Medicamento tamiflu para combater Vírus H1N1 da gripe suína e a teoria do anis

O medicamento mais procurado no mundo hoje em dia, Tamiflu, também vem de uma planta, o anis estrelado ou anis estrelado chinês (Illicium verum), uma árvore que pode ter altura de mais de 8 metros, folhas largas, verde forte com flores de cor amarela e frutos com aparência de estrela contendo uma pequena semente no interior de cada ponta da estrela, veja foto. Esta é a planta que oferece o princípio ativo que está sendo usado largamente nos últimos meses. Possui aroma forte, característico. O fruto em forma de estrela é a parte utilizada para extrair o ácido xiquímico, material de partida para síntese do oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu.

O ácido xiquímico é mais cultivado em 4 províncias chinesas. De 13 gramas de anis estrelado retiram-se 1,3g de ácido xiquímico que é convertido em 750 mg de oseltamivir – 10 cápsulas de tamiflu contendo 75 mg do princípio ativo.

A Edilza Nascimento do blog saúde pelas plantas, também comentou sobre o anis com propriedade, e La Batalema, que conta sobre o caso da Roche monopolizando o mercado, e fala ainda de um alarme mundial sobre gripe suína, uma conspiração, a operação pandemia, que pode ser entendida assistindo ao vídeo da história da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld). Batalema, diz que usou o anis para gripe normal e foi muito bom.

Aqui no Brasil o anis estrelado é pouco encontrado, a erva doce, possui características parecidas com  as do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga e gastrointestinais, reduz um pouco a pressão.

Observação importante quanto ao uso de ervas:

– O uso de ervas é alternativo e complementar, poderá ser até eficaz, mas jamais substitui a assistência médica necessária, pois vários casos de gripe suína – A H1N1 apresentam evolução crítica, requer internação hospital.

O chá realizado com o anis-estrelado, além de saboroso e aromático, age como estimulante gastrintestinal no combate a azias, cólicas estomacais e catarros crônicos. A Sol Cavalcante indica como se defender da gripe, tendo uma alimentação saudável, fortalecendo o sistema imunológico.

O medicamento propriamente dito, Tamiflu, carboxilato de oseltamivir inibe a neuraminidase do vírus da gripe de ambos os tipos: Influenza A e B. A atividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Pingback: Silvano Vilela

  • SONIA

    sou gestante de 34 semanas, estou preocupada com a nova gripe, pois sou vendedora em shopping, recebi um e-mail dizendo que é bom tomar chá de anis estrelado como prevenção da gripe, gostaria de saber se gestante pode tomar esse chá. obrigada.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sonia enviei no seu email algumas dicas. É importante um cuidado redobrado neste momento, se na sua região existem muitos casos avalie a possibilidade de uso da máscara, por ser um local de grande circulação de pessoas. Abraço.

      • Diogo

        Boa tarde!
        Tomar chá de erva doce pode ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra o novo vírus ?
        Se sim, de que forma podemos tomar Diariamente etc ..
        Grato.

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          A teoria existe, relatam tomar o chá duas vezes ao dia, evitar uso por grávidas e crianças, adultos não exagerar, uso controlado. Abraço.

  • Pingback: Beatriz Yoshimura

  • Pingback: claudiocosta

  • Pingback: A última sobre Gripe Suína | Os Amorais

  • Pingback: Paola

  • Pingback: paoladias

  • http://www.anovaordemmundial.com emerson cardoso
  • http://www.quiropraxia.tv.br J.Elias

    Embora seja importante procurar um médico na suspeita de contaminação, é fundamental utilizar-se de meios que reforcem o sistema imunológico, principalmente se este for natural, evitando a auto-medicação, que por vezes encobre os sintomas da gripe.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tem toda razão José, muito importante manter uma alimentação saudável, dormir no mínimo 8 h, de preferência durante a noite, coisa difícil para quem faz plantão no hospital, além de outras profissões; comer frutas, castanhas, mel e um pouco de pimenta nas refeições, e exercícios físicos sem exagero, claro. Mais alguma dica para colaborar e seguir a boa dica do José Elias? Abraço.

