HIV, hemograma e exames clínicos

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Freqüentemente recebo perguntas sobre teste de HIV, inclusive hoje, um leitor do blog disse:

Ultimamente ando com uns problemas e já fiz hemograma completo e o médico diz que está tudo bem, será que posso estar com o vírus HIV ou é coisa da minha cabeça?

A colega Elisângela e a Kaka perguntaram:

Pelo exame de hemograma completo dá para saber se tenho HIV?

Fiz o teste de HIV e deu não reagente o que isso quer dizer?

O Hemograma Completo, um resultado de exames de sangue com muitas informações, inclusive é possível diagnosticar doenças leucêmicas, ou um início de estado anêmico. Em infecções por bactérias observamos no hemograma um aumento dos leucócitos, as células de defesa orgânica e em processos virais inclusive HIV, os leucócitos encontram se diminuídos. Nem toda diminuição de leucócito é doença viral ou HIV.

Respondendo aos colegas que fizeram perguntas aqui no blog, aproveito e solicito que informem sempre o email corretamente para evitar retorno de mensagens, muitas vezes por ser de caráter pessoal não é possível publicar no próprio post.

Mas vamos ao que interessa, sobre o hemograma e HIV. Na verdade o hemograma não informa se o paciente tem ou não HIV, ele apenas fornece informações importantes para que o médico, reunindo este, com os exames clínicos, e o teste de HIV (método MEIA, ELISA) possa fechar o diagnóstico sobre o caso do paciente.

Um exame de HIV ao dar positivo é necessário uma segunda amostra a fim de repetir toda a seqüência de exames e procedimentos para que o paciente possa receber um resultado positivo confirmado por outras metodologias.
Quanto ao exame não reagente, como perguntou a colega, é padrão adotado que o resultado negativo seja liberado impresso e assinado pelo profissional que realizou o teste como Amostra negativa para HIV.

É importante fazer regularmente consulta médica e exames para avaliações gerais da saúde. Quanto mais cedo a descoberta de qualquer doença, melhor será a resposta ao tratamento administrado.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Pingback: A Nova Medicina, Uma Revolução no SUS » O Fim da Várzea

  • http://issamu.blog.com issamu

    Creio que é uma dúvida mais do que frequente.

    Inventam tantos testes (ELISA, CHAGAS, BILIRRUBINA) poderiam fazer isso tudo em uma tacada só.

    {o issamu esteve aqui}

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Issamu, são muitos exames milhares deles, o que se faz é por baterias, por exemplo para funções hepáticas, assim restringe a busca e os gastos com exames desnecessários.

  • roseli medeiros

    e muito interessante ter um site assim cheio de informacoes importante.parabens pelo trabalho de vcs obrigado thal

  • Rosiane

    Gravidez aparece no hemograma?

    Não, gravidez não aparece no hemograma, oferece apenas indícios.

  • Féli Araujo de Oliveira

    INFERÊNCIAS POSSÍVEIS DA CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS HIV

    Aparentemente o vírus HIV, direciona, ou melhor, determina o suprimento da necessidade energética passando obrigatoriamente pela quebra dos aminoácidos. Com isso se aproveita de mecanismos intermediários para sua manutenção e também sua progressão no que tange a evolução. Portanto ao conseguir uma forma de total provimento energético e protéico oriundos somente de carboidratos, OU LIPÍDIOS, provavelmente inibirá ou talvez contenha efetivamente a progressão do mesmo.
    Pelo fato da impossibilidade do ciclo do ácido cítrico suprir toda demanda de aminoácidos, não só essenciais como não essenciais, torna difícil uma terapia de combate ao vírus a nível molecular muito difícil. Geralmente o ciclo da uréia sobrepõe ao ciclo do ácido cítrico em pessoas contaminadas pelo vírus.
    Sou estudante de farmácia e estou cursando o 4º período. Gostaria de uma opinião de alguém mais bem informado para que me tirasse essa duvida.Quero reiterar que tal suposições acima citada são meramente especulações e inferências minhas, mas se tiver algum fundamento por favor me contacte.
    OBS: caso alguém ache interessante posso enviar bibliografia e parâmetros usados como base fundamental.

    Olá Felix,
    Obrigado pela participação. Sua proposta poderá ser analisada por outros participantes para que possam debater. O espaço é de todos.

  • Diego M.

    …fiz exame de hiv e deu:
    HIV1 E HIV2,pesquisa de anticorpos: AMOSTRA NEGATIVA PARA O HIV.
    HIV1-ENV GP41 E GAG P’24
    HIV2-ENV GP36

    O QUE QUER DIZER ISSO???ESPERO A RESPOSTA!!!!

    Diego,
    O resultado do seu exame é negativo

  • gisa

    eu gostaria de saber se o exame papanicolau pode diagnostica o virus da
    AIDS (HIV)?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não diagnostica.

  • ricardo

    ola fiz um exame de hiv1 e hiv 2 esperei entre 80 a 90 dias para fazer num laboratório particular deu NAO REAGENTE posso ficar tranqüilo…

    Fique tranquilo, está negativo.

  • Michel Herrera

    Me pediram pra repetir o teste de hiv! isso quer dizer que meu primeiro exame deu positivo???

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Michel, pode ser apenas um problema técnico com o material.

  • ricardo

    ola tive um situação de risco a tres meses atrás onde a camisinha se rompeu tive pouco contato foi sexo vaginal mas fiz exames com 36 dias e deu nao reagente e com 58 dias e deu nao reagente será qeu me escapei de pegar hiv se a pessoa estiver com a hiv obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ricardo,
      Sim, mas repita o teste depois de 90 dias como segurança, mas não se preocupe, e não se esqueça, sempre usar camisinha.

  • valtter

    quero saber se um hemograma completo pode dar alguma alteração caso eu tenha o virus h i v pois fiz besteira de transar sem camisinha e alguns sintomas estão aparecendo obrigado …………..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá Valtter,
      para saber sobre HIV, faça a sorologia para HIV ou teste de HIV, o hemograma apresenta apenas indícios de um estado de doença, mas que existe várias outras doenças que também apresentam os mesmo dados, por isso somente o teste é seguro para este fim.

  • Jô Oliveira

    Olá Dr. Eu convivi com um amigo quando ele se encontrava aparentemente em estado de pneumonia .Foi internado e esse quadro só foi se agravando.Tosse seca,diarréia,febre,suor excessivo,falta de ar.Até que depois de quinze dias de internação,cheguei ao hospital e já o encontrei no isolamento.Me deram uma máscara e entrei para vê-lo,mais só fui informada que estava com suspeita de tuberculose quando saia de seu quarto,já no final da visita.quando recebi a notícia de óbito.Será que posso ter contraido algum vírus atrvés do ar ou essa pnumonia com evolução pra tuberculose é somente a forma de dar o diagnóstico para a família? Estive no posto de saúde e me disseram que posso ficar tranquila.O que me diz,estou com medo.Me pediram para observar,pois só tem 3 dias que ele faleceu mais convivi durante 3 meses com ele,somente como amiga,pois ele era homossexual e soropositivo e no caso eu não sabia.Essa tosse seca típica de pacientes soropositivos é transmissível.Estou muito preocupada,minha relação com ele era somente como amiga.Convivi com ele no hospital onde ele ficou no ôxigenio e eu sem prteção .Me esclareça por favor ,preciso muito de outra opinião .Desde já agradeço e parabenizo por essa página de informação e esclarecimento .Um abço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jô, se é somente como conta, existe uma pequena possibilidade de transmissão da bacilo da tuberculose, mas não fique preocupada, mesmo assim faça uma consulta com seu médico, apenas para exames clínicos simples, e quanto ao vírus HIV, não se transmite desta forma. Abraço.

