Exame de urina – Rica fonte de informação

Quanto a análise de urina, as pessoas geralmente querem saber o motivo de estarem urinando amarelo escuro ou sangue durante a micção. O exame de urina ou EAS, sumário de urina, é fundamental para descobrir a causa de ter dor quando faz “xixi”, a micção dolorosa pode ser resultado de algum tipo de infecção ou cálculo renal, a pedra nos rins.

O exame de urina fornece várias informações importantes para avaliar alterações a nível renal e externo, vagina e pênis, proporcionando ao médico acrescentar achados importantes ao seu estudo clínico realizado.

Coleta da urina – Atenção

A coleta da urina de forma correta é fator decisivo para obter um resultado realmente condizente com a clínica e funcionamento orgânico daquele momento, respeitando condições como primeira amostra da manhã, jato médio ou urina de 24 h e higiene genital e outras observações que o laboratório indicar será o primeiro passo para uma boa análise.

A investigação de doença renal tem geralmente três finalidades principais: Estabelecer um diagnóstico; avaliar as complicações da função renal e monitorar o avanço de doenças ou o resultado da medicação administrada.

Elementos analisados no exame de urina

Investigar uma doença renal passa por teste de urina, que avalia a densidade da urina, presença de sangue, proteínas, nitrito (importante na triagem de infecção, muitos patógenos convertem nitratos da dieta em nitritos), pH, glicose, urobilinogênio, corpos cetônicos, quantidade de eritrócitos (sangue na urina) e leucócitos (células de defesa do organismo, indicando infecção bacteriana). Além destes os cilindros, células epiteliais, presença de parasitas, cristais e muco na urina, fornecem indícios de doença renal, que juntamente com os exames clínicos feito pelo médico, possibilitam chegar a um diagnóstico, descobrindo as causas de uma urina escura, idas freqüentes ao banheiro ou até mesmo de não conseguir fazer “xixi”, onde é necessário coleta com sonda.

Investigações adicionais podem ser úteis em alguns casos, sendo necessário realizar cultura de urina, quando existe presença de muitos leucócitos, detectados no exame EAS normal, onde observamos que a urina é turva, feito água de arroz.

Outras investigações podem complementar os achados do sumário de urina, como a coleta de urina de 24h, clearance de creatinina, exames de sangue, ultra-sonografia, radiografia e urografia.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Thiago P. Almeida

    Prezados;

    A uma semana estou urinando escuro e agora tenho sentido dores abdominais, realizei um exame de urina (EAS) mas o mesmo apresentou resultado normais o que mais pode ser estes sintomas?
    Por favor me ajudem!
    Desde já agradeço pela atenção

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Thiago,
      não deixe de procurar um médico, leve este resultado que você disse estar normal e ele vai fazer exames clínicos e ver qual outro exame é necessário, US, uréia, creatinina, ou outros. Abraço.

    • aninha

      e necessário que você realize uma nova consulta com outro medico
      e sempre bom uma segunda opinião e sempre repetir os exames

  • joel leite de amorim

    Após uma relação sexual observei no dia seguinte que havia um pequeno corte no cabresto (membrana que une o prepúcio à glande) do pênis e algumas irritações no pênis que ardiam ao contato com a água.
    Após ter usado rifocina no corte o mesmo cicatrizou, mas as irritações não regrediram.
    Quando urino não sinto nada. Umas duas vezes é que senti uma sensação de ardência, mas passou.
    o que devo fazer?
    o que poderá ser?
    é algo complicado?
    Joel…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Joel, o melhor que tem a fazer é realizar uma consulta com seu médico de confiança, pois aparentemente não deve ser somente o problema do corte, deverá ser pesquisado se não adquiriu alguma DST nesta relação, mas pode ser apenas alguma irritação de um processo alérgico, mas estas possibilidades devem ser investigadas por seu médico juntamente com exames laboratoriais de EAS, Urocultura ou cultura do material do local. Abraço.

  • Anna

    A cerca de uma semana, venho urinando escuro, não tenho nenhuma dor nem dificuldade de urinar. O que pode ser? Com o exame EAS posso saber o que está acontecendo?

  • Edilene

    Fiz um exame de urina que apresentou o resultado de Leucócitos: 120.000 /mL. É grave?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Edilene enviei um email com detalhes.

      • Aline

        Fiz um exame de urina que apresentou o resultado de Leucócitos: 480.000 /mL. e HEMACIAS 20.000 /ml É grave?

  • Paula

    Estou com infecção de urina resultado HEMACIAS 105.000 E lEUCOCITOS 700.000 ESTOU TOMANDO CIPROFLOXACINO Será mto grave?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Paula, a medicação mais utilizada nestes casos é realmente esta, por isso não deve se preocupar, está tomando as medidas ideais para combater o problema. Abraço.

  • Bia

    Minha urina está com o cheiro forte de amônia. Não menstruo a 2 meses e meio, já fiz teste de gravidez (não estou grávida) e não sinto nenhuma dor. O que pode ser esse odor estranho na urina?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Bia, pode ser algum medicamento que esteja tomando. Mas não deixe de consultar seu médico e fazer o EAS.

  • fabricia

    fiz um exame de urina EAS que apresentou piocitos 20/por campo e celulas epiteliais algumas no hemograma plaquetas 5628.É grave?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fabricia, analisar separadamente somente estes dois dados não podemos definir um quadro, por isso um exame clínico é fundamental, e analisar todo o resultado dos dois exames, mas não fique preocupada, aparentemente nada grave. abraço.

  • Fernando

    Oi, fiz um exame (470 Urina Tipo I) e peguei o resultado hoje. Minha consulta com o médico do SUS está marcada para semana que vem. Porém, na minha ignorância em matéria de medicina, estou um pouco ansioso porque percebi que alguns itens encontram-se alterados. E como se trata de exame admissional para um emprego que batalhei muito para conseguir, bom, dá para imaginar a apreensão em que estou… :P

    Portanto, se não fosse pedir muito, gostaria de algumas indicações gerais, para que eu possa ir ao médico semana que vem sabendo mais ou menos o que me espera.