  • Edson de Paula

    Recebi email que está sendo veiculado por várias pessoas relativo ao medicamento TAMIFLU para combater o vírus H1N1, pedindo para que NÃO tomemos tal medicamento pois somente o princípio ativo (lado bom) anis estrelado chinês que vem se difundindo. O lado ruim do medicamento que também é composto de MERCÚRIO e ÓLEO DE ESQUALENO nocivos a saúde, não é comentado. Quem produz esse medicamento é a NOVARTIS americana, que inclusive tem uma filial no México, local do aparecimento da gripe suina. A pessoa que levantou esse fato se diz jornalista austriaca J.Burgermeister e que, através de investigação, colocou à tona, sendo logo em seguida dispensada pela empresa onde trabalhava porque protocolou processo contra a ONU por não fazer testes e tb não atentar para a composição do medicamento. Informa também que no YOUTUBE possui informações sobre o assunto. Como se vê, precisamos de maiores exclarecimentos pois estamos à mercê de tomar uma medicação sem realmente saber qual fim teremos. As informações para nós leigos, pessoas comuns, que vamos à farmácia com uma receita médica, compramos um remédio para algum mal e que não sabemos realmente o que estamos tomando, se a composição daquele produto satisfaz o problema (doença) ou estamos tratando de uma doença e adquirindo outra. Grato.

  • Pingback: Michelle Marie

  • patricia de souza

    boa tarde gostaria de saber se os cha de medicina alternativa funciona como chá de erva doce; gemgibre se é feito o medicamento é verdade.

  • Pingback: Medicamento Tamiflu e o Anis Estrelado: contra o H1N1 « Inspetra

  • http://omedicoeopaciente.blogspot.com Iara Grisi

    Olá Silvano! Vim fazer uma visita e li este ótimo post. Vou citá-lo em um artigo, ok? Forte abraço!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Obrigado Iara, grande abraço.

  • vânia

    Ainda não está claro para mim, qual a restrição para uso do anis estrelado para prevenção em grávidas.
    O tamiflú pode ser prejudicial ( risco C – ainda sem estudos ). Seria essa a razão para a contra-indicação do produto natural ( anis estrelado ) em grávidas?
    Gostaria de mais detalhes a respeito . Estou grávida de 15 semanas e também temerosa com a nova gripe.

    Obrigada

    Vânia

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Exato Vânia, por precaução, não deve ser usado.

  • noes34

    Talvez alguém que ajuda. Mas não seja ingênuo, se tal pandemia enorme que nós fazemos, só pode ajudar a assistência altamente qualificados. Outra coisa que as drogas têm ainda de comprar, e que são caros. Eu gosto do meu irmão comprou o Tamiflu para a minha irmã na farmácia na Internet os E.U., agora ela já estava se sentindo melhor. Eu ficaria feliz se alguém ajudou, aqui vai o endereço

    [ekpharm.org]

  • Pingback: antimonotonia (Rafaella Tonini)

  • Pingback: Rafaella Tonini

  • Renato

    O que acontece se a pessoa tomar Tamiflu sem estar com H1N1 e apenas com a gripe comum, e ela depois realmente mais tarde pegar a gripe suína, ela poderá tomar novamente ou não adiantará?

  • Pingback: Deuziana I BeLIEve

  • Pingback: Aline Dal Corsi

  • Pingback: Katia

  • Jacques Serafini

    Eu fiz uso de anis estrelado em um dos tres tipos de chás que fiz com alho cru para combater gripe e em tres dias melhorei. Acredito eu que não era o virus H1N1. Sempre fiz uso de chás e não tomei tamiflu nenhuma vez e não tomo remédio pra gripe a muitos anos. O segredo é estar sempre saudável, bem nutrido, não passar frio e fazer uso de vitaminas também ajuda. Procurar por tratamentos e não só esperar que a cura lhe caia no colo. Ninguem vai dizer de onde veio o virus e nem de onde vem a cura; mas todos sabemos que vender remédio é uma fabrica de dinheiro.
    Anis estrelado não é indicado a gestantes/ grávidas.Jacques