Realizando o exame de sangue HLA B27 antígeno leucocitário humano histocompatibilidade, quando positivo mostra que existe a presença do alelo B27 HLA, que está fortemente associado, principalmente a espondilite anquilosante, mas também com artrite reumatoide juvenil e síndrome de Reiter.

Porém, aproximadamente 8% da população normal transporta o antígeno HLA-B27, razão pela qual sua presença não obrigatoriamente indica doença. O teste deve ser utilizado como um recurso diagnóstico nas pessoas com achados clínicos e radiológicos sugestivos dessa doença.

Espondilite anquilosante, um tipo de inflamação

A espondilite anquilosante é um tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos.

Pacientes com a doença se apresentam com inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões.

Não existe cura para a doença, entretanto o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas – inflamação e dor.

Desta forma estaciona a progressão da doença, é possível manter a mobilidade das articulações acometidas e manter uma postura ereta.

O exame HLA B27

HLA-B27 está presente em aproximadamente 89% dos pacientes com espondilite anquilosante.

Além disso, 79% dos pacientes com síndrome de Reiter e 42% dos pacientes com artrite reumatoide juvenil também pode estar presente.

No entanto, não é diagnóstico para estas desordens.

O gene HLA-B, classificado como HLA classe I, está situado dentro do sistema HLA, no braço curto do cromossomo 6, região altamente polimórfica.

Os alelos B27:02, B27:04, B*27:05, além do B27:07 estão ligados a espondilite anquilosante.

A presença do alelo B40 em portadores de B27 aumenta em mais de 3 vezes o risco à doença.

Como coletar o sangue para realizar o exame

Basta procurar um laboratório de análises clínicas para proceder a realização do teste.

Quando o médico solicitar este exame, não será necessário permanecer em jejum antes da coleta do sangue.

O laudo com o resultado pode demorar um pouco, em algumas instituições, até 15 dias.

Valor normal

Ausência do alelo HLA-B27 ou negativo, indica que não foi encontrado, portanto valor normal.

A identificação do Alelo B27 pode ser utilizada como apoio diagnóstico para espondilite anquilosante, porém, é fundamental a anamnese, além de exame clínico rigoroso e analisados em conjunto.