    Valeu, Silvano!

    Volume: 10
    Reação PH : 6,5
    Aspecto: Ligeiramente Turvo
    Depósito: +
    Cor: Amarelo Claro
    Densidade: 1030
    Leucócitos: 9000
    Hemácias: 6000
    Células epiteliais: ++
    Filo Muco: +

    Todos os demais elementos apresentam-se ausentes, segundo o exame.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pequenas alterações, mas que não podem ser impedimento para ser efetivado no posto de trabalho.

  • Carmen Valéria

    Fiz um exame de urina tipo I os únicos tópicos diferentes de ausentes foram:
    Bactérias = presentes +
    Leucócitos = 160.000 / ml

    Tenho um mioma pequeno e andei tendo hemorragia, já tratando.
    Esse exame de urina pode ter relação com o problema?

    Grata

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pode ser observado no exame uma infecção bacteriana.

  • Fernando

    Fico-lhe muito, mas muito grato pela resposta, Silvano!

    Agora vou à consulta médica esta semana um pouco mais seguro!

    Boa sorte para vc e tudo de bom!

    Fernando

  • Guilherme

    Por favor, gostaria de uma informação, é que estou fazendo uns exames admissionais pois passei em um concurso e meu exame de urina aperece no final presença de 2 a 4 leucocitos por campo, presença de filamentos de muco. Esse filamentos de muco nunca tinha apresentado será q a junta médica poderá reprovar? Obrigado pela atenção

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, em hipótese alguma isso pode acontecer, fique despreocupado.

  • Barbara

    Ola! Venho de um quadro de muitas cististes frequentes há 10 anos, mas no momento meu exame de cultura esta sem crescimento bacteriano. Minha médica me indicou ingerir bastante líquidos e estou fazendo isso mas desde então meu rim direito vem reclamando chegando a doer de vez em quando (há 4 anos tive pielonefrite mas nunca tive cálculo) Fiz um exame de urina que acusou Leucócito esterase : 25 células/uL e Hemácias 1 por campo / Flora bacteriana moderada/Ausente de cristais e o resto aparentemente normal. Há uns 4 meses ando com a imunidade muito baixa, tendo algumas infecções resistentes (dores de garganta, furúnculos, candidiase… coisas que nunca tive) . Posso estar com alguma doença séria Doutor ? ando extremamente preocupada… Obrigada

    A , fiz tb um exame de urina gota recentemente e o resultado esta escrito assim : PRESENÇA DE BASTONETES GRAM-POSITIVOS; RAROS COCOS GRAM-POSITIVOS EM PEQUENAS CADEIAS…
    aguardo uma resposta. mais uma vez obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Barbara, somente um exame detalhado, que o seu médico pode fazer, averiguando sintomas e correlacionado com os exames para afirmar isso, suposições não resolvem.

  • Simone

    Não estava com nenhum sintoma, mas devido ao fato de já ter apresentado cólica renal há meses atrás, resolvi realizar um exame de urina…..foi diagnosticada a presença de leucócitos na urina e o médico me receitou norfloxaxino até que o cultura fique pronto……só tem um problema, não realizei a assepcia corretamente, pois perdi o horário de entrar no trabalho……estou ansiosa, pois no próximo mês iniciarei um novo trabalho, onde me foi solicitado papnicolau e exame de urina e tenho medo que até lá não consiga estar curada…….agradeço….

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não podem impedir você ser contratada por um resultado de urina alterado. Abraço.

  • Amanda L.

    Não encontrei exatamente o que eu quis, que na verdade era;
    Elementos analisados no exame de fezes.Mas gostei do conteúdo, pois é um conteúdo muito rico e explicativo nas questões de exames laboratoriais.

    • Meiri

      Boa tarde!

      Gostaria de saber:
      Fiz exame de urina…o mesmo deu resultado um pouco de sangue…o que
      será?

      Grata,
      Meiri

      • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

        Pode ser início do ciclo menstrual.

  • Helder

    Eu vou realizar o exame admissional para Psicólogo em regime estatutário.
    No meu hemograma, estou com Eosinófilos abaixo da referência, mas com quantidade totais de Leucócitos em 4.000 /mm³.
    Há apenas uma outra alteração, na Sedimentoscopia do E.A.S, onde aparece 3 a 6 leucócitos por campo.

    Isso pode prejudicar a expedição do Atestado de saúde ocupacional?

    Muito obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Helder, não vai e não pode ser um impedimento para ter acesso ao trabalho.

  • Fernando

    Boa tarde! Tenho 57 anos e começei a urinar com côr forte, porém ainda não sinto dor nenhuma.

    Resultados do exame parcial de urina, recebidos hoje:

    Volume 60 ml
    Densidade – 1.030;
    pH – 6.0;
    Côr – Âmbar escuro;

    Proteína 0.95 g/l ;
    Acetona – Positivo + ;
    Hemoglobina Positivo +++ ;
    Células epiteliais – Média de 5 por campo;
    Leucócitos -Média de 10 por campo;
    Hemácias – Média de 100 por campo;
    Muco – abundante;
    Presença de uretos amorfos.

    Outras características / Elementos anormais e Sedimentoscopia ( 400 diâmetros ) – permanecem normais.

    Exame recém realizado do PSA = 1.79.

    Alguma orientação poderia receber ? Sou leigo, moro em uma cidade pequena e recém chegado com a família.
    Irei procurar um urologista, mas queria ter pelo menos uma idéia.

    Grato
    Fernando

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, Fernando a cor é devido ao sangue na urina, seu médico vai pesquisar para verificar o motivo. Abraço.