  • Andre

    Olá, gostaria de saber quais fatores podem influenciar no resultado de um exame de HIV. Por exemplo, um exame pode dar resultado positivo em virtude de haver na corrente sanguínea o vírus da Hepatite B ou ainda anticorpos da Hepatite B ou ainda qualquer outra DST?
    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alguns exames interferem no resultado de outros mas não neste caso

  • marcelo

    olá, quanto tempo uma pessoa contaminada pelo vírus hiv em media sobrevive sem tratamento ??
    abraço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcelo, isso depende de cada organismo, de cada sistema imunológico de defesa, varia muito. Abraço.

  • andersonm

    Olá…Bom, passei por uma situação de risco a 6 anos atrás, recentemente fiz um hemograma completo e esta tudo em perfeita ordem, tudo dentro do padrão de referencia, eu sei que o hemograma não pode detectar o HIV, mas isso é um bom sinal de que eu nao tenha o vírus, tendo em vista o tempo que ja se passou da referida situação!? Ou não?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nada disso Anderson, muitos sintomas, como já disse aqui, demoram em média 10 anos para aparecer e exame hemograma não vai lhe dar esta certeza apenas o Anti-HIV

  • Flavia

    gostaria de saber se uma pessoa com o vírus hiv quando contrai uma doença como gripe resfriado etc o seu estado se agrava e demora de curar-se.e quais os primeiros sintomas a surgirem…grande abraço

  • marcelo

    tenho que quase certeza que não mantive relação sexual com uma garota de programa,mais saí do local com neura, fiz um teste depois de 62 dias e deu não reagente, poso ficar tranquilo ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcelo, hoje em dia, não podemos mais pensar apenas em transmissão por grupo de risco, qualquer pessoa, seja ela de grupo de risco ou não, pode ter o vírus, faça uso do preservativo em todas as situações. Mas se é este caso que te preocupa, fique tranquilo. Abraço.

      • marcelo

        obrigado,mais depois de 60 dias a porcentagem de soroconversão são quase nulas isto é 0,01 ?

  • Marcelo

    Olá, recentemente ao socorrer uma pessoa tive contato com o sangue da pessoa, foi rápido e em pequena quantidade, lavei o local com alcool, agua e sabão. O contato foi em meu braço, com pele sem saudável e lesão. Corro algum risco de contaminação por Hepatite ou HIV ? Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não Marcelo, mas mesmo assim é sempre bom fazer o teste.

  • fabio

    Tive um contato de risco, onde a camisinha machucou meu ppênis, porém não houve contato direto, só que a moça com quem estava fez sexo oral colocando a boca no, não deixei ela terminar, mas teve contato… o risco de contágio é grande? outra pergunta, meu médico informou que teria de fazer um teste conclusivo para hiv apenas 06 meses após o contato… hoje fazem 75 dias do ocorrido… se fizer um exame e der negativo posso ficar tranquilo?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Por favor, leia o texto que escrevi recentemente comentando sobre janela imunológica.

  • camila

    dr um paciente faz o exame teste rápido de hiv e da positivo e outros seis derem negativo que motivo pode ocorrer para que este teste de positivo e em qual devo confiar

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve sim realizar o exame Anti-HIV, só assim para ter um resultado confiável, teste rápido é apenas como triagem, por isso faça o Anti HIV e terá um resultado confiável. Abraço.

  • PIETRA

    dia 15 de janeiro tran/ sem camisinha pela primeira vez e contimuei fazendo ate o dia 07 de março era com meu noivo mais depoi mim veio uma coisa que não quer sai de minha cabeça sera q ele tem (hiv)fiz um teste no dia 27 de março deu negativo o teste era de 4 geração.preciso fazer mais fico pensando se ele tivese poderia ter pego na primeira vez.por favor mim ajude.

  • lele

    Oi, Fiz o exame hiv e deu positivo (16.52) meu marido também fez o exame 10 dias depois que eu fiz e deu não reagente, me pediram para fazer a confirmação incluisive o CMV – citomegalovirus e este deu muito mais alto do que o padrão deu 88.0 sendo que o normal é menor que 4 … esse virus pode interferir no resultado do HIV ??? também refiz o exame de HIV estou aguardando o resultado …

  • Luka

    Queria tirar uma dúvida: Fiz uma serie de exames, hemograma completo inclusive HIV 1 e 2, recebi os exames não resisti, abri e fui observar. As únicas auterações foram: taxas de T4 e TSH, Hepatite B -10 mUi/m não imune. O resto, tudo absolutamente dentro das taxas de normalidade. De glicose à PSA, leucocitos, hemacias, etc.. sifilis, Tudo dentro dos niveis normais ou quase zero. Estou com consulta marcada para segunda feira 25 de maio, mas não achei nos exames feitos, HIV1 -negativo, HIV2 -negativo. Queria saber se não fizeram o exame ou pelos resultados do conjunto todo já indica que não tenho HIV. Não sei como é esse exame, então fiquei em dúvida. Não costumo ter comportamento de risco mas fiz por consciência e gostaria de ter visto escrito no exame: HIV 1, 2 – NEGATIVO, não reagente, sei lá. obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Você não recebeu o resultado do HIV? Não existe isso de “por outros exames saber se o HIV está negativo” Ele deve ser feito de qualquer forma. Se o seu não foi realizado, cobre este resultado no laboratório.

      • Luka

        Já fiquei tranquilo. Na segunda tenho consulta mas já conversei com o médico. Aqui onde moro esse exame não é entregue direto pro paciente. É encaminhado pro médico que pediu. Entrei em contato com ele e 5 minutos depois de perturbar muito, ele acabou me falando o que eu queria ouvir ” FICA TRANQUILO PORQUE TA NEGATIVO PROS DOIS. TE VEJO NA SEGUNDA COM OS OUTROS EXAMES, QUE POR SINAL DEVERIAM ESTAR FECHADOS NÉ…” (ainda tomei uma dura rsss) Valeu pelo comentário.

  • nanda

    Dtr..
    Depois de 6 anos da exposição de risco.. o resultado negativo do exame anti hiv 4 geração é seguro?
    ouvi dizer que pode se esconder ovirus depois demuitotempo.
    Grata!!

  • Francinete

    por favor me responda
    Sei que pelo hemograma completo nao e possível dizer qual o tipo de doença que uma pessoa tem , mas minha curiosidade e.
    Se a pessoa fazendo um hemograma completo e dando tudo normla significara que ela nao tenha nenhum tipo de doença no sangue como HIV
    se quando a pessoa tem esse tipo de doença o hemograma continua dando sem nenhuma alteração ou a parti do momento que ela tem algo o hemograma ja nao dão mas normal por favor tire essa minha duvida
    Abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Francinete, como já foi dito nos comentários anteriores do blog, hemograma pode estar normal e ter HIV, e claro, pode ter hemograma alterado e não ser HIV, por isso para saber sobre HIV deve fazer o exame Anti-HIV, grátis nos postos de saúde do seu município, não fique com a dúvida. Abraço.

