Inscrições para fertilização gratuita no SUS, algumas opções

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Infelizmente poucas instituições oferecem tratamentos gratuitos de fertilização, e para piorar uma das que oferecia o serviço não está mais aceitando inscrição de novos casais, devido a fila estar grande e um processo de reestruturação que se inicia na instituição, mas tem boas notícias também, em Porto Alegre um hospital começa atendimento pelo SUS para o serviço de FIV, veja mais detalhes e outras opções.

Em São Paulo o caso do Hospital Pérola Byington oferece por volta de 300 ciclos de fertilização assistida de alta complexidade por ano, 100 ciclos de técnicas não invasivas, como a inseminação intra-uterina. As técnicas de alta complexidade são representadas pela fertilização “in vitro” convencional e pela injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). Mas em breve, após mudanças que devem ocorrer o serviço, terá capacidade para fazer entre 500 a 600 procedimentos durante o ano.

Um aviso no site do hospital deixa claro que a instituição necessita de mais atenção das autoridades, pois está longe de conseguir atender a demanda de pacientes  procuram atendimento.

Atualmente o setor sofre uma reestruturação, portanto não estamos atendendo novas pacientes. Isso porque há um grande número de casais já matriculados, ocasionando longa fila de espera para o tratamento, situação que não desejamos. Vamos dar prioridade aos casais que já estão na fila de espera. Após o término deste processo e com o serviço reestruturado, permitindo o aumento do atendimento, voltaremos a atender novos casos. (aviso postado no site em 23/03/2012).

Informam ainda que os interessados acompanhe as mudanças no próprio site do Hospital sobre aberturas de novas vagas, e as pacientes que já aguardam na fila de espera serão atendidas normalmente.

Mas ainda é possível procurar o Hospital das Clínicas: o  hospital oferece tratamentos gratuitos de inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozoides, reversão de vasectomia, correção microcirúrgica de varicocele e reversão de laqueadura tubária. Telefone: 2661-0000

Em Campinas – No Hospital das Clínicas da Unicamp - Ambulatório de Esterilidade
Av. Alexander Fleming, 101 – 2º andar – Cidade Universitária – Campinas/SP – Tel. (19) 3788-7616

O Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) em Recife, realiza por volta de 60 procedimentos por ano.

Atualização: Sobre o o Serviço de Reprodução Humana do CAM-IMIP tem como finalidade básica solucionar os efeitos da esterilidade e infertilidade conjugal através dos procedimentos técnicos no âmbito da concepção assistida. Para contato com o responsável pelo serviço, seu nome é MADALENA CALDAS, e-mail: ceogi@terra.com.br (informado no site do IMIP). O horário de funcionamento do serviço para consultas é de – Segunda a Sexta-feira – Manhã e Tarde. E o Modo de marcação de consultas ambulatoriais, é diariamente através do Ambulatório da Mulher.

O Hospital Fêmina, em Porto Alegre, passou o oferecer o serviço de fertilização in vitro de forma gratuita recentemente, primeira do Rio Grande do Sul a prestar atendimento gratuito, mas tem um valor a ser pago é referente aos medicamentos para indução da ovulação, cerca de R$ 5 mil.

O Hospital das Clínicas da UFMG há muitos anos oferecer o tratamento gratuitamente, mas tem uma fila muito grande. Espera mudanças para 2012 e entrada nos procedimentos do SUS poderia melhorar as condições.

Para ter acesso ao tratamento, é necessário que os os casais passem por uma série de exames para averiguar se a fertilização in vitro é a única opção para ter filhos. Geralmente o tempo de espera é longo, vários anos, com a possibilidade de inclusão da fertilização in vitro na tabela do SUS com certeza disponibilizaria um número muito maior de vagas para os casais interessados.

Atualização 2: Mais um serviço que a mulher pode procurar para tentar sua fertilização:

Associação Instituto Sapientiae, o Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida, busca conseguir ajudar pelo menos uma parcela de pessoas cujo problema de infertilidade não teria uma possibilidade de solução através de recursos próprios, das instituições governamentais ou da cobertura de planos médicos. O endereço é: Programa de Tratamento Gratuito para Infertilidade Conjugal - Associação Instituto Sapientiae - Rua Vieira Maciel, 62 – Jardim Paulista CEP 04503-040 - São Paulo – SP. Ou entre no site do Sapientiae para saber mais. Fone: (11) 3018 3488. Mas informam que para o ano de 2013 as inscrições já foram encerradas, mas se desejar fazer sua inscrição em 2014 poderá verificar no site do instituto.

As inscrições são feitas diretamente aqui no site do Sapientiae, sendo obrigatório com o preenchimento de ficha de inscrição que estará disponível a partir da metade do mês de outubro de 2013. Nós não enviamos ficha de inscrição por email. A seleção não é por ordem de inscrição, portanto, a ficha pode ser preenchida em qualquer data entre outubro de 2013 e janeiro de 2014.

Programa Acesso - O Programa Acesso existe para auxiliar casais com dificuldades na concepção (Site aqui). É um dos serviços oferecidos à comunidade pelo ProBEM – Programa de Bem Estar para Pacientes Crônicos – e conta com o apoio de clínicas, deliveries e da Merck Serono. O objetivo do Programa Acesso é facilitar o tratamento de reprodução assistida para casais sem condições financeiras para arcar com todas as despesas. Para saber se você tem perfil econômico para participar do Programa entre em contato conosco pelo telefone (11) 3038-4408 ou 0800 771 2566, de segunda a sexta, das 8 às 18h.