  • grazielle

    Fiz um (EAS) o médico me disse que estou com infecção mas queria mais detalhes desse resultado:

    Densidade: 1.025
    Ph: 7.0
    Proteinas: troços
    glicose: 0
    acetona: 0
    Bilirrubina: alterado +
    hemoglobina: 0
    urobilogenio: alterado
    C.E.D: 12 a 15 por campo
    leucocitos: 15 a 18 por campo
    hemacias: –
    Flora bacteriana: ++
    muco: +++

    Não estou menstruada e sinto dores muito fortes no pé da barriga!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      existe uma infecção urinária, um dos prováveis motivos das dores.

  • Danielle

    Boa Tarde.

    Após EAS constatou-se que em 40 ml , a densidade é de 1,015, o pH é 6,0, cor amarelo escuro, odor putrido, aspecto turvo, deposito abundante, nitrito positivo, albumina glicose corpos cetónico bilirrubina cilindros cristais muco estão ausentes, piocitos incontáveis, hemacias 5,000 ml, epitelios raros e a flora bacteriana alterada +++. Em que “grau” esta a infecção urinaria?

    Grata.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Uma forte infecção, requer iniciar tratamento brevemente. Abraço.

    • deise

      senti fortes doris ao urinar,fiz o exame ,gostaria de saber o que significa este resultado;
      cor:amarelo claro
      aspecto:seme-turvo
      densidade:1.019
      ph:7.0
      reação:neutra

      proteinas:3+
      sangue:4+
      leucócito:2+
      os demas ausente
      microscopia
      celulas epiteliais:varias
      piocitos:15 por campo

      hemacias:numerosas

  • Oliveira

    Olá, como muitos outros que tenho visto aqui, fiz um exame de urina, (sumario), para fins de ingresso em concurso. Pelo que li em suas respostas, posso estar tranquilo, pois não há impedimento para o cargo. Mas de qualquer modo, gostaria que avaliasse estes resultados por favor:

    Cor normal
    Aspecto limpido
    Densidade 1025
    Ph 6,5 (5-6)
    Proteinas, glicose, bilirrubinas, hemoglobina, cetona, leucocitos, nitrito: NEGATIVO
    Cilindros – AUSENCIA
    Hemaceas – AUSENCIA
    Leucocitos – < 01
    Cel. Epit. – < 01
    PEQUENA QUANTIDADE DE FILAMENTOS DE MUCO
    PEQUENA QUANTIDADE DE BACTERIAS (MICROBIOTA HETEROGENEA)
    * No exame de sangue: leucocitos: 10.000 (4.000 – 10.000)

    Aparentemente parece estar normam. Mas estopu perguntando pois dias atrás senti ardencia ao urinar, mas esta durou por um dia somente.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      sem problemas para este fim.

  • Carlos

    Minha companheira fez exame de urina hj e constatou leucócitos de 20 a 30, na tabela diz que o previsto é 01 a 03, o medico disse que esta com uma forte infecção urinária, A dúvida é, fizemos relação sexual (sexo oral) no sábado e hj estou com irritação na garganta, esta pode ter relação a infecção urinária dela? O caso pode ser sério?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, mas deve evitar até que a infecção seja debelada.

  • Natalia

    Olá! Parabéns pelo trabalho e obrigada por esclarecer nossas dúvidas!!!! Hoje fui buscar meu exame e corri pro pc pra ver se encontrava alguma informação!!!
    Venho sofrendo uns 2 meses com essa coisa chata (no começo tomei cistex não adiantou), só agora consegui escapar do trabalho e ir no médico pedir exame, cheguei até pensar que podia já estar com algo mas sério devido a dores na região lombar!
    Bem, vou marcar retorno mas costaria de saber se pode me antecipar algo o resultado é:

    Aspecto: Levemente Turvo
    Volume: 62
    Densidade: 1.030
    PH: 5,2
    Proteinas, Glicose, Corpos Cetonicos, Sangue Oculto, Pigmentos Bilares e Urobilinogenio: Ausentes
    Nitrito: Presentes (+)

    Leucocitos: 16.000
    Hemaceas: 3.000
    Cilindros: Ausentes

    Outros Elementos: Abundante Flora Bacteriana

    Se puder me ajudar???
    Desde já agradeço!!! Bom trabalho!

  • AIDA

    meu exame eas diz que existe deposito presente a densidade e 1025 e o ph e 5.0 eo aspecto e turvo o medico diz que esta tudo bem mas como ja estive com uma infecçao forte gostaria de saber se ainda devo procurar outro profissional para confirmar o diagnostico?
    AGRADECIDA!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Mas seu médico já analisou, e deve ter confrontado com os sintomas apresentados e concluiu que estava tudo certo.

  • Andressa

    Fiz um exame de urina que apresentou o resultado de Leucócitos: 120.000 /mL. Oque pode ser?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Leucócitos aumentados na urina é indício de infecção bacteriana no sistema urinário, seu médico irá tratar. Abraço.

  • Paula

    Boa noite…

    Estou muito preocupada em relação ao exame de urina I. Poderia me ajudar entender? Meu médico será na próxima semana…

    leucócitos: 80.000 isolados
    hemácias; 995.000/ml
    bacteriuria moderada
    células epiteliais raras
    demais ausentes

    muito grata Silvano!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Paula, realmente tem que ser verificado, infecção urinária, e demais análises. abraço.

  • juliana

    Nossa a 2 semanas fiz exame de urina e deu 800.000 mil leococitos tomei remedio, mas ainda ta doendo, quero saber se isso é grave?

  • kenita

    Olá fz um exame de urina para a missão de emprego e deu os seguintes resultados:
    ph-7,5
    cor:amarelo citrino
    células epiteliais:numerosas
    bactéias:aumentada
    hemácis:8
    Os demais itens estão dentro da normlidade, somente s citados estão alterados.
    Há algum problema grave???

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Provável infecção urinária, mas somente confirmado com exames clínicos realizados pelo seu médico.

  • Solange

    Por favor solicito orientação sobre exame que fiz´para admissão: exame de urina e deu o seguinte:
    PH 7,5
    Densidade: 1020
    Hemoglobina : 10 hemácias

    GAMA GLUTAMIL TRASFERASE: 145/u/L
    PROTEINA C-REATIVA ULTRA SENSÍVEL: 2,09 MG/L

    Será que isso impede de eu ser admitida ? O que significa ?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não poderá.