  • Francinete

    Fiz essa pergunta por que a 1 ano atras tive um amigo que morreu de aids
    Ele era policial militar e so ficou sabendo que tinha essa doença quando foi fazer exames de rotina para fazer o reenganjamento dele no quartel
    E o hemograma completo dele deu alterações então encaminharam ele para o heomoam para fazer exames mais detalhados foi quando ele descobriu e morreu um mes depois de recebe o diagnostico

  • Mikel

    Oi. .to muito preocupado e angustiado,só tenho apenas 16 anos. .a 2 meses transei com uma prostituta com camisinha,mas só q depois estourou, e fiquei uns 20 a 30 segundos com ela estourada,e após 2 dias sentia revolução no estômago,mas a barriga não doia,e fazia diarreia,mas sem nada,sem pus nem sangue,isso aconteceu no 2,4 dia após a transa e desapareceu por uma semana e tal,e volta as vezes em um dia e desaparece d novo por um tempo,e sinto esticões nas veias,sensações estranhas na perna,o que sera isso tudo,to cm medo,me ajude,sera hiv?por favor responda o mais rápido possível. .

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mikel, somente o exame Anti-HIV pode confirmar ou excluir a possibilidade, o exame é grátis no posto de saúde de seu bairro você se informa onde realizar. Abraço.

  • Washington Alves

    Olá Dr.

    Fiz o exame HIV 1 + HIV 2 e deu não reagente 0,34. O que vc acha de número alto? Agradeço a sua atenção.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, está normal.

  • fabio

    oi, alguem pode me tirar uma duvida é possivel o hiv evoluir para aids em apenas 2 anos.se alguem poder tirar essa minha duvida obrigado.

  • Marcelo

    Olá. Fiz um exame anti HIV e deu indeterminado. O laboratorio fez outra coleta e deu para o Western Blot e deu indeterminado novamente. Me pediram para fzer outra coleta. Meu ginecologista já havia pedido uma biópsia, pois encontrou uma mancha no meu colo do utero. Então gostaria de saber se é possivel o virus do HPV fazer o resultado do HIV dar indeterminado.

  • PAULO

    Olá!!

    Fiz o exame HIV rápido no posto de saúde e deu REATIVO.
    Amigos me convenceram a fazer outro exame num laboratório particular e o resultado foi:

    ANTICORPOS ANTI-HIV (1+2)
    Sangue valor referencial: Não reagente

    Método:
    Eletroquimioluminescencia : EM ANDAMENTO
    Anti HIV 1+2 combi Modular Roche: EM ANDAMENTO

    Isso significa que o resultado foi negativo? Ou esse andamento aí é que o resultado não foi definitivo?
    Uma luz, por favor!!

    Grato pela atenção.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Paulo,
      o teste rápido deve ser confirmado por outro método de referência, Elisa, Meia, você procedeu corretamente, agora quanto ao resultado ainda não foi concluído, deve procurar o laboratório, pode ser que necessite coletar nova amostra. Abraço.

  • Almeida

    Qual o grau de confiabilidade em um exame Enzimaimunoensaio (EIE) realizado apos 4 meses de um evento? Trata-se de um bom método? Posso confiar no resultado não reagente?
    Obrigado pela atenção.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Claro que sim Almeida, o método é perfeitamente confiável. Abraço.

      • Almeida

        Dr Silvano,
        Obrigado pela atenção mesmo. Se o senhor não se incomodar gostaria de fazer mais uma pergunta. Os estudos realizados pelo Min da Saude para abaixar a janela para 60 dias é baseado em apenas observações ou há aí um estudo mais técnico em cima de amostras de sangue? O nosso organismo realmente desenvolve anticorpos Igm e Igg neste tempo.
        Que Deus lhe abençoe Dr.

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Sim Almeida, as observações do MS são sempre feitas com base em estudos e pesquisas nacionais e internacionais.

  • Milena

    Dr. Bom dia, li sua matéria sobre janela imunologica e também o Consenso 2008. Surgiu uma dúvida. Gostaria de saber se quanto mais a gente ultrapassa os 60 dias da janela é mais fácil de se detectar alguma coisa? Vi um grafico de detecção de um laboratorio e vi que quando o p24 desce mais ou menos 30 dias depois após a infecção o igm sobe e quando ele desce o igg sobe. Por isso, gostaria de saber se ha alguma janela para detecção destes anticorpos e antigenos como por exemplo se depois que o igm desce ficamos x dias sem conseguir detectar ele porque esta baixo mas também não detecta o igg pois ele esta subindo. Desculpe mas não sei se fui clara.
    Obrigada!!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Milena, você é da área de saúde, trabalha com isso? Ou é o seu caso, aconteceu com você? Sabendo fica mais fácil esclarecer, mas deve se basear pelo consenso.

      • Milena

        Olá Dr. Não sou da área de saúde não e nem aconteceu comigo. Foi apenas uma observação que fiz mediante o gráfico.

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Sim Milena, podemos discutir o tema, vou lhe enviar um email para maiores detalhes. Abraço.

  • Juan

    Dr Bom dia, o laboratorio que fiz meu exame é certificado pelo PALC. Segundo eles é um selo de qualidade muito importante e que da confiabilidade no resultado. Isso procede? O senhor conhece este certificado? Pode me falar um pouco sobre ele? Esta minha pergunta se baseia no que li do site do Gaparp pois eles informam que se voce fez o exame de hiv após a janela de 60 dias e o laboratorio segue todas as normas da Anvisa e MS não tem o que se preocupar. Por isso a pergunta…

    Abraços

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A informação sobre o certificado procede, e sobre o exame também. Fique tranquilo. Abraço.

      • Juan

        Obrigado. O exame que fiz é da marca Biomeriux HIV Duo Ultra. O senhor conhece?

        • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

          Sim Juan, é um kit de boa qualidade, já trabalhei com ele.

  • Junior

    Olá Dr. Silvano

    Olá tive um contato de risco a 40 dias, na realidade foi tudo com camisinha mas eu estava com um machucado no dedo feito no dia do contato e esqueci e coloquei o dedo na vagina da garota, após uns 6 dias apareceu vários gânglios pelo corpo todo ( pescoço, auxilias, virilha, braços, atrais do joelho)cansaço e dores pelo corpo todo estou assim pela 4 semana os sintomas são flutuantes mas fiz 3 exames Ant-HIV e um PCR Qualitativo e todos deram negativos, mas não tem outro doença em mim tudo da negativo inclusive a mononucleose, a Pergunta é o PCR Qualitativo é seguro? posso ficar tranquilo ? o PCR procurou o HIV-1 e não o 2 sera que posso ter o 2?

    Obrigado não trabalho mais de tanta preocupação…

  • thiago

    fiz o exame meia para hiv 1 e 2 e e deu negativo
    mas porém; veio uma observação :este exame pode ,raramente apresentar resultados falso positivo que é caracteristica do método,este exame so pode ser interpretado pelo seu médico.
    derá que e duvida ou eu não tenho o vírus hiv,mas ainda continuo com sintomas.

  • Jonas

    Boa noite, Dr Silvano!

    Fiz um exame de 4a Geração (CMIA) após 100 dias da última relação de risco. O resultado deu NÃO REAGENTE (NEGATIVO). Este método é confiável? Posso ficar tranqilo? Toda vez que lembro, dá a impressão que estou com os sintomas…Não tenho mais sossego, penso nisso 24hs. No dia, tomei um comprimido de Vitamina C de 1g e o exame foi realizado 4h após eu ter tomado. Posso ficar tranquilo ou existe a possibilidade de uma interferência para dar um falso negativo? Obrigado!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não se preocupe, seu resultado é negativo. Abraço.

