LaboratórioLeptospirose após enchentes, a nova ameaça

Leptospirose após enchentes, a nova ameaça

Após enchentes, alagamentos, o perigo é a leptospirose, transmitida pela urina de roedores que tenham a bactéria Leptospira, causando geralmente sintomas como febre alta, dor muscular, dor de cabeça e em casos mais graves uma forte icterícia (cor amarelada em mucosas e pele), problemas renais e alterações neurológicas, hemorragias, podendo evoluir para óbito. Uma informação importante é que o período de incubação da doença é de 30 dias, geralmente aparece depois de 7 a 15 dias.

Nestes dias o estado de Santa Catarina sofre com esta doença depois das enchentes que ocorreram recentemente, e ainda continua, além dos problemas das perdas de objetos, imóveis, carros e tantas outras coisas, a leptospirose, com 21 casos confirmados entre numerosos casos suspeitos em todo a região atingida é mais uma ameaça.

A contaminação ocorre devido ao contato com a água da lama retida nas casas invadidas durante as inundações, junto com este material a urina do rato que pode conter a bactéria Leptospira, que penetra pela pele, principalmente se possuir ferimentos, causando a doença.

Esta doença é curável, não é transmitida de uma pessoa para outra, quanto mais cedo procurar o centro de saúde para que o médico possa examinar e pedir exames para diagnosticar, mais rápido será a cura.

O que mata a bactéria Leptospira

A própria luz solar e o uso de água sanitária. Se a umidade continuar ou não usar um produto para matar a bactéria, ela fica por várias semanas e dependendo de condições ideais pode ficar neste local até meses.

A limpeza das residências atingidas deve ser feita com luvas e botas lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros, roupas, com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café para um balde de 20 litros de água, feito isso enxágue tudo com água limpa. É importante lavar antes de tudo a caixa de água e deixar correr um bom volume de água limpa pelas tubulações antes de usar para outros fins.

teste-rapido-leptospiroseDiagnóstico e exames para leptospirose

No início a leptospirose  se parece com outras doenças infecciosas, febre amarela, malária, dengue até hepatite, a principal suspeita é com base na história relatada pelo paciente. A confirmação pode ser feita por meio de exames sorológicos realizados no sangue da pessoa, investigando a presença de anticorpos contra a bactéria ou por meio de pesquisa direta realizando uma cultura para buscar identificar a bactéria.

A Fiocruz desenvolveu um teste rápido para diagnosticar a leptospirose em apenas 15 minutos, será importante nestes momentos de grande quantidade de casos, onde requer um resultado de exame rápido para que o paciente comece a tomar antibióticos.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

3 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Aparelho portátil detecta rapidamente a malária e possível resistência aos medicamentos

Atualmente o diagnóstico da malária é realizado em laboratórios...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x