  • Regina

    meu exame de ruina deu
    cor amarelo claro
    aspecto lig. turvo
    hemoglobina presente +++
    leucocitos 3.000/ml
    hemacias 280.000/ml
    raros filamentos de muco
    por favor alguém poderia me dizer se isso é pq estou com um calculo renal.ou quer dizrer mais alguma coisa…
    ainda não levei o resultado para o medico.mais estou ansiosa em saber…….se alguem puder por favor me responder…tenham uma boa noite!!!
    Regina

  • emanuel

    meu exame de urina deu volume de 20ml;cor amarelo ouro;aspecto turvo;ph 5.0;densidade 1.030;proteínas,glicose,corpos cetônicos,bilirrubinas,hemoglobina ausentes.urobilinogênio ve
    stígios;nitrito negativos.raras células epiteliais e raras bactérias.
    queria saber se estou com infecção urinária?muito obrigado!

  • lore

    Olá!

    estou grávida de dois meses e meu sumário de urina deu:
    volume 50ml
    cor amarelo claro
    aspecto línpido
    ph neutro 7,0
    dens. 1.010
    proteina, glicose, corpo cetonicos, bilirrubinas e hemoglobina livre – ausentes
    urobilinogenio vestígios e nitrito – negativo.

    na sedimentoscopia
    numerosas celulas epiteliais
    piócitos em média 3 p campo
    filamento de muco
    raras bacterias

    o que isso significa?
    nunca tive qualquer infecção

    muito grata

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Resultado dentro da normalidade, apenas acompanhe com novos exames brevemente, pois existe raras bactérias, mas que podem se desenvolver ou não. Abraço.

  • PATRICIA

    fez um exame de urina queria saber ser devo procura logo o medico ou espera ele chega depois do dia 15/07/2009. o resultado do meu exame de uma olha e me fala ser tenho algum problema por favor.

    analise fisico-quimica (automacao – urisys 2400)
    urina – eas

    cor amarelo escuro
    vr: amarelo citrino
    densidade 1.029
    vr: 1.005 a 1.030
    aspecto limpido
    vr: limpido
    ph 5.0
    vr: 4.8 a 7.4
    proteinas negativo mg/dl
    vr: negativo
    glicose normal mg/dl
    vr: normal
    corpos cetonicos negativo mg/dl
    vr: negativo
    bilirrubinas negativo mg/dl
    vr: negativo: menor que 0.2 mg/dl
    hemoglobina tracos
    vr: negativo
    nitritos negativo
    vr: negativo
    urobilinogenio 1.0 mg/dl
    vr: normal: menor que 1 mg/dl

    analise automatizada – urisys 2400

    leucocitos negativo leuc/ml
    vr: mulher: negativo = inferior a 30 000 leuc/ml
    homem : negativo = inferior a 20 000 leuc/ml

    analise microscopica – sedimentoscopia

    hemacias (eritrocitos nao hemolisados) 02 a 03 p/c
    vr: ate 2 p/c
    cilindros ausente
    muco ( + )
    cristais oxalato de calcio (+)
    bacterias escassa
    celulas raras p/c
    data liberação 01/07/2009 às 22:17

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ok, pode aguardar sim, nada de grave.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Assim que for possível o resultado deve ser levado ao médico. Abraço Carla.

  • Charles

    Meu exame:

    Cor – Amarelo citrino
    Aspecto – Lig. Turvo
    Densidade – 1.010
    Reação do ph – 7,0
    Proteínas – até 10mg/dl
    Sub Redutoras – ausentes
    Cetonas – ausentes
    Bilirrubinas – ausentes
    sangue – traços
    urobilinogenio – até 1/20
    nitrito – ausente
    Leucócitos – 2.000/ml
    Hemácias – 6.000/ml
    Células epiteliais – raras
    Cilindros – ausentes
    Flora Bacteriana – discreta

    Será que existe alguma alteração ou problema grava neste exame?

  • alicia

    Por favor, gostaria de uma informação, é que estou fazendo uns exames admissionais pois passei em um concurso e meu exame de urina aperece no final presença de 5 leucocitos por campo, presença de vários filamentos de muco,várias células epteliais.Será que a junta médica poderá reprovar? Obrigado pela atenção

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alícia,
      não poderá reprovar, de forma alguma, pelos exames não. Abraço.

  • Mae preocupada

    Minha filha de 3 anos está se recuperando de uma virose, e nao tem urinado com frequencia, alem de reclamar de dor na genitalia. segue resultado para sua analise.

    Desde ja agradeço

    densidade 1.029
    cor amarelo escuro
    ph 6,5
    aspecto turvo
    glicose nao detectado
    proteinas 30
    cetonurias 160
    bilirrubina nao detectado
    nitrito nao detectado
    urobilingenio 1,0mg/dl
    hemoglobina nao detectado
    hemacias raras
    leucocito raros
    muco nao observado
    flora observada
    celulas epiteliais raras
    obs. uratos amorfos

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não foi verificado infecção, mas deve levar ao médico para analisar dados como cristais, e confrontar com a clínica apresentada. Abraço.

  • claudia

    sumario de urina.densidade 1,o28,ph6,0,cor amarelocitrino,aspecto ligeiramente turvo,hemacias ausente,cilindros ausente,cel.epitelias 01 por campo,leucócitos 01 por campo,e no final diz assim presenca de filamentos de moco e uratos amorfos ,presença dde cristais de oxalato de cálcio..,glicose 104,colesterol 192.t3 1,4,t4,8,89,tsh 3,352.acidouric6,1.triglicerideos 188mg/dl…aguardo uma esposta ppois estou preocupada..

  • Fernanda

    Por favor o meu exame de urina deu celulas epiteliais incontáveis, tenho necessidade urgente de procurar o médico?Grata.