  • Maria Souza

    Dr.

    Estou com meu exame em mãos,como faço para saber se o meu teste de HIv deu positivo ou negativo?

    fiz um hemograma total do sangue…por favor responda-me por email.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      No campo onde está escrito Resultado: quando negativo está escrito “amostra negativa para HIV” ou “não reagente”, claro, estou falando do exame Anti HIV e não do hemograma, que oferece apenas indícios de presença de HIV, mas nunca se guie primeiro por este exame, o primeiro exame que deve ser feito, de graça na rede pública, é i Anti HIV. Abraço.

  • Suellen

    Olá!

    Tive uma relação sexual, mas não sei se pode ser considerada de risco, pois apesar de ser sem camisinha, foi coito interrompido. Fiquei grilada, e 6 meses depois fiz um teste anti hiv bioeasy num laboratório particular, e o resultado foi não reagente. Oito meses depois do primeiro resultado fiz outro exame em outro laboratorio particular e o resultado foi:

    Eletroquimioluminescencia……………………..: Não Reagente
    Anti HIV-1+2 combi Modular – Roche : LOTE 153019-01

    POSSO FICAR TRANQUILA?
    Obrigada!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Quanto ao exame pode ficar traquila, mas quanto a pensar que pode estar protegida fazendo coito interrompido está errado, o risco é o mesmo, leia este texto, por favor.

  • neto26

    Dr. Me responda por favor. Tive um relacionamento de risco, e fui inconsequente, pois 4 dias depois tive relacionamento com minha esposa, e depois de uns 20 dias, ela teve uma gripe acompanhada de calafrios, dor de garganta e dor no corpo. Será que contraí hiv e contaminei minha esposa? Ultimamente ela tem tido dor no corpo e calafrios. Eu não tive nada até agora, a não ser uma dor pequena nas verilhas e e garganta acompanhada do que parece pigarro (não fumo). Quais são os sintomas? Estou desesperado em tempo de fazer uma loucura, me ajude.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Olá, sintomas neste momento são pouco prováveis, deve fazer o exame anti HIV assim que for possível, só ele para esclarecer qualquer dúvida. Abraço.

  • Tiago

    Doutor, no começo do ano fiz uma imbecilidade de receber um sexo oral e já no final do sexo oral pedi para a garota tirar a camisinha. Já li em varios artigos que o sexo oral é o menos arriscado, ainda mais o receptivo. Fiz um exame Anti HIV chamado CMIA de 4a geração com detecção de p24 e o resultado foi:

    HIV1/HIV2, ANTICORPOS E ANTÍGENO, soro

    Métodos: Imunoensaio quimioluminescente por micropartículas de
    4a geração- CMIA
    HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético)
    HIV2 : envelope (peptídeo sintético)
    Anticorpo monoclonal contra antígeno p24

    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA

    NÃO REAGENTE (NEGATIVO) NÃO REAGENTE

    NOTA: A partir de 05/09/2008 o método Quimioluminométrico foi substituido
    pelo Imunoensaio quimioluminescente por micropartículas – CMIA, de 4a
    geração (com detecção de anticorpos e antígeno p24).

    Amostra recebida em: 14/05/2009

    Esse exame foi feito depois de 115 dias (4 meses) do ocorrido. Posso ficar tranquilo doutor? As vezes isso vem na minha cabeça com pensamentos negativos. Tem dias que só penso nisso.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tudo bem colega, seu resultado é negativo.

  • Luiz Manoel

    Dr.
    Gostaria da sua ajuda ! estava mantendo relação com uma mulher, sendo que fofocas maldosos em minha opinião chegou a mim q essa pessoa seria portadora de HIV, fiquei desesperado, fui até a mesma q me jurou q não era portadora, me acalmando e tudo, nem quis q ela fizesse o exame, sei lá por medo, não sei dizer !

    Pergunta:

    1ª uma semana depois q soube do fato fiz 2 exames 3ª geração em laboratório e 4ª geração p24 em outro laboratório. (Não reagente)

    2 – aguardei 44 dias (seis semanas e 2 dias) e fiz novamente Elisa de 4ª Geração p24 (não reagente) (desde então não tive mais relação sexual)

    Dr. Gostaria de saber se posso ter meu sono de volta, desde então tudo q acontece comigo acho q é sintoma, to pensando até em procurar um psiquiatra, tenho hipertíroismo !

    Sds,

    Luiz Manoel

  • jony

    ola dr. eu tive uma relaçao onde o sexo era vaginal e eu estava usando camisinha, eu gozei quando nos estava tendo relaçao e quando tirei o penis de dentro dela a camisinha tinha subido um pouco gostaria de saber se pode ter ocorrido o transmitir do hiv neste caso? e se o risco e grande?

    grato

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jony, isso não tem como eu te responder, deve fazer o exame anti HIV. Abraço.

  • Fabio

    Dr, um teste CMIA com resultado “não reagente” feito 30/35 dias depois da situação de risco tem alguma importância? Ja ouvi e li bastante dizendo que precisa esperar mais para se ter 100% de certeza que não se tem HIV, mas referem-se mais ao elisa do que ao CMIA.
    Gostaria de saber, então sobre o CMIA feito a 1 mês depois da situação de risco.
    Obrigado e parabéns pelo belo trabalho.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Neste texto sua encontra sua resposta. Abraço.

    • Fabio

      Li o texto, mas não especifica no caso do método CMIA.
      Gostaria de saber se um resultado negativo pelo método CMIA, feito 30 dias depois da situação de risco, da para me tranquilizar e, se não, quando é bom repetí-lo. Ou ainda, quantos % de chance eu tenho de realmente não estar contaminado.
      Obrigado,
      Fabio.

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Fábio, independente deste ou daquele método, devemos seguir as recomendações do MS, para sua segurança. Abraço.

  • Samanta

    Tive uma relação sem preservativo. Fiz um teste hiv 7 dias após essa relação que deu negativo. No texte do laboratio Delboni estava escrito que o tete de 4ª geração diminuiu a janela imonolgica por cerca de 4 dias. Li aqui e em varios locais que o mais seguro seria fazer um teste com 6 semanas. Minha dúvida é se eu repetir o exame agora com 6 semanas e confirmar o resultado negativo devo ficar tranquila e dar o caso por encerrado?
    Quais as chances desseprimeiro teste que eu fiz ser um falso negativo. Considerando que li a respeito desse teste que diz que a probabilidade de falsonegativo é de menso de 1%. Mesmo sendo recente como eu fiz. Obrigada.

  • Marcelo Castro

    SISTEMA ARCHITECT HIV Ag/Ab Combo – ABBOTT

    NAO REATIVO
    LOTE

    75843HN00
    METODO

    Meu exame deu amostra negativa pra HIV mas deu um número 0.13. Que Troço é esse? Não consigo durmir pensando nisso pq deu negativo pra Gonorréia, Sífilis e positivo pra herpes e no valor limite1/10 pra clamídia. Mas esses não me importam.

    quero saber que 0.13 é esse?

    Ensaio Imunoenzimatico de Microparticulas Quimioluminescentes para deteccao simultanea do antigeno p24 do HIV e dos anticorpos contra o HIV-1 (grupo M e grupo O) e contra o HIV-2.

    HIV-1 – AUTOMACAO – ARCHITECT

    0.13

    CONCLUSAO

    AMOSTRA NEGATIVA PARA HIV.

