Farmacopéia Brasileira com novo site

Atualização: Veja novo texto

A primeira farmacopéia Brasileira foi publicada em 1929, e a última teve início em 1988, saiu em fascículos, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2005, todas em vigor.

A lista de substâncias químicas de referência da farmacopéia, comitês técnicos temáticos, canais de contato com a CFB, podem ser acessados facilmente pelo novo site da Farmacopéia Brasileira, disponibilizado pela ANVISA.

Na verdade a Farmacopéia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do País, onde se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.

O Decreto nº 96.607, de 30 de agosto de 1988, determina que as drogarias e farmácias e estabelecimentos de ensino de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, órgãos de fiscalização e controle de qualidade de medicamentos, laboratórios industriais e os estabelecimentos congêneres, são obrigadas a manter exemplar atualizado da Farmacopéia Brasileira.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://estudo Marcia

    Por gentileza, gostaria saber como devo adquirir informação para estudar farmacopéia,ou plantas como medicina alternativa ,fico grata desde já,obrigada.

    • Paulo Vilela de Souza

      Preza Senhores,

      Sou advogado militante na profissão há mais de 20 anos, estabelecido na Av.Sinfrônio Brochado, 624, sala 608, Barreiro,Belo Horizonte-MG.Acerca de 10 anos aproximadamente, em minhas horas de folga dedico uma boa parte do tempo no estudo de plantas medicinais que tem ajudado sem nenhum ônus, moitas pessoas sofredoras de diversas patologias que se declararam curadas.
      Gostaria de saber qual o caminho que devo seguir para conseguir a aquisição de livros, onde melhor esclareça cada tipo e espécie de plantas, bem como suas reaçoes positivas e negativas quando usadas como medicina alernativa na cura do ser humano.
      Cordialmente,

      Paulo.

  • Clenilson

    Olá, meu nome é clenilson e gostaria de saber o nome de algum medicamento bom para pedra nos rins que seja manipulado e se possível me informar o nome de alguma farmácia que faça a manipulação deste medicamento onde eu possa comprar pela internet.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Clenilson,
      o ideal é que faça uma consulta antes de tomar qualquer medicamento, fazer um hemograma, uréia, creatinina, e depois se for necessário poderá tomar algum medicamento.

  • José Geraldo Resende

    Gostaria de obter informações detalhadas sobre um medicamento que esteve no mercado na decada de “SESSENTA” denominado MEGABIL ou MEGABYL, era um produto excelente para dores estomacais de origem nervosa, que saiu de linha, que á meu ver foi uma lástima,nunca mais encontrei um similar á altura. Se possível, pelo menos, obter o nome do componente ativo do mesmo. Grato.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      José, não me lembro deste medicamento, pesquisei em alguns livros e na internet e nada encontrei, mas vou publicar o texto e talvez algum outro leitor se lembre dele. Abraço.

    • Hélio Herszenhaut

      Também tenho interesse neste medicamento. Lembro apenas que era feito a base de plantas medicinais.
      Eu o tomei nos anos 70 mas infelizmente saiu do mercado.
      Será que existe um similar?

    • CELSO CARNEVALE

      Realmente um excelente remédio, usei nos anos 70 indicado pelo melhor médico da cidade de Nova Iguaçu RJ, na época, Dr.Brigagão.

  • ranilson

    José, descobri um medicamento ótimo para úlcera e gastrite, comecei usando remédios químicos mas nenhum aliviava a dor, foi aí que descobri o gastrin,tomo duas cápsulas por dia e não sinto dor nenhuma e para enriquecer o tratamento estou usando também o gel da babosa. E todos esses medicamentos são a base ervas naturais. E também descobri um remédio natural para dor de cabeça, melhor que dipirona não causa dependência e efeitos colaterais.

    • celeste

      gosaria de saber o nome do remédio para dor de cabeça?

  • Alcy Moreira

    “me” salvou. não na saúde, mas no estudo. Parabéns pela objetividade.
    obrigada
    Alcy

  • Andre Luís

    Gostaria de saber quais as contra indicações do óleo de cártamo em pacientes diabéticos e hipertensos.Se possível todas as contra indicações do produto em si.