  • Olivia Aranha

    Bom dia.

    O meu exame de urina deu tudo dentro da normalidade até chegar a parte de sedimentoscopia, as células epiteliais são incontáveis. Devo procurar o médico com urgência?Grata

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não, pode procurar seu médico com calma.

  • Leni

    Fiz um exame de urina e deu hemoglobina presente(+) o que isto significa e quais cuidados devo tomar???

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Deve informar este evento ao seu médico, é sangue na urina. Deve ser investigado, ou menstruação. Abraço.

  • Ana

    Olá!! No meu exame de urina deu Cristais: oxalato de calcio(++) e leucócitos: 7.000/ml. O que isso significa? Obrigada!!

  • renner

    porfavor me ajudem n sei mais oq fazer
    sinto uma ardencia depois de urinar que permanece durannte dias na cabeça do penis (na uretra) fiz exame de urina e deu aparetemente tudo normal
    meu medico suspeita de prostatite (outro sintoma meu é peso no anus)
    ta aqui meu resultado de urina
    cor:amarelo claro
    aspecto:ligeiramente turvo
    reação:acida
    sangue:ausente
    proteinas ausente
    c.cetonicos:ausente
    birrubina:ausente
    nitrito:ausente
    urobilinogenio:normal
    deposito:discreto
    densidade 1015:normal(tem algo haver com acido urico?minha esperança é essa pq minhas lagrimas ardem estãoa cidas)
    leucocitos:cerca d e01 por campo
    RAROS FILAMENTOS DE MUCO
    ESSA ARDENCIA Q N PASSA OQ PODE SER ME DA UMA LUZ
    PODE SER A PROSTATITE?
    PODE SER ALGUM PROBLEMA NOS RINS
    PODERIA SER URETITE MAS vi q so da algum resultado coletando o primiero jato de urina , no consutorio mandaram eu eliminar o primeiro jato
    me ajudem porfavor

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Renner, não posso afirmar sobre diagnóstico, mas exame indicativo de normalidade, não quer dizer que não possa ter algum problema, mas o seu médico deve fazer avaliações clínicas – sintomas e pedir outros exames. Abraço.

  • joão

    (tem algo haver com acido úrico?minha esperança é essa pq minhas lágrimas ardem estãoa cidas)

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Somente o exame para revelar alteração no ácido úrico (Exame bioquímico de ácido úrico). Abraço.

  • madalena

    obridada por nos atender há cinco meses atrás realizei um exame de abdomem-total e no meu rins esquerdo acusou hidronefrose é coisa grave?será que o remédio cistex resolve?por favor mande-me respostas.agradecida.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      A hidronefrose é a dilatação do rim devido ao acúmulo de urina, causada sobre o rim quando existe uma obstrução ao fluxo urinário por algum motivo, a medicação somente deve ser indicada pelo seu médico. Abraço.

  • Paulo

    Silvano, fiz um exame de sangue recentemente, para ver se estava tudo ok e deu tudo normal! Hemograma, glicose, coleterol, triglicerídeos, sódio, potássio, hepatograma, tudo ok mesmo. O quem epreocupou foi o exame de Urina, posto aqui:

    Volume: 40 mL;
    Densidade: 1.025 mg/mL;
    Cor: Amarela forte;
    Aspecto: Límpida;
    pH: 6,0;
    Proteína, glicose, corpos cetônicos, hemoglobia, bilirrubina, urobilinogênio, sais biliares e outros pigmentos biliares: Não-detectado (para todos).

    Acho que o problema está na parte de sedimentos:
    Células epiteliais: Algumas pavimentos, raras redondas, raras alongadas (algum problema???)
    Leucócitos: Raros
    Hemácias: Raras
    Cristais: Raros cristais de oxalato de cálcio (eu achava que bebia bastante água… devo mudar alimentação?)
    Cilindros: Não encontrados
    Filamentos de muco: Aumentado (isso me preocupou!)

    – Não sinto dor alguma para urinar, nem sinto cheiro forte, pelos resultados posso estar com alguma infecção?
    – O fato de ter tido orgasmos na noite anterior ao exame, pode ter prejudicado o resultado de alguma forma?
    – Esse exame de urina me impede de assumir uma cargo público no caso de ser chamado e ser avaliado por médicos?

    Espero resposta, e desde já agradeço a sua disponilibidade de responder tantas perguntas!!!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    Abraços, Paulo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nada de muita relevância. Presença de muco não é grave. Mas deve levar ao seu médico.

  • candida

    Fiz um exame e o resulta foi o seguinte:
    SUMARIO DE URINA
    Data da coleta :

    EXAME FISICO

    Volume em ml-50
    Densidade-1025
    Cor-Amarelo Claro
    pH-7,0
    Nitrito-Ausente
    Aspecto-Turvo

    EXAME QUIMICO
    Proteinas-Ausente Hemoglobina-Ausente
    Glicose-Ausente Acetona-Ausente
    Pigmentos biliares-Ausente Urobilinogenio-Vestigios

    MICROSCOPIA DO SEDIMENTO

    Celulas-Raras
    Piocitos-10 por campo
    Bacterias-Raras
    Filamento de muco-Raros

  • Mari Fernandes

    Assim como a maioria dos que estão postando aqui, tenho dúvidas sobre meu exame também, visto que é o 2º que faço por determinação do DPM do estado de São Paulo (exame adimissional pro Estado). Preciso saber se meu exame está dentro da normalidade ou se será problema pra meu ingresso. Deu alteração nos seguintes dados: aspecto / ligeiramente turvo; Depósitos / raros; Cor / amarelo escuro; Células epiteliais / 21.000/ml; Filamentos de muco / moderado; Bactérias / raras. Resultado da Urucultura / Bactéria isolada / negativa após 24 horas de cultivo. Estando os demais dentro da normalidade.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nenhum destes dados é motivo de impedir acesso ao trabalho ofertado. Abraço.