    Este resultado pode nao ser definitivo, devendo ser correlacionado com dados clinicos. Seu medico determinara se exames complementares se fazem necessarios.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não se preocupe, este número é questão de análise, apenas considere que deu negativo, fique tranquilo. Abraço.

  • carlota

    olá…
    Quanto tempo depois da coleta do sangue ter sido feita, o exame de hiv tem de ser feito?
    Eu fiz a coleta as 6 horas da tarde e o exame ocorreu as 9 da manha do outro dia?
    Será que posso confiar no resultado…
    Será que a amostra não passou da validade?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, o material fica congelado. Abraço.

  • jose

    Boa tarde Drº, tenho algumas dúvidas a cerca da minha saúde, tenho tido complicações intestinais há mais de tres meses, minhas fezes tem vindo mole e tenho tido dores abdominais que duram dias depois vão embora, graças a DEUS não tenho tido febre. Meus cabelos estão caindo e perdi 4kg nestes ultimos meses. Antes tinha postado um comentário dizendo que até mesmo o teste quimioluminiscente anti-hiv fiz e o resultado deu negativo, procedi desta forma pois há 2 anos tive uma relação de risco. Mas doutor que doença pode está relacionada a este quadro.

    Obrigado pela atenção, Deus o abençoe.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      José, não posso fazer diagnóstico de doença, mas lhe aconselho procurar seu médico para fazer exames como hemograma, exame de fezes, além de outros. Abraço.

  • josé

    Dr. Silvano,
    tive no dia 13 de novembro, um evento não muito prazeroso. Parei num caixa eletrônico para sacar dinheiro aproximadamente a meia noite. E fui abordado por um travesti com uma arma.
    Fez eu entrar no meu carro e dirigir-me a um lugar mais calmo, após isso me obrigou a ter relações sexuais com ele sem preservativo.
    Oral e anal. (porém anal nao conseguiu fazer a penetração) e em nenhum dos dois casos ocorreu ejaculação!
    Fui ao médico e estou tomando Kaletra e Biovirus por 30 dias, Doxaciclina por 10 dias e tomei uma injeção que não me recordo o nome.

    Daqui 30 dias irei fazer o primeiro exame.

    Gostaria que você me escrevesse algo e me conte um pouco de sua experiência, estou mto nervoso, não consigo dormir, estou traumatizado.

    Espero ancioso uma resposta.

    José

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      José, fique tranquilo, todo procedimento necessário nestes casos está sendo tomado. Abraço.

  • JEFFERSON

    oi dr. me responda no email por favor
    tive uma relação desprotegida a 64 dias
    com 65 dias fiz o exame anti hiv 1/2 e pesquisa do antigeno p24 e o resultado deu não reagente sera que posso ficar tranquilo com esse resultado se a pessoa tivese o hiv e ele me tivese contaminado meu resultado ja daria positivo?

  • Junior

    Doutor, sou HIV+ e tomo coquetel há 7 meses. Infelizmente essa semana fiz a irresponsabilidade de transar sem camisinha com uma pessoa desconhecida. Quais os maiores riscos que corro agora?

    • josé

      junior,
      essa pessoa sabe que você é portador do virus?

    • Julio Cesar

      Você na verdade é um irresponsável, pois pode ter contaminado uma pessoa com uma doença incurável e fica preocupado se isso trouxe riscos a você.

    • ted

      vc e um filha da p* de fazer isso com a menina se vc não pensa que ela pode transmitir essa doença para varias pessoas sem saber..ve se usa camisinha..

  • mauro ribeiro nascimento

    está sendo veiculado pela tv um casal se beijando, e no final a frase: ela não tem o virus do hiv. ele tem. então não sera mais preciso lavar utensilhos pessoais de quem tem o virus. nem ter todos os cuidados de quem tem o virus.assim como o josé teve a irresponsabilidade de transar sem camisinha. e as consequencias? precisamos fi8car cientes que a saliva também é sangue, e até agora os estudos feitos , muitos não querem see manifestar com a verdade.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mauro, não é necessário este ritual que descreve, não deve entrar em contato com sangue de portadores, isso se você tiver alguma ferida ou corte que alcance a corrente sanguínea. Abraço.

  • Michele

    Olá, tive um relacinamento de risco em junho do ano passado. Tive vários sintomas após uns 40 dias. Fiz um hemograma e deu contagem de linfócitos abaixo do normal que seria de 1000 a 2000, e estava com 748 somente. Meu médico disse que o que eu tinha era estresse. Tomei coragem e fiz um único exame com 2 métodos diferentes aos 184 dias após a situação e de risco…Posso acabar com essa dúvida que me atormenta a mais de 1 ano ou devo repetir?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se resultado é negativo, sim

  • Michele

    Desculpe DR.. Sua resposta foi:

    SE resultado é negativo, sim…Esse sim quer dizer que eu não preciso mais me estressar? Ou quer dizer que devo repetir o exame?

    Grata e Feliz Ano Novo

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Se o resultado do exame é negativo, fique despreocupada. Abraço.

  • Ana

    Boa tarde, sei que hemogramas não fornecem nada a respeito sobre o vírus HIV, mas gostaria de saber se caso uma pessoa que teve relações sexuais desprotegidas a quase dois anos e que agora mantem relações com apenas uma pessoa, mesmo que desprotegida, e que não apresenta nenhum sintoma da fase aguda de contaminação por HIV pode ficar desprocupada apenas pelo fato da contagem dos conponentes do sangue que o hemograma completo fornece forem todos dentro da normalidade, indicando nenhuma infecção ou anomalia. Grata, Ana.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Quanto ao exame não deve ser avaliado desta forma, pode ser que o vírus esteja presente e o hemograma normal, mesmo anos depois, por isso o exame que deve ser realizado é o “Anti HIV”. Abraço.

  • RODRIGO MENDES

    Boa noite! tive uma realçao de risco a uma semana, recebi sexo oral sem camisinha. Gostaria de saber se posso fazer o exame Qualitativo HIV ou se preciso aguardar o período da janela?
    Outra coisa, o fato do parceiro ter se masturbado e logo depois me masturbar também e eu não tendo no momento do ato nenhum ferimento, aumenta o meu risco?

    Abraço,

    Rodrigo

  • Carlos

    Sou doador a muito tempo, e dessa ultima vez recebi uma carta pedindo que eu comparecesse ao orgao e fazer um novo exame com um jejum de 4 horas, nao quiseram me dizer nada sobre algum possivel diagnostico, disseram apenas que os testes nao foram concluidos e que necessitavam de uma nova amostra, fiz o exame, foi apenas um tubo. Quais as possiveis doenças que eles estao analizando? HIV? Eu sei que eles tem que dar uma resposta concreta, mas acho que não pensam na gente, pedem 45 dias para o resultado do exame, isso é um sofrimento para que está do outro lado. Abraço.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ser muitas coisas, amostra insuficiente, lipêmica, ou confirmar algum exame, hepatite, hiv, chagas, realmente não é possível saber se não deram maiores detalhes. Abraço.

  • Gabriel

    Doutor,

    desculpe a insistencia, mas minha pergunta está publicada, mas não obtive resposta, sendo que tem pergunta bem posterior a minha ja respondida.
    Agora, devido ao tempo passado, os “sintomas” que tive ja sumiram faz tempo. O mais importante pra mim é saber se realmente posso ficar tranquilo com um resultado negativo de um exame CMIA de 4a geração realizado 5 meses após a situação de risco.

    Obrigado e, mais uma vez, desculpe pela insistencia.

