No journal Transfusion, pesquisadores que analisam a segurança das transfusões de sangue, afirmam encontrar fortes evidências de que vírus Zika transmitido por mosquito possa ser transmitido por meio de transfusões de sangue, e reforçam medidas na triagem de doadores. Por segurança, doadores de sangue com sintomas da infecção devem ser impedidos de realizar a doação.

No passado vírus Zika era visto principalmente em partes da Ásia e África, entretanto espalhou-se pelas Américas hoje é transmitido por mosquitos em vários países, tem sido associada a defeitos de nascimento e doenças neurológicas, com milhares de casos que estão sendo relatados no Brasil. Nos EUA não ocorre, mas isso deve mudar, pessoas que viajaram para áreas onde a transmissão ativa por mosquitos ocorre, desenvolveram a infecção após o seu regresso para aquele país.

Medidas tomadas para evitar que vírus zika seja transmitido em transfusões de sangue

Algumas medidas para evitar que ocorra transmissão do zika vírus em transfusões de sangue: Impedimento de doadores de sangue com sintomas da infecção, o desenvolvimento de melhores testes de triagem de sangue, e encontrar maneiras de reduzir o patógeno.

A preocupação é grande como o fornecimento de sangue, tanto com relação a segurança para as pessoas que recebem o material, e também com as dificuldades para captar doadores e evitar a falta do produto.

Estudos para identificar o risco de transmissão de zika vírus através de transfusão, e seu potencial impacto clínico, estão em andamento.

No Brasil hemocentros recomendam para que doadores de sangue comuniquem os sintomas do Zika vírus após o início dos mesmos, buscando prevenir a transmissão do vírus por meio da transfusão sanguínea.

Bancos de sangue reforçam o processo de triagem com os doadores e estão impedindo doação de pessoas que apresentaram sintomas como febre e dor no corpo no último mês. Assim como pessoas que viajaram para as regiões com maior foco da doença, além disso aqueles que tiveram dengue, zika ou chikungunya confirmados são impedidos de doar sangue pelo período de seis meses.