  • Ney

    Olá,bom dia!!
    fiz um exame admissional de urina e deu assim: referente
    Cor ————————- Amarelo Claro amarelo
    Aspecto———————- Ligeiramente Turvo límpida
    Ph————————— 5.7 acida
    Densidade——————– 1.017 1.015-1.030
    Proteína——————— ausentes ausentes
    Subst.redutoras————– ausentes ausentes
    corpos cetônicos————- ausentes ausentes
    pigm.bíllar—————— ausentes ausentes
    hemoglobina—————— ausentes ausentes
    urobilinogênio————— -1.0 (menos de 1,0 mg)

    SEDIMENTOSCOPIA
    Células Epitelias———————- raras
    Leucócitos—————————– 3 a 4 p/campo
    Piócitos——————————- 0 a 1 p/campo
    Hemáceas——————————- 1 a 3 p/campo
    Cristais——————————- raras oxalato dcalcio
    Cilindros——————————ausentes

    Alguns Filamentos de muco.

    Corro o risco de perder a vaga com este exame ou não? gostaria dessa info porfa,abraços ate mais!!!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não existe impedimento relacionado a este exame para ter acesso a vaga. Abraço.

  • Fernanda

    Olá,
    fiz exame de urina, quase tudo dentro da normalidade. A unica alteração foi em celular epiteliais = muitas . . . o que pode ser?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Células epiteliais podem ser devido a menstruações, além de outras condições. Não se preocupe, nada grave, mas leve ao seu médico.

  • Coimbra

    Recebi resultado de exame de urina com os resulatdos abaixo, fiquei preocupado com alguns valores fora da referencia como Deposito (++), Urobilinogenio (+) e Cristais uratos amorfos (++++), tenho algum problema?

    EAS
    PH 5,0
    Densidade 1.025
    Cor amarelo escuro
    aspecto turvo
    deposito (++)

    Exame quimico
    proteinas negativo
    Glicose negativo
    Cetona negativo
    Sais biliares negativo
    Bilirrubinas negativo
    Sangue negativo
    Urobilinogenio (+)
    Nitrito negativo

    Sedimentoscopia
    Piocitos 02
    Cel. epiteliais 02
    Hemacias Ausentes
    Cilindros Ausentes
    Fungos Ausentes
    Protozoario Ausentes
    Flora bacteriana Escassa
    Muco (+)
    Cristais Uratos amorfos (++++)

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Coimbra, as alterações não são graves, mas devem ser pesquisadas e confrontadas com os sintomas clínicos pelo seu médico, podem ser devido a conservação da amostra (muito tempo para entregar no laboratório ou realmente por algum problema metabólico. Abraço.

  • Dayane Sousa

    Estou gravida de7 meses e fiz o exame: sumario de urina e gostaria de saber se esta tudo normal ou tem alguma alteração ou infecção.Estou muito ansiosa.
    Os resultados foram:
    Quantidade:20ml
    Cor:Amarelo citrino
    Deposito:Ausente
    Densidade:1.02
    Reação:ácida PH:6,5
    Hemogobina:negativo
    Proteína:negativa
    Glicemia:negativo
    cetona:negativo
    Urobilinogênio:traços normais
    Nitrito:negativo
    Esterase leucocitária:negativo

    Sedimentoscopia:

    Celulas Epiteliais de Descamação(05p/campo;Leucócitos(raros): Regular quantidade de filamentos de muco.

    Grata…

  • andreia

    Boa Tarde

    Vc poderia me ajudar…
    a algum tempo vinha sentindo dores no rim direito..dor e forte cheiro na hora de urinar. ai fiz o exame e peguei hoje

    deu o seguinte:

    Amarelo Ambar – Ligeiramente Turvo
    deposito: moderado Odor: Sui generis Densidade: 1014

    Celulas vias baixas:numerosas
    Leucocitos: 24285 valor de referencia: 3750
    Hemacias: 4285 valor de referencia: 2500
    Filamento de Muco: varios
    Bacteriura: Intensa

    ai deu o Staphylococcus Epidermidis no resultado da cultura de urina com contagem de colonia acima de 100.000

    Eu estou gravida de 3 meses, e so vou ir ao medico na proxima semana levar o exame…. o resultado dos leucocitos hemacias que deram alterados em relacao ao valor de referencia pode ser algo grave? devo tentar ir ao Pronto socorro e buscar atendimento com medico clinico plantonista?

    Obrigada

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Andreia, deve ir ao médico sim, tem uma infecção bacteriana forte, e no seu caso, grávida, a medicação deve ser iniciada brevemente para evitar aborto. Sobre isso leia este outro texto do blog. Abraço.

  • Joyce

    Silvano, por favor me tire uma duvida. Fiz um exame EAS de rotina, e o resultado foi:

    ph 7
    densidade 1,018
    esterases leucocitaria 500 / leuc/ul
    nitrito positivo
    albumina 75 mg / dl
    glicose <30 mg/dl
    corpos cetonicos negativo
    urobilinogenio normal
    bilirrubina negativa
    hemoglobina positiva(++)
    leucocitos incontavies
    hemacias 8 por campo
    celulas epiteliasis raras descamativas
    cilindros ausentes
    cristais raros de fosfato – triplo amoniaco magnesiano

    E o exame de Cultura deu:

    Resultado : Ausencia de Crescimento Microbiano
    TSA nao realizado devido a cultura Naegativa

    Nao entendo porque deu infecção urinaria no exame e a cultura negativa.. Isso é possivel????

    por favor desde ja muito obrigada pela ajuda!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Joyce, é prudente repetir os testes antes de tomada de decisão neste caso. Abraço.

  • leandro loyola

    Passei em um concurso e estou com medo se ser reprovado no exame de urina pois o resultado apareceu assim:

    Cor: amarelo citrino
    aspecto: turvo
    filamentos de muco +
    flora bacteriana +

    os demais itens aparecem normais conforme referencia. solicito uma ajuda.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      indício de infecção bacteriana leve, deve mostrar ao seu médico para que ele possa confrontar exames com sintomas e ver se é necessário medicação. Abraço.