    Gabriel

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Gabriel, não foi respondida porque já tem várias respostas para sua pergunta, no texto sobre este assunto teste depois de em 29 dias 90% soroconvertem e com 45 dias 99,99% sofrem a viragem sorológica, com 60 dias praticamente todos já soroconverteram, se fosse positivo.

  • JUNIOR

    Tive relaçoes de riscos varios anos atras, so que nunca fiz um exame especifico, so hemogramas, e eles munca deram taxas de leucócitos anormais,eu posso ter o hiv?

  • JUNIOR

    dr. tive algumas relaçoes de risco a alguns anos atras,mas nunca tive nenhum sintoma da fase aguda ate hoje, sera que eu posso ter hiv?

  • Priscilla

    Dr. Fiz o exame de HIV e deu não reagente. O exame deve ser feito em jejum de 8 horas, meu jejum foi de quase 7 horas. Isso interfere no resultado? devo repetir o exame?
    obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não interfere, tudo certo com seu exame. Abraço.

  • Joao

    Gostaria de saber se uma janela de 62 dias é suficiente para um teste rápido de HIV da 3ª geração que só deteta anticorpos e não deteta o antígeno p24?

    Tive uma relação de risco, e 35 dias depois das diareias, comixão nos orgaos genitais, dores musculares, produção excessiva de escaro decidí levar a garota para um exame de hiv, resultados:
    Ela Positiva e eu Negativo. depois fiz outro teste rápido 45 e 62 dias após a exposição e deram NEGATIVOS. Ajudem, qual é a chance de eu não ter pego HIV?

    Aguardo anciosamente pela resposta!

  • JR

    se eu tiver hiv, e meu parceiro também tiver, … (Júnior, vou responder sua pergunta em um texto que vou escrever, comecei hoje, aguarde na página principal do blog) Abraço.

  • priscilla

    dr. fiz um teste de hiv com janela de 74 dias e deu não reagente. o q me preocupou foi q no resultado veio escrito q segundo o ministerio da saude os exames de hiv devem ser repetidos 30 dias depois. devo repetir o exame? venho tendo sintomas frequentes como diarreia, dor d garganta.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Priscilla,
      não se preocupe, mas veja os outros comentários sobre este fato. Abraço.

  • Luciana

    Tive uma relação sexual que iniciou com camisinha e terminou sem, mas sem ejaculação e minha vagina ficou um pouco dolorida. Após 50 dias procurei um CTA e fiz o exame e deu negativo. Gostaria de saber qual o meu risco de contaminação!??
    help , estou com nauses de tanto pavor

  • joao felipe

    o exame pode ser feito em clinicas particulares? e o resultado somente o medico que vai entrega-lo pode saber? sem órgãos de saúde ou outros?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Em laboratórios particulares, ou nos CTA o resultado é sigiloso. Abraço.

  • nelom

    meu resultado do exame de hiv deu não reagente e então dr eu tenho hiv ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não tem, não reagente é igual a negativo. Abraço.

  • SANDRO

    Drº:

    Bom Dia!

    Por favor me ajude, estou com uma dúvida, que está me causando muito estresse, tenho uma relação estável de três anos com meu parceiro, faço meu exame a cada seis meses, o nosso ultimo exame apresentou o seguinte resultado meu 0,13 não reagente o dele 0,08 não reagente , o que isso quer dizer, temos o virus? não consigo entender, no inicio do ano fizemos e não apareceu nada , sei que agora tem uma nova nomenclatura para o exame , é normal aparecer esse resultado e só agora está sendo divulgado, por favor Doutor Silvano , estamos ficando loucos , não consigo dormir, comer direito nada , nos ajude .

    Obrigado …

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sandro, fique tranquilo, não se preocupe este valor é normal, faz parte do exame, o resultado é negativo, não tem o vírus. Abraço.

      • SANDRO

        Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho .

  • marcelo

    Estou desesperado, por favor me ajudem. Aconteceu algo muito estranho comigo quando estava no trem, senti algo me espetar próximo às nádegas, na hora não dei importãncia pois o trem estava cheio. Quando cheguei em casa e fui tirar a mochila, notei que havia uma agulha de costura espetada nela, conclui que fora ela que tinha me espetado, corri ao banheiro e passei alcool em gel no local, pois saiu um pouco de sangue do furo. Não faço ideia de onde essa agulha surgiu, mas logo pensei que fora alguem com maldade querendo me machucar, ou pior, querendo me infectar com algo. Não tenho conseguido nem dormir a noite pensando nisso. É uma historia dificil de acreditar, mas aconteceu comigo, por favor me respondam qual o risco de eu ter pego hiv dessa forma. Li num site que agulhas não ocas, tipo alfinete, agulha de costura, não transimitem hiv/doenças, mas estou com muito medo, duas semanas depois minha garganta inchou e tive um sapinho na lingua. Estou desesperado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, tem razão, é necessário presença de material com sangue, então é poco provável que ocorra neste caso relatado, fique tranquilo. Mesmo assim faça o teste anti HIV depois de 60 dias, todos devem fazer o exame, independente de acidentes. Abraço.

  • Thiago

    Bem doutor a minha duvida é o seguinte;
    eu estou com sapinho, e procurei um medico , ele me passou um hemograma completo, e deu tudo porem, eu pesquisei que sapinho pode ser
    um sintoma de hiv, se fosse daria algo no hemograma? e alem do mais eu apenas dou sapinho quando consumo bebida alcoolica

    por favor doutor responda minha pergunta!

  • Priscila

    Bom Dia!!!!Estou aqui para perguntar sobre meu pai….Ele era casado com uma portadora de hiv a mais ou menos 8 anos,porém ela faleceu em abril de 2003.Nesse periodo ele fez um exame para saber se era portador e deu ñ reagente….E agora ele fez uns exames para realizar uma cirurgia e ñ deu nada….Oq eu faço Será q temos q ir numa clinica específica…..obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não entendi, “clínica especializada” Mas já fez dois exames e deu negativo, mostrou para o médico que o consultou, informou o caso, tudo certo.

  • Pri

    Olá Dr eu gostaria que vc me dissese se o meu exame de Hemograma Completo deu Alguma alteração. e gostaria de saber se vc tem como entrar em contato comigo através do meu email para que eu possa envia o exame em anexo para você analisar melhor

  • Pri

    Olá boa tarde Dr Silvano eu fiz esse para a Admissão para uma empresa e gostaria de saber se o meu exame está tudo certo segue os dados contidos no meu exame abaixo desde já agradeço pela a ajuda;
    Hemograma completo

    Hemácias-4.132 ref-3.800 a 5.000
    hemoglobina-11,9 ref-12,0 a 16,0
    Hematócrito-35,6 ref-36,0 á 48,0
    V.C.M-86,1 ref-81,0 á 81,0 á 100,0
    H.C.M-28,9 ref-26,0 á 34,0
    C.H.C.M-33,5 ref-32,0 á 35,0

    Leucograma
    Leucócitos totais 7.470 Ref-3.500 á 10.000
    Blastos-0 ref-0
    Promielócitos-0 ref-0
    Mielócitos-0 ref-0
    Metamielócitos-0 ref-0
    Bastões-1,0% e mm3- 75 ref-0 á 700
    Segmentados-49,0%e mm3-3.660 ref-1.800 á 7.000
    Eosinófilos-3,0% e mm3-224 ref-0 á 500
    Basofilos-0,0 e mmm3 0,0 ref-0 á 200
    Linfócitos-39,0% e mm3 2,913 ref-1.000 á 4.800
    Linfócitos atípicos-0,0%emm30,0 ref-0 a 0
    Monócitos-8,0% e mm3-598 Ref- até 900

    Plaquetas 239,139/mmm3 e o valor referente é de 150.000 á 450.000/mm3

  • Thayla

    Olá,gostaria de saber se posso descobrir uma gravidez fazendo um exame de sangue hemograma completo? Obrigada..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      É necessário fazer o teste de gravidez (beta HCG), o hemograma não é específico para este fim. Abraço.

  • Mariangela

    Boa noite!

    Dr, tenho um parceiro a 16 anos,(fora de meu casamento), nossa ultima transa foi em março/10. Uns meses antes passou por problemas de saude, que se prolongou até 02/09 (data em que foi internado),fez alguns exames e foi detectado ser Soropositivo, em 08/09, procurei um CTA, fiz teste rápido deu negativo, aproveitei e colhi soro p/ DST. FELIZMENTE deu NEGATIVO.(não reagente)
    Em, 15/09 procurei outro CTA, tb tudo negativo.(não reagente)
    A esposa atual dele deu Poisitivo (reagente).
    Minha pergunta é:… é mesmo possivel ter uma relação de risco ou seja alto risco como meu caso por anos e anos e não ser contamido (a)????.

    Obs.. 08/03/10 ultima relação 08/09/10 data do exame.

    Quero dizer a tds que em ambos os CTAs que fui, tds me atenderam muito bem, as equipes são maravihosas.

    Muito obrigada pela atenção

    Mariangela *_*

  • tatiane

    gostaria de saber se com um exame de dna da para sabe se a pessoa e soro positivo sim ou não…

  • Daniel

    Dr. fiz exame de hiv e quando fui buscar o resultado dizia 0,77 NÃO REAGENTE, mas dizia ser aconselhável fazer um novo exame em 30 dias. O que esse numero significa? Porque novo exame?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      No caso de ter feito dentro do período da janela imunológica, assim contorna-se este problema, mas se foi feito 60 dias depois de qualquer relação que possa ter sido fonte de transmissão do vírus, não é necessário novo teste. Abraço.

  • gabriel

    Dr. tive uma relação de risco com uma mulher, depois me falaram q essa mulher tinha o virus HIV… Fui falar com ela e ela aceitou fazer o exame, fui com ela até o posto de saude e ela fez o exame q o resultado sai em 10 minutos e o resultado deu negativo..

    Eu posso ficar tranquilo??

    Obrigado

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Gabriel, mas e o seu exame? O dela deve ter realizado um teste imunocromatográfico, também são teste de qualidade mas o ideal é realizar o anti-HIV, o seu também, claro, depois de 60 dias da relação de risco.

  • gabriel

    Dr. Mas qual é a chance de uma pessoa q tem o HIV a mais de 6 meses o exame dado no posto de saúde dar errado?
    Eu nao fiz o exame ainda pq so fazem 3 dias q eu tive a relação de risco.
    Eu devo fazer o exame o mais rápido possível ou devo fazer so depois dos 60 dias?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, Gabriel, aguarde para fazer. Exames confiáveis.

  • RAFAEL

    Ola!
    Fiz um exame deu reagente para Sifilis e Hepatite B , porém para HIV deu não reagente, mas com 0,09, minha relação de risco tem menos de 60 dias. Com relação ao dados acima, Doutor, será que também tenho HIV?

    Obrigado

  • Denilson

    caro doutor…venho acompanhando seu apoio a todos aki e minha satisfação é enorme em saber que existem pessoas como voce, capaz de colaborar com muitas pessoas…aqui deixo meus parabéns viu…mas também como um cidadão tenho uma pergunta…tive relação com uma mulher e no começo do “vuco-vuco” coloquei sem preservativo, mas, depois coloquei e beleza…isso foi no mes de marco de 2009… em fevereiro de 2010 fiz um exame particular onde fizeram o exame por elisa e imunomotografia (acho que é esse nome mesmo) mas nao sei se ela era soropositiva… desde esse tempo tenho um certo medo ou insegurança desse exame, pois nao sei se posso confiar depois desse temp…desde já agradeço a você e novamente deixo meus parabéns…bração

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Denilson, fique tranquilo, apesar de ter corrido o risco sem preservativo, o resultado do exame depois de 60 dias é seguro. Fique tranquilo, se cuide com preservativo do início ao fim da relação, inclusive sexo.oral. Abraço.

  • Delei

    Boa tarde, Doutor.
    Fiz o exame de anti-hiv. No entanto o resultado foi:
    Resultado: 0,17
    Método: Eletroquimioluminescencia
    Valor Referencial:
    Indice inferior a 1,00: Não reagente.
    Indice 1,00 a 5,00: Indeterminado.
    Indice superior a 5,00: Reagente.

    O que este valor 0,17 quer dizer? Por acaso seria que a doença pode estar no início e foi detectado pouco vírus? ou é comum de esse resultado aparecer em todo exame? O normal não seria ser, se fosse não reagente, aparecer o resultado como O (zero)?

    Só tenho relação sexual com minha esposa e, por curiosidade, fiz o exame porque nunca o tinha feito antes.

    Fico no aguardo ansiosamente.
    Abrs,
    Delei.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Este valor é negativo e normal de acontecer, todos apresentam valores desta forma, não se preocupe com os números, fique tranquilo está negativo e este valor não representa “inicio de doença”

  • Vivian

    Boa tarde doutor.
    minha menstruação esta atrasada há 2 meses.e no resultado de sangue deu 91.369,70 mUI/mL..isso é positivo??

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, você fez o Beta HCG quantitativo, está positivo. Abraço.

  • Maria

    Bom dia doutor
    Gostaria de saber se pelo exame Beta HGC, dá para detectar o vírus HIV.
    Obrigada, e um abraço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Maria, não. Para detectar HIV faça o exame Anti-HIV no posto de saúde do seu município. Abraço.

  • laura

    tive relação de risco a 3 anos atras nunca tive nenhum sintoma ate agora de ter pegado o vírus fiz um hemograma e o numero de leucócitos deu normal se eu tivesse pego o virus a 3 anos atras nao seria o caso de dar um pouco diminuído pois diz que o numero vai diminuindo um pouquinho a cada ano

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Laura, não se apegue a isso, o diagnóstico é simples, faça o exame Anti-HIV no posto central de saúde do seu município, sem pagar nada e pronto terá um resultado seguro.

  • mario

    o exame Anticorpo e Anti-HIV apos 120 dia é confiável

  • Antonio Marcos

    Prezado Doutor,
    Fiz o exame de pesquisa de anticorpos e antigenos HIV 1 e 2 pelo método de quimioluminescencia Abot. O resultado foi “amostragem negativa para HIV”. Com exceção de uma relação de sexo oral sem camisinha com um garota de programa em Julho de 2009, nunca mais tive comportamento de risco. Gostaria de saber se o método é confiavel e se posso ficar tranquilo.

    Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O método usado é de qualidade muito boa. Abraço.