  • http://www.ervasamazonicas.com francisco ferreira Lessa

    quero saber como faco para ter mas informação sobra a farmacopéia brasileira, pois tenho uma loja de produtos naturais da amazonia e ultimas mentes estamos com problemas com anvisa sobre os produtos que comtem a farmacopéia brasileira, quero ser um associado da farmacopéia brasileiro, como devo fazer peco uma explicação por favor, abracos.

  • raimundo nonato

    queria se possivel informaçoes sobre os seguintes medicamentos. biotonfortt da flora vida. resp. Dra Eliana Gondim Lopes

    dolomita calcio e magnesio da flora pura. resp Dr Joao A.M.Bastos

    • http://farmaluca.blogspot.br Talita Colombo

      Senhor Raimundo,
      O senhor pode obter essa e quaisquer outra informações sobre medicamento no site da ANVISA, em uma farmácia (que não é o mesmo que uma drogaria) ou com o seu médico.
      Se for perguntar em uma farmácia, peça antes para o balconista chamar o técnico ou farmacêutico responsável.

      Att.

  • Tiago S. Cruz

    Boa Noite!

    Gostaria de saber maiores informações sobre o produto da farmacopéia brasileira, o PrevProsta.
    pra que serve, onde é fabricado como poso adquirir o referido produto.

    Obrigado.

  • clever mendes

    Gostaria de adquirir novamente o mel com sete ervas – produzido em Iguatu-CE., pela Cedan ind. e com. ltda sob responsabilidade da Dra. Eliana Gondim Lopes. Tentei adquirir o produto pelo endereço fornecido no rotulo e não conseguimos.Grato.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Tentei encontrar seu produto mas não consegui, tente ligar novamente, pode ser devido a algum feriado ou final de semana. Abraço.

    • Diomedes

      Acabei de receber uma garrafa de um amigo com esse mel, no rotulo esta o telefone (0****) 711-0227, espero que esta informação lhe ajude.

  • Wagner

    Olá!!
    Eu comprei um sabonete de aroeira com barbatimão anti-sèptico.Gostaria de saber se ele e produzido por vocês?
    E se ele ajuda a combater manchas e acnes.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Wagner, não produzimos nenhum tipo de medicamento, veja na caixa o endereço do fabricante, ou telefone e entre em contato com eles. Abraço.

  • Gláucia

    Bom Dia!!!!

    Gotaria de saber se o produto Moder Diet fabricado pelo Erusmed que na sua composição diz ser um produto fitoterápico é realmente , porque procurei na internet o cnpj do fabricante e não encontrei como o nome e registro do farmacêutico responsável e também não encontrei acredito que esse composto é uma furada v saberia me informar alguma coisa sobre ele?
    obrigada
    Gláucia

    • Livia

      Ola

      Tambem tenho esta mesma duvida, quero comprar um emagrecedor, porem são tantas propagandas que não sabemos em quem confiar, me indique um por favor.

      Grata

      Att
      Livia

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Livia, não tenho esta informação, mas acredito que deveria procurar primeiro o médico para exames clínicos e laboratoriais antes de qualquer medicação. Abraço.

    • Márcia

      Gláucia

      Vi o seu comentário aqui e só pra te responder..estava tomando o Moder Diet e já consegui emagrecer quase 10 kgs, pois ele tira completamente a fome, se quiser posso passar quase o dia inteiro sem comer nada, mas como sou uma pessoa esclarecida e nenhum um pouco ingênua, não acredito que ele seja composto apenas por ervas. Na cidade onde moro já ouvi vários comentários ruins a respeito deste medicamento, por isso decidi parar de tomar, até porque ele não tem registro na ANVISA.. se souber de mais alguma coisa me avise…

      • Janaina

        Olá Márcia,

        Vc conseguiu alguma informação sobre o Moder Diet?

      • Ana

        oi , gostaria de saber como vc conseguiu comprar, de que site?

