Inalação – Inalador Ultrassônico Evolusonic, a importância do tamanho das partículas e do silêncio

Em muitas regiões do país está começando a época de seca, serão dias de clima muito quente e baixa umidade do ar, passando por dias de frio, principalmente a noite. Muitos problemas de saúde são decorrentes destas variações climáticas, principalmente as crianças e idosos sofrem com problemas respiratórios e tosse. O médico frequentemente indica inalação, neste momento é importante ter o equipamento apropriado para este fim. Comprei um inalador para meu filho usar, um Inalador Ultrassônico da NS, vou falar aqui sobre esta experiência.

Recentemente falei sobre o termômetro digital infravermelho, naquele texto comentei também que estava com dificuldade de fazer inalação no Gabriel, o aparelho de inalador que eu tinha era muito barulhento, ele já estava nervoso e quando era necessário realizar a inalação ele chorava muito, além disso, se fosse preciso fazer inalação a noite, não seria possível com ele dormindo, acabava acordando.

Resolvi comprar um inalador novo, fiz algumas pesquisas, escolhi o Inalador Ultrassônico Evolusonic, um aparelho compacto, de fácil limpeza, e silencioso. O preço também é compatível com os benefícios.

Conversando com o pediatra do Gabriel ele comentava sobre o fato das partículas de gotículas emitidas na névoa do Ultrassônico serem menor do que as dos outros aparelhos tradicionais, sendo assim, facilitaria a entrada destas partículas nos mais profundos canalículos do pulmão, levando o medicamento com mais qualidade aos locais que realmente necessitam de sua ação.

Conversando também com uma fisioterapeuta, a Priscila, responsável pelas informações dos produtos no chat do site da Fisiomed, ela dizia que, a partir do momento que as gotículas são menores a penetração no pulmões é mais rápida, o ultrassônico é melhor que os outros, dizia ela.

Solicitei também a Priscila a sua opinião sobre as inalações com a criança dormindo, ela informou que não tem problema, pode ser usado, mas a nebulização realizada com o bebê acordado ela aproveitaria mais a nebulização, porém se tratando de crianças dormindo acaba sendo mais fácil de manter a máscara e com isso o aproveitamento é maior. Então o benefício seria o mesmo.

No site de vendas do submarino, vários clientes relatam estarem satisfeitos com o produto após a aquisição do mesmo.

“Aparelho muito, silencioso, só sei que esta ligado por conta da “fumaça” da nebulização, como não há barulho minha filha faz sem problema ou reclamação. EU RECOMENDO” (Daniela).

“Adorei o produto, pois supriu todas as minhas necessidades, como sou adulto precisava de um aparelho que produzisse uma névoa forte, para as crises mais intensas, aliviando rápido. Sem contar o barulho, ou melhor, a falta dele. Silêncio e Potência… Não sei como passei tanto tempo sem esse produto. (obs. utilizava-se daqueles com ar comprimido, muito barulho e névoa fraca)” (Eduardo).

Estou usando a quase um mês o inalador, por enquanto não tive nenhum problema com ele, tem cumprido a risca o que se propõe.

Além do silêncio, e do tamanho da partícula de névoa emitida, a inalação pode ser mais rápida, na potência mínima (Mín) : 0,5ml/min de líquidos diluentes e medicamento, na máxima (Máx) : 0,9ml/min. É o menor inalador do mercado, e tem um sistema de desligamento caso o usuário esqueça ou durma durante o uso.

Outra coisa interessante é a tecnologia aplicada durante a fabricação do produto, é incorporada nas máscaras, cabeçote, recipiente, e anel do copinho a proteção Microban®, que não é retirada ao fazer uma lavagem, permanecendo ativa por toda a vida do equipamento, reduzindo consideravelmente a probabilidade de crescimento bacteriano ou fúngico na parede dos componentes protegidos.

Ainda estou em dúvida se a estrutura em acrílico e boa e resistente a quedas, por exemplo, pois ainda não ocorreu um fato desta natureza.

Os medicamentos indicados para inalação pelo médico pediatra : 4 gotas de berotec, 10 gotas de atrovent em 3 ml de solução fisiológica 0,9%, por 3 vezes ao dia, mas este foi para este caso, em outras situações os medicamentos e dosagens podem ser outras, por isso consulte sempre seu médico para avaliar a patologia e indicar a quantidade e tempo exato de uso para inalação.

Minha esposa teve a ideia de deixar o aparelho com cara de brinquedo para o bebê, como pode ser visto na foto no início, ela pregou adesivos de jacaré, joaninha e outros bichos nas laterais, deixando o equipamento mais atraente, melhorando a aceitação da inalação, fica a dica mamães.

Quando fomos viajar usamos para transportar o inalador uma bolsa que veio junto com o equipamento, e quando chegou a hora de fazer a inalação fizemos sem problema algum, no carro mesmo, usando um fio que conecta no acendedor de cigarros, realmente bastante prático.

Quero deixar claro que este texto não tem intuito de promover a vendo do equipamento, muito menos uso sem indicação médica, apenas relatei uma experiência com o produto, podendo ser útil para outras pessoas.

[atualizado 07.05.2011 ] (Título alterado) – Você tem mais alguma informação sobre inaladores, acrescente neste texto, deixe seu comentário.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: Termômetro digital infravermelho infantil, saiba preço, uso e tempo de medição | Plugbr.net

  • Pingback: Silvano Vilela

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    E as partículas produzidas são menores, melhora a ação do medicamento, penetram com mais facilidade nos locais onde devem penetrar. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não pode deitar totalmente o inalador.

  • disqus_bAscdJAfgI

    Oi! gostei muito da sua dica. Mas continuo em dúvida, pois encontrei um inalador portátil chamado Omron e a capacidade dele é de 7 ml. Esse eu procurei mas não encontrei em nenhum site a informação da capacidade do Evolusonic. Minha filha está tossindo muito e tenho que comprar um inalador para usar a medicação, mas ela não tem asma e nem bronquite. Não sei se a capacidade de armazenamento influencia de alguma forma. Por favor, como você já faz uso, sabe se 7 ml é pouco?
    Obrigada!!

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Olá, no texto relatei a quantidade que o médico indicou, se ajudar. Mas se foi indicado pelo médico dela, respeite este uso. Abraço.