  • Marcia

    Dr. Tira minha duvida, tive relações somente uma vez com um menino sedondo q nao me cuidei num usei camisinha, isso ja faz quase 2 anos atraz, e nesse período entre 1 a 2 anos eu engravidei fiz todos os meus exames inclusive o de HIV, deu tudo NEGATIVO.
    Estava bem ate essa semana, q fiquei sabendo q esse menino q tive relações faleceu ate pouco tempo e com HIV ee tinha o vírus a 15 anos, e nunca ninguém soube creio eu q ele sabia.
    Mais voltando a minha pergunta, meu exame deu Negativo eu fiz 2 exames
    e tive o BB e o amamentei hj ele ta com 1 aninho =)
    Gostaria de saber se meu exame pode estar errado e eu posso estar contaminada?
    Pq minha maior preocupação é com meu BB
    Fico grata se responder OBG

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Marcia, acredito que não tenha ocorrido erro, mas por via das dúvidas repita o teste Anti-HIV, para ter certeza que está tudo bem. Abraço.

  • Edgar

    Dr. fui ao urologista, pois estava com corrimentos e verrugas nas partes intimas, o mesmo passou dois remédios um para o corrimento e outro para as verrugas. Porém ele não passou exame anti-hiv. Tomei a atitude de fazer o exame. Será que estou com hiv?

  • Anonymous

    Dr. Tive relação sexual com um transexual foi rápido e não gozei, usei camisinha, mas apos a retirada ele ainda pegou no meu pênis, não sei se a mão dele estava limpa, então ao chegar em casa, por volta de 20 minutos depois eu me masturbei, agora tenho varios sintomas da fase aguda do hiv, será que tive risco com essa relação?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Se o preservativo foi usado do início até o final da relação não tem problemas, fique tranquilo. Abraço.

  • Eder

    Dr. tive relação anal com meu companheiro sem preservativo, mais nao houve ejaculação, eu sendo ativo, posso ter me contaminado caso ele fosse??? Obrigado

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim, pode.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Depende se ocorreu contato neste local, se esta ferida tem sangue, mas é pouco provável que tenha ocorrido algum problema se usou preservativo do início até o final da relação. Abraço.

    • Jorge Silva

      Dr. Silvano Vilela, Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Felicidades para si!

  • Gustavo

    Boa noite …tudo bem?
    Estou com um dúvida e espero que possam me ajudar.
    Em novembro do ano passado tive um contato sexual com um parceiro, que descobriu ser hiv posito. Ele me contou e então procurei um CTA. O contato sexual aconteceu todo com camisinha no entanto houve um contato de sexo oral sem preservativo( não houve ejaculação). Pois então esperei cerca de 30 dias e realizei um teste que deu NEGATIVO. Contudo como houve a situação de risco ( o sexo oral ) me orientaram a realizar um novo teste 60 dias após o referido contato sexual. Pois bem… esse segundo teste tbm deu NEGATIVO. Gostaria de saber se isso me dá uma margem de segurança de maneira que possa ficar um pouco mais tranquilo?  Há necessidade de novos testes? Desde já agradeço!

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim, com 60 dias tem uma boa segurança, fique tranquilo. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Cris fique tranquila, está tudo bem mostre seus resultados para seu médico para que ele verifique e confirme todos como negativo realmente. Mas esqueça isso e viva sua vida. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, sim, não. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Repetir depois de 60 dias. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim está seguro, o método é seguro, não tem nada a ver com grupo sanguíneo, 0,23 não representa risco, fique tranquilo. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Fique tranquilo. Procure seu médico para avaliar com exames clínicos, por favor.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Dar errado? Quer dizer especificamente na realização ou a própria metodologia?

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não se preocupe com isso, este valor é informado em todos os resultados, são informações sobre o teste e não sobre seu resultado. É negativo seu HIV. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Deve ser feito com no mínimo 60 dias depois do suposto ato, mas como está perto, mesmo assim seria interesante, procurar o posto de saúde de sua cidade dentro de mais uns 30 dias e realizar um novo teste para que fique esclarecido totalmente, mas este resultado já é bastante seguro sim. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Geralmente, não informa, mas a maioria dos casos é mesmo por motivos de validade de amostra, quebra de tubo, pouco material, soro turvo, lipêmico “gorduroso”, ou algo deste tipo, fique tranquila.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Por favor, verifique as regras para comentários.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não se preocupe, sua irmã tem razão, fique tranquila. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não se preocupe com isso. É normal.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Se não rompeu o preservativo e neste local que o sangue atingiu no seu parceiro não tem nenhum corte ou ferida não tem possibilidade de ocorrer transmissão. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Fique tranquilo, seu resultado é negativo, apenas isso. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Olá Luis, o importante saber é que seu resultado é negativo e que deve se proteger nas relações, se por acaso as suspeitas continuarem repita o teste depois de 30 dias, apenas para confirmação, mas fique tranquilo. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não funciona desta forma, de uma maneira simples, digamos que serve para “eliminar interferentes” não se preocupe com isso, seu exame é negativo. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Aline, só seu médico pode verificar este resultado. Abraço.

  • Diego Freitas

    Doutor, a exatas 3 semanas atrás fiz sexo com uma mulher desconhecida que conheci em uma festa, usei camisinha e no desenvolver da relação utilizei no total 3 camisinhas, sendo que depois eu verifiquei que uma dessas 3 camisinhas tinham 2 pequeninos furos e as outras 2 estavam em perfeito estado…agora exatas 3 semanas depois senti sintomas de infecção aguda por HIV, mas a febre e outros sintomas só duraram 2 dias e sei que quando é infecção aguda por HIV dura de 7 a 10 dias. Minhas plaquetas abaixaram mas meus linfócitos não aumentaram pois fiz hemograma completo pq até suspeito que estou com Dengue devido aos sintomas e as plaquetas baixas. Há a possibilidade de eu ter me contaminado com o vírus ou é coisa da minha cabeça?

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Diego, só o resultado do teste irá responder esta pergunta, mas fique tranquilo, pelo que relata me parece um pouco difícil. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Papanicolau e hemograma não são exames que verificam presença de HIV, deve fazer outro exame o anti-HIV. Abraço. http://www.plugbr.net/exame-de-hiv-recomendacoes-para-realizacao-em-caso-de-exposicao-a-situacao-de-risco/

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sim, pode fazer, é sempre bom fazer o teste. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Em que exatamente Carolina? Toque sua vida em diante e esqueça isso, não tem nada, fique tranquila.

  • nina

    oi DR….estou com uma duvida q esta me consumindo..fiquei com um rapaz a um tempo atrás e saiu um comentário q ele tem hiv..ele disse q não e fez o teste e deu negativo..existe queria saber se droga ou álcool da ateraçao nos exames…ou se deu negativo é pq ele n tem msm o viros……….tenho medo de fazer os exames próprio de hiv..mais.fiz todo tipo de exames de sangue .n deu nem uma alteração…me ajuda dr..obrigada.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Pode ser que tenha que repetir algum exame alterado ou simplesmente tenha ocorrido alguma coisa e perdido a amostra de sangue.

  • francisco assis

    ola doutor eo seguinte a mais de um ano tive uma pisicose dq tinha pegado hiv por causa q tinha ido ao medico por causa de um corrimento e a medica disse q eu poderia esta com hiv ,surtei com isso ela passou uns exames e o de hiv fui fazer mais n fui pegar o resultado, e agora depois de mais de um ano resolvi doar sangue ,depois de 15 dias liguei prala perguntando sobre meu exames se tinha dado algo a moça disse q estava tudook e q eu podia ir doar novamente,posso ficar tranquilo q ñ estou com hiv

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Sim tudo bem.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não da pra saber, tem que fazer o anti HIV teste específico para ter certeza sobre este exame.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Faça o teste, se informe no seu município em qual posto de saúde é realizado, não paga nada e será sigiloso. Desta forma esclarece definitivamente a dúvida. Abraço.