  • joao silva

    ola eu sou atleta. andei a fumar coisas nao normais… lool mas cenas leves. isso acusa no teste de urina de alta competição?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim, se no período referido no texto for realizado o teste, vai apresentar. Abraço.

  • flavia

    Fiz um exame de urina para entregar a banca de um concurso que passei, gostaria de saber se ha motivo incapacitante segundo o meu laudo abaixo:

    cor: amarelo escuro
    cristais: oxalato de calcio (+)
    celulas: 02/pc

    os demais itens estao de acordo com os dados de referencia. solicito ajuda.

  • Flaviana

    minha colega está c o seguinte resultado:
    3 – 6 piocitos
    varios fios mucosos
    numerosos cristais de oxalato de calcio
    0-1 hemacias por campo
    moderada flora bacteriana
    e os demais resultados de acordo com os parametros normais

  • elaine

    gostaria de saber se estou com infecção, fiz uma cirurgia para tirar um calculo, esta fazendo 1 mês e o meu médico pediu este exame:
    obrigada
    ROTINA DE URINA (TIPO I)
    Material: Urina
    ANALISE FISICA
    VOLUME 70 mL
    VR: Variavel
    COR Amarelo claro
    VR: Amarelo ouro
    ASPECTO Ligeiramente turvo
    VR: Limpido
    DEPOSITOS Raros
    VR: Nulos
    DENSIDADE 1015
    VR: 1001 a 1026
    pH 6.0
    VR: 5.0 a 7.0
    ANALISE QUIMICA
    GLICOSE Normal
    VR: Ate 0.25 g/L
    PROTEINAS Normal
    VR: Ate 15 mg/dL
    CORPOS CETONICOS Ausente
    VR: Ausentes
    BILIRRUBINA Ausente
    VR: Ausente
    UROBILINOGENIO Normal
    VR: Ate 1/80
    HEMOGLOBINA Ausente
    VR: Ausente
    ANALISE MICROSCOPICA
    CELULAS EPITELIAIS 4.000 /mL
    VR: Ate 10.000 /mL
    LEUCOCITOS 3.000 /mL
    VR: Ate 7.000 /mL
    ERITROCITOS 1.000 /mL
    VR: Ate 5.000 /mL
    MUCO Presente (+)
    VR: Ausente
    FLORA BACTERIANA Normal
    VR: Normal

    CULTURA, URINA COM CONTAGEM DE COLONIAS
    Material: Urina

    _NAO HOUVE CRESCIMENTO BACTERIANO.
    Metodo: Fry e Cols

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Elaine, tudo bem, não observou-se infecção.

  • Renata Rodrigues

    Por favor, estou grávida e foi solicitado um exame de urina pela minha médica. Já estou com retorno marcado, mas fiquei preocupada com o que diferencia dos “valores normais” no exame e ainda faltam alguns dias para o meu retorno. Eu estou com alguma infecção?

    O que me preocupou foram os seguintes itens:

    Cor: Amarelo Citrino
    Aspecto: Ligeiramente turvo
    Depósitos: moderados
    Muco: Presente (+++)

    Obrigada.

  • INGRID

    olá silvano, no meu exame de urina veio constando traços de hemoglobina, quando o valor de referencia é ausente.

    o que significa??

    grata.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      hemoglobina é uma substância presente no interior das hemácias (sangue).

  • Rosemberg Nascimento

    Olá, é a primeira vez que participo deste site e gostaria de solucionar uma dúvida.

    Acabei de pegar o resultado do exame de urina e deu “numerosos filamentos de mucos”. Gostaria de saber o que isto significa e se afetará o processo seletivo, concurso público, o qual participo.

    Abraços,

    Rosemberg Nascimento

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não vai afetar. Abraço.

  • Rosemberg Nascimento

    Muito obrigado pela solução das dúvidas. Alguém que ja passou por isso sabe que são esses numerosos filamentos de muco na urina?

    Abração

  • Rubens

    bom primeiramente bom dia…
    gostaria de saber o meu resultado poois ainda
    vou demorar a voltar no medico.
    obg desde já.
    vlme 10 ml
    cor ac
    ph 5.0
    celulas: re
    piocitos 4/6
    hemacias 1/3
    muco presente ++
    flora bas. desa ( ñ entendo muito a letra de alguns medicos.)

    muito obrigado.

    no de sangue se puder me ajudar.
    hemató : 45%
    hemoglobina: 15
    hemacia : 5.0
    leucocitos : 5800
    basofilos : –
    eosinofilos : 01
    mielocitos : –
    met. mielo : –
    bastoes : 02
    segmentados: 64
    linfocitos : 31
    monocitos: 02
    plaquetas: 151000

    obrigado pela ajuda que vc nos propociona.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Nenhum problema aparente, mas deve levar ao seu médico e verificar compatibilidade com quadro clínico. Abraço.

  • vivian

    Doutor,meu exae de hemoglobina no sangue deu positivo,pode ter dado positivo pq estou no periodo menstrual?fiz o exame ontem e estou pra menstruar a apartir de amanhã.o estranho q nunca tive colicas antes de menstruar e na semana atras,eu tive fincadas,dores do lado esquerdo do abdomem,minha urina esta amarelo bem forte e nao tem um cheiro forte,minha glicose ta 87 ,tenho 33anos.

  • Jefferson

    Olá, é a primeira vez que participo deste site e gostaria de solucionar uma dúvida.

