gripe suína – A H1N1 apresentam evolução crítica, requer internação hospital.

O chá realizado com o anis-estrelado, além de saboroso e aromático, age como estimulante gastrintestinal no combate a azias, cólicas estomacais e catarros crônicos. A Sol Cavalcante indica como se defender da gripe, tendo uma alimentação saudável, fortalecendo o sistema imunológico.

O medicamento propriamente dito, Tamiflu, carboxilato de oseltamivir inibe a neuraminidase do vírus da gripe de ambos os tipos: Influenza A e B. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais