HIV – Sexo oral também é uma prática de risco

Ultimamente tenho recebido muitas perguntas nos posts de HIV pedindo informações sobre o risco de infecção pelo vírus HIV em relação sexual do tipo oral. Recentemente uma pergunta me chamou a atenção, e foi o motivo de escrever este texto, era uma mulher que relata ter praticado sexo com um colega, “fizemos sexo com camisinha tudo certo, mas depois fiz sexo oral nele já sem o preservativo, tem algum risco?”. Sim tem risco.

Conforme mencionado no site do MS o sexo oral, comparado a outras formas de contágio (sexo vaginal, sexo anal e compartilhamento de seringas, por exemplo), o risco é menor. Mas afirma que os riscos existem, principalmente para quem pratica (ou seja, o parceiro ativo), dependendo fundamentalmente da carga viral (quantidade do vírus no sangue) do indivíduo infectado. Aborda um ponto importante com relação ao sexo oral, se há presença de ferimentos na boca de quem pratica (gengivites, aftas, machucados causados pela escova de dente) o risco existe. Caso não haja nenhum ferimento na boca, o risco de contágio é menor. Isto se explica, talvez, pela acidez do estômago, que pode tornar o vírus inativo, quando deglutido. E finalizando, destaca que, na prática de sexo oral desprotegido, há o risco de se contrair herpes, uretrite, hepatite B, ou HPV, independente da sorologia do parceiro.

Recentemente Dr. Robert Frascino (Dr. Bob), afirmou que a questão é difícil de resolver com base em estudos epidemiológicos, uma vez que a maioria das pessoas não se limitam a uma única prática sexual, mas destaca que sua posição é que, o risco de transmissão do HIV através do sexo oral é muito baixa, mas não é totalmente inexistente. Também define claramente alguns dos outros fatores de risco que podem aumentar a risco de transmissão:

Devemos considerar sexo oral como uma prática de risco. O uso da camisinha é importante em todas as relações sexuais, do início até o final da relação.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Rodrigo

    bom dia,
    bem, passaei por uma situação de risco a exatos 10 meses atrás. no inicio sentir todos os sintomas da fase aguda. fiz mais de 8 exames, o ultimo com 8 meses após a situação de risco. a pessoa nao era garota de programa nem sei se ela é portadora do virus. durante o ato sexual a camisinha rasgou, e so notei depois.
    mesmo passados 10 meses e mais de 8 exames sendo todos negativos, sinto dores na virilha direita e sinto um carocinho muito pequeno do mesmo lado, essas dores vai e voltam. gostaria de saber se a muitos casos registrado ou que voce conheça de pessoas que soroconvertem apos os 6 meses?

    desde já agradeço.

    • Renato

      Rodrigo, você não está com HIV. Provavelmente é Cancer. Consulte seu médico.

  • Cristiane

    Dr,

    Tive um relacionamento sexo oral sem preservativo, e com 73 dias após realizei 2 testes de HIV I e II , ambos deram ” não reagentes “, para minha certeza repeti após 8 meses o teste em um CTA ( teste rápido) e também deu “não reagente”.

    Pergunto : Estes testes são suficiente para descartar a doença ou ainda teria que repetir outros vezes?
    O teste rápido é confiável ?

    Obrigada.

    Aguardo retorno.
    Por favor não apaguem minha dúvida, gostaria de receber retorno.

  • Olavo

    Olá,
    Gostaria de saber por favor o seguinte:
    Quando a mulher toma a pílula do dia seguinte e depois volta ao uso normal da pílula, a eficácia do contraceptivo, ou seja, da pílula convencional de uso regular se mantém?
    Em outras palavras, se minha parceira tomar pílula do dia seguinte e voltar a tomar a pílula normal (caso em que, em primeiro lugar, ela não teria precisado tomar a pílula do dia seguinte, já que já estava protegida contra gravidez), podemos continuar a ter relações sexuais, contando com a eficácia da pílula convencional de uso regular?
    Em caso contrário, devemos antes esperar que minha parceira reinicie um novo ciclo menstrual e aí apenas que a pílula normal torna a ser confiável como método contraceptivo? Ou temos de esperar ainda mais tempo? Nesse caso, quanto tempo?
    Muito grato.

  • marco.