  • Luiz Cunha Lima

    Peço informar a fórmula e o método de fabricação do policresulene

  • Arlette Valadares

    MULHER 100%
    Gostaria de saber sobre o chá “mulher 100%”(TPM, MENOPAUSA, ÚTERO, OVÁRIO) e onde encontrar em Brasília-DF

  • kelly

    Olá,gostaria de adquirir o seguinte produto:
    CURA TUDO,plantas medicinais,guarrafada.
    Não sei aonde encontrar para comprar em Curitiba Paraná.
    Obrigada.

  • tairine

    oie pessoal, me respondam por favor como faço pra comprar esse mel 7 ervas?será que tem contato com algum vendedor de sp?

  • Nilson dos Santos Maximo

    Gostaria de obter informações com respeito a como se conseguir dolomita em pó para consumo diário.
    Quem dispor desta informação e puder enviar para o e-mail: nilson-maximo@hotmail.com estará me ajudando muito, e desde já os meus agradecimentos.
    NilsonMaximo.

  • Luciana Galvão

    a minha mãe esta usando o gel de cartilagem de tubarão onde eu posso obeter e da nutri fort.

  • Jorge Santos

    E um artigo sobre Medicamentos e Placebo também,se alguém tiver algum pra me indicar, o mais rápido possível, eu ficarei grato!

  • Ana

    Parabéns pelo post! Muito útil para confirmar grafias e denominações comuns. Valeu!

  • keila sandra

    gostaria de saber se o emagrecedor moder diet do laboratorio erusmed é aprovado pela farmacopeia brasileira.

  • Marcia Maria S.da Silva

    Olá,
    Bom dia!

    Preciso saber onde encontrar Mel Doutor, CEDAN IND.E COM.LTDA.,da cidade de Iguatu – Ceará.
    Moro na regiaõ norte de São Paulo. Perdi o contato.
    Desde já agradeço pela ajuda.

    Márcia Maria

  • Sônia Regina

    Por favor, gostaria muito de saber onde encontrar o mel 7 ervas, minha mãe usou, ela obteve otimos resultados; preciso urgente saber como adquirir.
    Grata!

  • sirlene

    Ola bom dia, eu tenho epilepsia, e gostaria de saber se vcs pode me informar um remedio bom p dor de cabeça e esquecimento que seja natural ai do Ceara, eu não era assim depois que fiquei moça n vivo sem os remédios , carbamazepina e rivotril, tenho muita dor de cabeça e quando a dor de cabeça vem pode crer que as crizes vem, não chego a cair e ficar babando mais me da medo e logo saio de perto das pessoas que esta por perto de mim , quando estou so em casa a crize vem e logo vai embora mais quando estou perto de outras pessoas, não ten jeito as pessoas logo percebi, sofri muito na minha juventude hoje estou com 34 anos e essa porcaria vem estragando minha vida. me ajudem não aguento mais , para eu ter uma vida ate +- tive que entrar na prostituição até meus 23 anos e la encontrei uma pessoa boa que hj é meu marido eu agradeço muito a Deus e ele pois se n fosse ele n sei o que seria de mim hj, tenho uma filha de 8 anos com ele e somos muito saudavel graças a Deus, temos uma vida boa e não nos falta nada, mas o problema é a epilepsia que estraga, tive minha filha de parto normal , nasceu de 8 meses de gravidez graças a D.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sirlene, procure informar seu médico sobre estes efeitos colaterais pode ser necessário mudança de tratamento/dose, só isso já pode ajudar a melhorar, mas seu médico deve ser comunicado sobre todos estes efeitos, e se ele não agir para corrigir procure ajuda de outro profissional médico na sua região. Abraço.

  • Aparecida Nery

    Por favor, gostariade saber aonde encontrar o Doutor, tinha um colega que vendia mais infelizmente perdi o contato, preciso urgentemente deste Mel, ou preciso do site da industria para me comunicar com ele moro na Região de São Paulo Zona Leste.

  • daniela

    comprei o medicamento extrato da índia e casca sagrada perdi a bula e não sei coma o usa…………..