Avanço tecnológico da medicina proporcionou novas técnicas para fertilização, geralmente o tratamento e caro, infelizmente poucos hospitais e clínicas oferecem atendimento gratuito, algumas instituições que ofertam o serviço, muitas vezes precisam parar de aceitar novas inscrições de casais, devido a fila estar grande. Entretanto, ainda podemos encontrar opções gratuitas no SUS para realizar o sonho de muitos casais.

Em São Paulo temos um exemplo positivo, Hospital Pérola Byington oferece fertilização assistida de alta complexidade, usando técnicas não invasivas, como a inseminação intra-uterina. As técnicas de alta complexidade são representadas pela fertilização “in vitro” convencional e pela injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).

Veja as opções de serviços de fertilização oferecidos por hospitais e clínicas

O Hospital Pérola Byington em São Paulo é uma das opções para os casais buscarem realizar o sonho de ter filho, oferecem fertilização assistida de alta complexidade. Atendem no telefone 3248-8000. Acompanhe os detalhes para ter acesso ao serviço desta instituição.

Pacientes que desejam ser atendidas no HPB, devem procurar AMAS ou AMES (Postos de Saúde) mais próximos da residência, para atendimento ginecológico e de acordo com critérios médicos pré-estabelecidos ser agendada através do sistema CROSS no próprio AMA ou AME.

Informam também, que para admissão de novas pacientes, serão avaliados pelo ginecologista da unidade básica, e a paciente não deverá ter completado 40 anos de idade, não poderá ter três cesáreas (ou Mais) anteriores, não deve ser portadora de doença crônica grave (cardiopatias, diabetes descompensado, etc.) ou doença infecciosa que não permita a utilização do laboratório (hepatites B e C, HIV).

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, oferece tratamentos gratuitos de inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozoides, reversão de vasectomia, correção microcirúrgica de varicocele e reversão de laqueadura tubária. Telefone: 2661-0000

Em Campinas – No Hospital das Clínicas da Unicamp – Ambulatório de Esterilidade
Av. Alexander Fleming, 101 – 2º andar – Cidade Universitária – Campinas/SP – Tel. (19) 3788-7616

O Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) em Recife, oferece o Serviço de Reprodução Humana do CAM-IMIP, tem como finalidade básica solucionar os efeitos da esterilidade e infertilidade conjugal através dos procedimentos técnicos no âmbito da concepção assistida. Para contato com o responsável pelo serviço, seu nome é MADALENA CALDAS, e-mail: ceogi@terra.com.br (informado no site do IMIP). O horário de funcionamento do serviço para consultas é de – Segunda a Sexta-feira – Manhã e Tarde. E o Modo de marcação de consultas ambulatoriais, é diariamente através do Ambulatório da Mulher.

O Hospital Fêmina, em Porto Alegre, passou o oferecer o serviço de fertilização in vitro de forma gratuita recentemente, primeira do Rio Grande do Sul a prestar atendimento gratuito, mas tem um valor a ser pago é referente aos medicamentos para indução da ovulação, cerca de R$ 5 mil.

O Hospital das Clínicas da UFMG com mais de 11 mil procedimentos gratuitos realizados, informa aos interessados no tratamento devem procurar um Centro de Saúde da capital mineira para avaliação e exames básicos. As pacientes com indicação são encaminhadas ao Posto de Atendimento Médico do Bairro Sagrada Família, e finalmente para o Hospital das Clínicas. O tratamento é gratuito. Geralmente o tempo de espera é longo.

Associação Instituto Sapientiae, o Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida, busca conseguir ajudar pelo menos uma parcela de pessoas cujo problema de infertilidade não teria uma possibilidade de solução através de recursos próprios, das instituições governamentais ou da cobertura de planos médicos.

O endereço é: Programa de Tratamento Gratuito para Infertilidade Conjugal – Associação Instituto Sapientiae – Rua Vieira Maciel, 62 – Jardim Paulista CEP 04503-040 – São Paulo – SP. Ou entre no site do Sapientiae para saber mais. Fone: (11) 3018 3488.

As inscrições são feitas diretamente aqui no site do Sapientiae, Todos os anos, a inscrição inicia a partir de outubro e encerra em janeiro, e é feita diretamente em no site,a partir do mês de outubro até janeiro, pelo preenchimento de uma Ficha de Inscrição e envio de um comprovante de renda.

Programa Acesso – (Programa foi encerrado)

Hospital São Paulo – UNIFESP – Oferece o serviço de fertilização, mas o tratamento não é totalmente gratuito, o custo pode variar dependendo do caso de 3 a 11 mil reais. O procedimento para se inscrever é ligar no telefone 0800-7723322, fale com Poliana, primeiro é feito uma ficha de cadastro, e de acordo com sua idade, uma vez por mês abre-se as vagas (dias de abertura depende da idade, será passado por telefone o dia certo no momento do preenchimento da ficha) e depois é ligar no dia marcado até conseguir a vaga.

O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF), que funciona no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, utilizam técnica mais simples, mais natural, mais barato e com resultados idênticos ao tratamento convencional (ICSI), trazendo de volta à mulher a função participativa no processo reprodutivo. A pessoa interessada no procedimento deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência e Tratamento da Mulher ou o Hospital Álvaro Alvim.

Maternidade Escola Januário Cicco – pertence à UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal, prestam o serviço de fertilização, procure mais informações no telefone: (84) 3342-5815.

Hospital Materno Infantil de Brasília SRH – O Serviço de Reprodução Humana Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida do Hospital Materno Infantil de Brasília SRH – CEPRA – HMIB oferece procedimentos de reprodução humana.

Procedimento a ser seguido para acessar o serviço do SRH – 1º PASSO: Marcar uma consulta em Posto de Saúde do GDF com médico ginecologista.2º PASSO: Posto de Saúde encaminha para o Hospital Regional. 3º PASSO:  Hospital Regional encaminha para o Ambulatório da Reprodução Humana do HMIB. Importante ressaltar que o agendamento dos encaminhamentos entre postos e hospitais e realizado via setor de marcação dos postos e hospitais secundários.

O Instituto Ideia Fértil em Santo André SP. Entende a importância do bem-estar físico e psicológico para os casais que procuram tratamento para a infertilidade. Por isso, oferecemos gratuitamente serviços de apoio, como consulta com psicólogo e nutricionista, importantes auxiliares no tratamento de Reprodução Assistida. Informam que oferecer modernas técnicas para tratamentos de Reprodução Humana Assistida por um custo acessível e contribuir para que as pessoas realizem o sonho de gerar uma vida. (11) 4433.2830.

Caso você tenha usado algum serviço de fertilização, ou saiba de alguma instituição que ofereça, por favor, informe nos comentários para que outras mulheres também possam buscar o atendimento.