Hospital São Paulo – UNIFESP – Oferece o serviço de fertilização, mas o tratamento não é totalmente gratuito, o custo pode variar dependendo do caso de 3 a 11 mil reais. O procedimento para se inscrever é ligar no telefone 0800-7723322, fale com Poliana, primeiro é feito uma ficha de cadastro, e de acordo com sua idade, uma vez por mês abre-se as vagas (dias de abertura depende da idade, será passado por telefone o dia certo no momento do preenchimento da ficha) e depois é ligar no dia marcado até conseguir a vaga.

Se tiver novidades escreva nos comentário ou no facebook.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Marielli, atualizei o texto com estas informações – procure no horário de funcionamento do serviço para consultas é de – Segunda a Sexta-feira – Manhã e Tarde. E o Modo de marcação de consultas ambulatoriais, é diariamente através do Ambulatório da Mulher.

  • margarete

    ola boa noite olha eu tenho 39 e fiz uma laqueadura a 16 anos atras estou querendo emgravidar sera q posso fazer reversão de laqueadura fiz todos os exames eu e meu marido mas na santa casa e so ate os 35 anos então ñ consegui me ajude por favor

  • rafaela aparecida lourenço

    ola meu nome e Rafaela tenho 25 anos não tenho filhos ainda pois eu e meu marido já tentamos por 8 anos então resolvemos procurar um especialista fizemos todos os exames os quais se pedem para o tratamento e para nossa surpresa eu e ele temos problemas ele te um baixa quantia de espermatozoide eu só tenho uma trompa então só podemos ter um filho atra-vez de um laboratório[ fertilização em vitro] porém este tratamento e caro e não posso pagar dia 08/11/2012 fiz uma analise no projeto beta mas infelizmente não podemos comprovar renda pós meu marido trabalha em uma firma de colchoes e ainda não e registrado e eu atualmente estou desempregada eu estou muito triste pois não sei se algum dia terei meu filho creio em deus e tenho esperança que realizarei meu grande sonho mas estou sem forças para lutar pois todas as portas se fecharam diante de mim me ajude por favor meu email rafaelaapareli**ma@hotmail.com mel tel é 4**61441

  • carla daniele maia da silva

    ola doutor meu nome e carla tenho 28 anos fiz uma laquiadura ao 19 anos e hoje nao consigo engravidar so atraves de fertilizacao o medico q fez disse por isso gostaria muito q o senhor me ajudasse moro em santos e sou casada novamente e meu marido nao tem filhos o meu maior sonho e dar um filho pra ele por favor doutor me jaude meu tel e13 782196** obrigada e um feliz ano novo pro senhor e continui ajudando mais mulheres com o mesmo caso que o meu

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ligue na secretaria de saúde do seu município e pergunte se eles não disponibilizam algum programa para estes casos, procure a assistente social do local, ela também pode ajudar.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procurem os endereços indicados, assim que tiverem novos contatos informem para outras pessoas também se beneficiarem. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Muitos municípios este processo está “automatizado” ligando na central e marca sua consulta pelo telefone, mas deve verificar se no seu município está obedecendo este tramite, ou tem que ir até a instituição de saúde para marcar. Ligue na sec. da saúde do seu município para saber como funciona.

  • cleide

    Dr vc sabe me forma se aqui em caldas novas goias
    faz a reversao gratuito

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Cleide realmente não estou nesta região não posso te informar, ma é fácil, ligue para a secretaria de saúde e fale com uma assistente social sobre o seu caso e diga que gostaria de conversar com ela se poderia falar sobre isso, assim terá boas informações para seu caso. Abraço.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003778187287 Beatriz Souza

    boa tarde doudor eu queria saber se os exames é totalmente gratuitos pelo sus pq estou tentando engravidar ha 7 anos e nao consigo tenho cisto no ultero e tenho 29 anos ja fiz alguns exames pelo sus mais ainda nao me derao menhum remedio pra mim tentar engraviar e o medico me encaminhou para o hospital de fertilização em sao paulo ai eu liguei pra fazer o cadrasto e a moça me falou que é de 3 mil ha 3500 mais eu falei pra ela que é pelo sus e ela me disse que mesmo assim seria esse preço eu queria engravidar logo pq eu estou com hernia de disco na columa .espero a resposta deste ja fico grata pela atenção

  • Alexandre Geremias@live.com

    boa noite doutor minha esposa gostaria de saber como ela se escreve para conseguir a fertilizaçao em vitro ela tem 35 anos tem a trompa obistruida ela teve uma gravides equitopica ela so vai conseguir ser mae com fertilizaçao eu não sei mais o que fazer se o doutor puder me responder eu agradeço e me dizer como ela se escreve no programa obrigado

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      olá Alexandre, aqui neste texto algumas opções.

  • Andréa/ Campinas

    Boa Noite Drº , tenho 42 anos tenho 2 filhos de 18 e 14 anos , mas casei novamente a 5 anos e meu marido não tem filho , ele tem 25 anos , fizemos exames na Unicamp em Campinas por 1 ano e deu espermograma hipospermia de baixa concentração , então só posso engravidar por FIV é lá não faz ,então me deram alta, e a maioria não faz fertilização por causa da minha idade , há limite de idade e sempre até 36 anos, me ajuda por favor pois meu tempo é curto e particular não tenho condições .

  • Angelica

    Doutor tenho 39 anos fiz laqueadura a 18anos casei novamente e nos sonhamos com um filho ja tentei pelo hc mas nao consegui por causa d ter 4 cesareas meu mas nao desistimos o poblema e q nao temos condicoes para uma clinica particular,o q fazemos nao posso esperar muito por causa da idade e so posso engravidar com uma fertilizacao m ajude obrigada

  • marilene oliveira

    marilene oi Dr eu gostaria de saber como fasso para me escrever sou de blumenau S.c