    Ola tudo bem !!! Estou muito apavorado e nervoso, numa Sexta Feira mantive relação sexual e estorou a camisinha, na Segunda Feira apresentei diarréia ou seja no 3 dia apos ocorrido e na Quinta Feira dor de garganta do qual foi diagnosticado faringite ( apos o 6 dia da relação ) fui a um clinico mandou tomar Bactrin para faringite e Florantil para diarréia.
    A farengite melhorou, já a diarréia vai completar 32 dias e não melhora o que eu faço já posso fazer exame de HIV é faze aguda ou isso não tem nada a ver mais digo que esta me abalando o psicológico.

    Após relação de risco já pode apresentar sintomas em tão curto tempo como mecionei acima.

  • JOSÉ DINIS

    Eu fiz o teste rápido de anticorpo,depois de 60 dias,e outro depois de 120 dias,e deram negativo.posso ficar descansado?

  • Leila

    Bom dia,

    Conheci um menino na balada a gente saiu e acabamos tendo relação só que não usamos caminha no começo isso faz umas 3 semanas, e ele já teve relações com outras pessoas sem camisinha, de uma semana pra ca estou tendo dores de cabeça e enjoo estou com medo de fazer o teste, se eu fizer o resultando o resultado que sair esta certo outereia que fazer outros?

  • carlos

    olá, doutor fiz o exame de HIV, quimioluminescencia, porem, na folha de resultado do exame só tinha pesquisa HIV 1 E 2, não tinha p24 e outros, minha duvida é:
    1=posso confiar nessa quimioluminescencia?
    2=porque no resultado só tinha hiv 1 e 2?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fique tranquilo amigo, se foi realizado depois de 60 dias pode confiar no resultado, kits aprovados para uso. Abraço.

  • marcio

    Ola Dutor,eu fiz um teste para hiv 1 e 2 matodo:quimioluminescência-abbott com 30 dias de janela,ja posso ficar tranquilo ou devo esperar mais 30 dias e realisa outro teste, esse primeiro deu negativo obrigado ficarei aguardando Marcio.

  • Luiza

    Dr.

    Gostaria de saber se o teste anti-HIV 1 e 2 do tipo ECLIA (Eletroquimioluminescência) é capaz de detectar a infecção após 60 dias da exposição?

    Sempre pratiquei sexo oral com meu atual namorado que é portador do virus HIV há 4 anos. Somente após 3 meses de namoro eu acabei descobrindo sua condição. Ele está fazendo o tratamento com ARVs conforme orientação médica e sua carga viral está baixa. Mesmo assim corro o risco de ter contraído o vírus?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Apesar de ser baixa a probabilidade, conforme descrito no texto, mas existe e deve ser acompanhada com maior frequência, recomendo procurar o centro de testagem a aconselhamento no seu município para maior controle. Abraço.

  • Felipe

    Dr,sou praticante de sexo oral, sou o receptor e quando eu sou o passivo eu so faço com camisinha e qdo estão fazendo em mim eu deixo chupar sem camisinha, tenho risco de contrair HIV me deixando “chupar” sem camisinha? Se fizerem sexo oral no meu ânus posso contrair HIV tbm? aguardo resposta.

  • Roberto

    Dr, tive uma relação de risco ano passado, um mês após esta relação fiz o exame anti-hiv, deu não reagente. é possivel q tenha sido um falso negativo?

  • Pamela

    Boa noite doutor, me ajuda estou com essa preocupação na cabeça a 2 anos
    Não consigo para de pensar, é sempre que os meus colegas comenta Sobre HIV fico em soque..

    Tive relação com uma cara em 2008 em dezembro não me recordo direito mais foi nessa faixa
    e transei com ele sei camisinha uma vez só, Ai fiquei sabendo que ele tinha morrido em 2009 em julho Ai começei a ficar muito nervoça não conseguia comer dormi estudar, ficava somente no meu quarto. com medo do resultado. ai começei a correr atras fiz o exame dia 06/07/09 e deu negativo. depois fiz outro no dia 23/09/2009 e deu negativo somente dois mais estou com muito medo ainda de ser positivo, hoje estou namorando com uma cara e estou com medo de tudo o que pode aconteçer me ajuda por favoor …

    me alivia um pouco, posso ficar tranquila ou tenho que fazer mais exames ?
    Se cuida e uma boa noiteee
    Que deus abençõe você …!

    abraços

    há manda a resposta pelo meu email se pudeer

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fique tranquila, com dois resultados depois de 60 dias negativo, Ok. Abraço.

