Exame laboratorial de sangue oculto nas fezes, recomendações para coletar

Em outro texto comentei sobre o exame sangue oculto nas fezes, neste primeiro post tivemos um enfoque mais relacionado a parte clínica, causas de sangue oculto nas fezes, desta vez vamos ver um pouco mais sobre a coleta das fezes para realização deste teste.

Este exame é a maneira mais confiável para encontrarmos sangue nas fezes, buscando identificar neste material pequenas porções de sangue para que possa auxiliar o médico na elucidação de alguma patologia.

Click neste link para saber mais detalhes sobre os motivos que levam ao aparecimento de sangue nas fezes, ou resultados de exames positivos para sangue oculto neste material, sendo que, as causas mais comuns de fezes vermelhas ou pretas são as úlceras de estômago e danos às veias no estômago durante o vômito.

Como coletar as fezes – recomendações e dicas para obter um resultado correto

Até pouco tempo para realizar o teste de sangue oculto era necessário uma dieta rigorosa, restringindo vários alimentos nos dias anteriores ao da coleta do material para o exame.

Hoje, a maioria dos laboratórios adotam testes que não necessitam restrições alimentares, geralmente são teste usando métodos imunocromatográfico rápido para determinação qualitativa de sangue oculto nas fezes, mas como precaução é ideal tomar algumas medidas para que tenha um resultado altamente confiável.

Prefira alimentos que sejam mais pastosos e líquidos, nos dias anteriores ao exame, para que a digestão ocorra de maneira mais fácil, evitando comer grande quantidade no almoço e janta.

A escovação dos dentes nos dias que antecedem a coleta deve ser suave, para evitar sangramentos gengivais, use escova de cerdas macias.

É recomendado, três dias antes de realizar a coleta, suspender medicações que contenham ferro e também vitaminas, drogas anti-inflamatórias e aspirina, lembrando sempre que se você usa estes medicamentos por indicação do seu médico, pergunte a ele se poderá fazer esta interrupção momentânea.

Também é conveniente evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que resultem em resíduos sólidos, contendo partículas duras.

Evite colher o material durante e após 3 dias do ciclo menstrual; ou sangramentos do trato urogenital.

Colher as fezes sem usar purgantes ou laxantes e enviar para o laboratório logo que terminar, para que faça o exame com fezes frescas, recentemente emitidas, tomando cuidado para que não derrame urina ou água do vaso nesta amostra.

Colete as fezes em recipiente limpo e seco, coloque diretamente no pote ou faça sobre um pedaço de papel limpo e com uma pequena espátula, geralmente vem dentro do pote coletor, coloque pequena porção, tamanho de uma noz, no frasco, coloque a tampa, anote seu nome e a hora da coleta, leve para o laboratório.

O resultado sai no mesmo dia ou no dia seguinte em alguns laboratórios.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.