Os principais vírus causadores de hepatites na espécie humana são: A, B, C, D, e E, que apresentam forma e estruturas diferentes. Sobre a hepatite A temos o texto que comenta sobre o saneamento básico ineficiente prolifera hepatite A, o amarelão.
De acordo com a forma de transmissão da hepatite, os vírus são divididos em grupos. Aqueles que são transmitidos por via fecal-oral – vírus HAV e HEV, e em outro grupo encontram-se aqueles transmitidos pelo sangue, contato sexual e fluídos corporais – vírus HBV, HCV e HDV.

Quanto as manifestações clínicas apresentadas pelas pessoas infectadas por vírus da hepatite, podem as vezes não apresentar nenhum sintoma evidente ou podem surgir sintomas que variam de mal-estar generalizado a um comprometimento hepático grave.

São sintomas mais freqüentes de hepatite: Falta de apetite, dor abdominal, náuseas, vômitos, icterícia (amarelão), urina escura, fezes esbranquiçadas e febre. Pode evoluir de forma crônica ou aguda, principalmente em função do tipo de vírus. Não há formas crônicas em hepatites A e E já na hepatite B a evolução para a forma crônica está relacionada à idade em que o indivíduo adquiriu a infecção.

Esquema de vacinação para hepatites, pode ser verificada no texto referente a este assunto.

Mais sobre hepatites – Meu exame anti-HBs deu positivo, veja o motivo.