Farmacopeia Brasileira 5ª edição atual, medicamentos e métodos, download para pesquisa

A Farmacopeia Brasileira é a bíblia do farmacêutico, nela podemos encontrar lista de plantas medicinais, medicamentos, especialidades farmacêuticas, produtos biológicos. No site dedicado a Farmacopeia Brasileira FB, mantido pela Anvisa é possível fazer download e verificar as últimas edições. Recentemente ocorreu o lançamento do CD da nova FB 5ª edição, elaborada em parceria com a Unicamp, USP, UEM e outras instituições. Veja como ter acesso ao conteúdo digital e baixar para fazer suas pesquisas.

Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do País, onde se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.

No site da farmacopeia podemos encontrar assuntos relacionados a DCB – Denominações Comuns Brasileiras – Apresentação / Histórico
Formulário para inclusão alteração ou exclusão de DCB |Glossário | Legislação | Lista DCB completa | Radicais e Grupos Químicos

Em dezembro foi laçada a Farmacopeia Brasileira 5ª edição, em dois volumes, e a partir desta quinta edição as outras serão invalidadas. Esta versão atualizada apresenta novidades, as pranchas botânicas.

Para os interessados em acessar este ótimo material não será necessário nenhum investimento, basta baixar para seu computador a versão atual da Farmacopeia e aproveitar todas as suas informações nela contida. Posteriormente estará disponível também em papel, publicação que será comercializada posteriormente pela Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar volume 1

Baixar volume 2

No volume 1 vamos encontrar – Radiofármacos; equivalência farmacêutica e bioequivalência de medicamentos; água para uso farmacêutico; substâncias químicas de referência; substâncias corantes; reagentes; tabela periódica dos elementos químicos – nomes, símbolos e massas atômicas; unidades do sistema internacional (SI) usadas na farmacopeia e as equivalências com outras unidades; solventes para cromatografia; história da farmacopeia e métodos gerais de análises; recipientes para medicamentos e correlatos; preparação de produtos estéreis e procedimentos estatísticos aplicáveis aos ensaios biológicos.

No volume 2 – Monografias com pranchas para estudo. O código contém 592 monografias, 367 pertencem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.