  • Pamela

    Que bom fico bem tranquilaa agora …
    obrigada

  • Alexandra

    Boa Tarde Drº Silvano.
    Tive uma relação de risco no qual meu namorado, rebentou o preservativo e entrou semén dia 6/ 7 de Março.
    Passado 41 dias do sucessido fiz logo as análises HIV, teste de 4ª geração
    HIV l + HIV ll + Subtipo 0 + AG p24 = Não- Reactivo (Negativo).
    Hoje, passado 85 dias da relação sexual voltei a repetir no qual terei o resultado dentro de 4 dias e fiz também
    ao VDRL.
    Posso ficar descansada em relação ao resultado do 1º? Suponho que o k fiz hoje dará Negativo tbém.?
    Mesmo este segundo dando negativo convem repetir passado 6 meses de ter tido a relação ou não será […]

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alexandra, se negativo fique tranquila, não é necessário mais exames e se proteja nas próximas relações. Abraço.

  • Alexandra

    Obrigada Drº Silvano, sou eu de novo a Alexandra.
    Amanhã vou buscar o meu 2º resultado ao fim de 85 dias conforme lhe falei.
    Logo que va buscar o resultado amanhã eu enviarei-lhe msg por aqui.
    Espero que o 1º que eu fiz com 41 a 42 dias ja seja minimamente garantido.
    Ando tão apreensiva ate amanhã…

    Bjinhos & Boa Noite,

    Alexandra

  • rafa

    doutor eu posso realizar o exame de hiv com infeção de garganta ?? isso altera no resultado ??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      sim, pode.

  • Carlos

    Dr., gostaria de esclarecer uma dúvida:
    Recebi sexo oral (**), sem preservativo. Após 30 dias, fiz o teste rápido de HIV (HIV 1 e 2 – Anticorpos – Quimioluminescência). Resultado: Não Reagente.
    Já li em inúmeros sites que o sexo oral passivo representa baixíssimo risco.
    Na opinião do Dr., posso ficar tranquilo, o teste é confiável, ou seria melhor repetir o exame?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carlos, o texto fala exatamente sobre isso, coloquei inclusive sobre a opinião do renomado Dr. Robert. Releia, e aproveite. Abraço.

  • Mario

    Dr., tenho dúvida que esta me atormentando:
    Recebi sexo oral sem preservativo. Depois de 60 dias, fiz dois exames Quimioluminescência e eletroquimioluminescencia. Resultado: Negativos O médico falou que eu não precisaria realizar novos exames, pois estes seriam suficientes.
    Dr., posso ficar tranquilo, ou seria melhor repetir os exame? Qual a eficácia destes testes?
    Obrigado

  • Carmem

    ola tudo bem,
    Passei por uma situação de risco e 20 dias apos fiz o exame de 4º geração Resultado: não reagente.
    Li uma entrevista com um especialista na área que em 20 já é possível detectar o vírus. posso confiar no resultado.

    ATT

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Recomendações descritas que devem ser seguidas. Abraço.

  • rodrigo

    dr;
    gostaria de obter uma informacao
    no caso de uma garota fizer sexo oral num rapaz sem camisinha
    o rapaz qe e o receptor,teria grande chance de pega o HIV?
    por favor responda
    estou desesperado

  • Alex

    Dr. Me ajude!

    Recebi sexo oral de uma garota de programa sem
    camisinha! Ejaculei na boca dela! Eu posso estar com HIV???
    Tem apenas 5 dias do ocorrido e não sinto nenhum sintoma!!!!! Me ajuda por favor!
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alex, mas é exatamente sobre isso que comento no texto. Abraço.

  • Ana Paula

    o que eu queria saber é o seguinte, meu atual namorado fez um exame de HIV metodo (ELISA) e deu reagente no primeiro e ele teve que fazer outro e deu reagente novamente, sendo que antes do exame, agente tentou trazar mais não terminamos ele introduzio o pênis mais não terminamos isso com e sem camisinha, só que ele não chegou a ejacular como ja falei só começamos mais não terminamos, posso ter me contaminado por isso?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ana, enviei um email, por favor verifique sua caixa de entrada. Abraço.

  • douglas

    DR. o que quer dizer isso aqui anticorpos Anti-HIV (I e II) – triagem :0.05 é normal dá esse valor ai ele não teria que dá zero e nao 0.05

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, Douglas, é normal são substâncias “interferentes” por isso estes valores são normais. Abraço.

