Alguns pesquisadores da Universidade de Washington criaram um sistema de baixo custo, um laboratório portátil usando como base um smartphone. Com a função de analisar várias amostras de uma só vez buscando detectar um biomarcador de câncer, e seus resultados são realmente consideráveis, com qualidade de laboratório tradicional.

Nos tempos atuais, tanto pacientes como profissionais médicos esperam resultados sempre mais rápido, e pesquisadores estão trazendo novas tecnologias buscando atender estes anseios. A biodetecção utilizada neste caso leva o laboratórios para o campo e para a clínica, pacientes podem obter diagnósticos quase instantâneas em um consultório médico, uma ambulância ou sala de emergência.

Como funciona o dispositivo

A equipe de pesquisadores criou um aparelho de espectrômetro de oito canais com poder óptico utilizado para medir as propriedades das luz em uma determinada faixa do espectro. O equipamento detecta interleucina-6 humana (IL-6), um biomarcador para câncer de pulmão, próstata, fígado, mama e os cânceres epiteliais.

Versões anteriores do dispositivo tinham capacidade de medir apenas uma amostra de cada vez, este novo modelo usa dispositivo multicanal que analisa oito amostras diferentes de uma vez, por método tradicional ELISA.

Uma informação importante é que o dispositivo alcançou até 99% de precisão com amostras controlada pelo laboratório de referência.