  • marcos

    dr. nao tenho relaçoes sem camisinha há um ano e tres meses , e tenho uma vida normal , saudavel . ha necessidade de fazer exames de hiv caso namore com uma pessoa de confiança ??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, sempre é necessário realizar o exame.

  • Marco

    Fiz um exame de HIV e deu 0,14 mas só que venho tendo suores noturno tudo que li sobre sintomas menos diarréia estou com uma ingua na virilha de 1,5cm no seu maior há a possibilidade de infectar alguém? Estou com o HIV?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marco, jamais eu ou outra pessoa poderemos responder isso, o único meio de saber se está com HIV é fazendo o exame, você pode fazer o teste gratuitamente em toda rede de saúde do seu município, procure no posto de saúde do seu bairro, se lá não fizer o teste eles lhe informam onde você poderá fazer o exame, o resultado sai rápido. Abraço.

  • diego

    oi dr.
    eu sempre mim protegi. mais um dia eu estava num banheiro de um shopping, e um cara se insinuou pra mim, eu chupei o penis dele, mais foi muito rapido, como entraram outras pessoa ele foi embora
    ele na ejaculou na minha boca como eu disse foi muito rapido depois disso eu fui na pia e lavei minha boca com agua.
    dr por favor mim responda sera que ha alguma chance de dar positivo/
    eu estou com muito medo de fazer o exame.
    obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Só o exame anti-HIV esclarece estas dúvidas. Abraço.

  • Thiago

    Bom dia Dr.
    Há alguns dias conheci uma pessoa, por sinal maravilhosa, e Honesta! Após 3 dias de contato com a mesma, me disse que era Hiv positivo, nos tres dias manetmos relações de beijos, sexo oral e oro anal, e uma vez apenas com penetração insertiva com camisinha. No 3º dia, ao fazer sexo oral percebi aquele líquido seminal… a capacidade dele de transmitir é muito grande} na 4º dia, antes de completar 72 hrs, comecei a quimioprofilaxia, hoje estou no 8º dia e tenho q tomar por mais 20. (Kaletra+ Azt+ Lamivudina, ao todo 6cp diários 3 de 12 em 12), ja realizei os meus exames p confirmar q nao tenho nada, e agora estou aguardando o término da profilaxia p realizar novos exames. Acha q corri um risco significativo a ponto de estar tomando a quimioprofilaxia} Um grande abraço Dr. Fico no aguardo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Quem indicou esse tratamento quimioprofilaxia?

  • http://www.facebook.com/people/Jeferson-Leite/100002443357997 Jeferson Leite

    Boa tarde Doutor, gostaria de saber, fazer exame em laboratorio particular é confiavel para HIV ?, estou lhe perguntando pq fiz no particular 
    e constatou HIV 1 E 2 negativo. tive uma relação de risco no mes de maio em 2010 e fiz o exame nesse laboratorio no mes de fevereiro de 2011 é provavel q resultado saia errado ?

    obrigado pela atenção

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ligia, deve ligar para ver o que ocorreu, pode ser que seja somente um problema de lançamento de resultado no sistema, na maioria das vezes é isso que acontece, mas realmente em alguns casos o resultado não é lançado por ter que repetir algum resultado que tenha dado positivo.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ligia, mas quando é necessário nova coleta eles avisam via telefone e também no site na ára de resultados.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Respondido na sua outra pergunta. Abraço.

  • Pingback: Vaginose bacteriana aumenta risco da mulher contrair e transmitir o vírus da AIDS()

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, quanto ao teste para HIV. Abraço.

  • disqus_bQGkN7ui87

    Olá. Dia 4 tive uma situação de risco com um cara que não conheço, não rolou nada além de sexo oral sem ejaculação, fiz nele e ele em mim, e agora estou neurótico, não consigo parar de pensar nisso, não to me sentindo bem por conta do meu psicológico abalado e ainda tenho que esperar pra fazer o teste. Me ajuda, por favor! :/

  • Diego Diego

    ” – E finalizando, destaca que, na prática de sexo oral desprotegido, há o
    risco de se contrair herpes, uretrite, hepatite B, ou HPV, independente
    da sorologia do parceiro.”

    Como assim??? independente da sorologia? se o parceiro nao tiver nada assim mesmo pega?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      O MS neste caso estava se referindo, quando diz sorologia do parceiro, como sendo ou não HIV, existe o risco de contrair herpes, uretrite… Ok. Abraço.