    Acabei de pegar o resultado do exame de urina – eas e o resultado foi o seguinte:

    Exame Físico

    Cor: Amarelo citrino
    Densidade: 1020 a 20ºC
    Aspecto: Ligeiramente Turvo
    Reação: Ácida

    Exame Químico

    Proteínas: Ausente
    Glicose: Ausente
    C. Cetônicos: Ausente
    Urobilinogênios: Normal
    Bilirrubina: Ausente
    Hemoglobina: Ausente
    Nitrito: Ausente

    Sedimentoscopia

    Piocitos: 2 a 4 (p/campo)
    Hemáceas: Ausente
    Leveduras:Ausente
    Células epiteliais: Raras
    Cilindros hialinos: Ausente
    Cilindros Granulosos: Ausente
    Cilindros leucocitários: Ausente
    Cristais: Ausente
    Flora Bacteriana: Moderada
    Filamentos de muco: ausente.

    Gostaria de saber o que isto significa e se este resultado pode afetar a minha participação em um concurso público ? Obrigado.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Não pode afetar. Abraço.

  • Avací tereza

    Boa tarde ! assim como meus colegas fiz exame requerido por concurso público. Esse é meu segundo exame pois ainda não saiu o termo de posse . No meu primeiro exame deu tudo normal porém no último tive como resultado diferente(no quimico e caracteristicas gerais deu dentro das referências ) na sedimentoscopia : Células epiteliais de descamação; 8 leucócitos p/campo , muco e bactérias. De qualquer forma vou ao médico mas gostaria de saber se esse resultado me impede de assumir cargo público.

  • TATIANA

    como é q acusa gravidez num exame de urina?

  • Chaves

    olá caro amigo silvano, gostaria que esclarecesse uma duvida quanto ao meu exame que deu o seguinte:

    UROCULTURA

    Bactéria isolada.: Aus~encia de crescimento bacteriano após 48 horas de incubação.

    Sedimentoscópia.: Raras células epiteliasis de descamação
    1 piócito por campo
    Cristais de oxato de cálcio.

    Tenho alguma coisa que devo me preocupar
    Desde já muito agradecido amigo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Está tudo bem, sem problemas neste exame. Abraço.

  • http://não joaquim

    ola e a primeira vez que participo deste site gostaria de tira uma duvida ao urina na bacia sanitária observei que depois de um tempo
    a água da bacia fica limpinha porem no fundo da bacia fica aquele amarelão forte como se fosse água e oleo só que água em cima e o óleo amarelão em baixo e normal ou tenho que fazer exames especifico de urina
    obrigado

  • Walter Araujo

    No meu Exame de urina constou Cristais=Oxalato de calcio ++.
    Gostaria de saber o que isto significa e se afetará o processo seletivo, concurso público, o qual participo.

  • Georgina Wagner

    Boa noite doutor,

    Tenho 31 anos, não fumo nem bebo e no dia 26/10/2009, comecei a sentir diversas dores na região lombar do lado direito que me levaram para o hospital, onde ao chegar no mesmo fui submetida a alguns exames: CREATININA SANGUE, SODIO SANGUE, POTASSIO SANGUE, SUMARIO DE URINA,HEMOGRAMA COMPLETO E ULTRASSON(rim direito com discreta alteração da ecotextura,a piore podendo estar relacionado a processo inflamatório, na dependência da correlação clínica). Os outros exames deram todos normais com excessão do ULTRASSON.
    O médico me passou mais alguns exames: CLEARANCE DE CREATININA, CREATININA SANGUE, GLICOSE SANGUE, POTASSIO SANGUE UREIA SANGUE E PROTEINURIA DE 24 HORAS ( UNICO ELEVADO 206MG/24 HORAS).
    Fui ao urologista e o mesmo me passou mais alguns exames: ANTIBIOGRAMA DIFUSÃO EM AGAR, URINOCULTURA, SUMARIO DE URINA E TC DE ABDO E PELVE DIRIGIDA AS VIAS URINÁRIAS. Todos normais.
    E doutor realmente estou perdida pois, continuo com dores (apesar de poucas), urina com cor amarelo forte e um odor muito forte e desagradável principalmente na primeira urina da manhã.
    Outro sintoma é uma ardência de vez em quando principalmente se ficar muito tempo sentada.
    O que o senhor me aconselha fazer? Que médico ou exame devo procurar?
    Ontem fui ao ginecologista e aparentemente esta tudo normal.
    O meu urologista diz que não tenho nada, o que me falta é beber mais água.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Georgina,
      siga sempre a indicação de seu médico, pois pelos exames, como relata está tudo normal, desta forma apenas o médico avaliando clinicamente pode fornecer algum parecer. Abraço.

  • jacira gomes

    por favor me tire uma duvida para um concurso publico fiz alguns exames o de urina deu HEMOGLOBINA(++),O DE SANGUE DEU GLICOSE 57mg/dL e creatinina0,37mg/dL ESSES VALORES PODEM COMPROMETER O PROCESSO SELETIVO DO CONCURSO OU A MINHA SAUDE?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Claro, devem ser averiguados, mas nada que impeça acesso a vaga. Hemoglobina é sangue, pode ser quadro menstrual ou infecção, deve ser pesquisado motivo e repetir os outros dois. Abraço.

  • Cristiane

    Boa tarde,

    Fiz alguns exames e um deles deu resultado de hemaceas 110.000 quando VR seria 5000. Quais tipos de doenças podem ser ? Só tenho médico retorno na 2a.quinzena de janeiro e estou muito preocupada com este resultado. Vou tentar emergencialmente um encaixe mas gostaria de ter ideia de que doenças podem ser, neste tipo de resultado.
    Obrigada

    Cristiane

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Cristiane, pode ser desde um quadro menstrual ou uma infecção urinária, por exemplo. Mantenha a calma, não é um resultado de alarme. Abraço.

  • Gentil

    O meu exame de urina deu HEMACIAS (23 P/C) E HEMOGLOBINA(++), O QUE ISTO SIGNIFICA.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sangue na urina, avaliar se infecção ou menstruação.

  • João Almeida

    Parabéns! O teor destas informações são importantes para que o leigo – como eu – possa interpretá-las e incorporar novos conhecimentos sobre os resultados de exames laboratoriais.

  • sandra

    No meu exame de sangue está tudo bem segundo os parâmetros, e no de urina a única coisa que está fora de normal é leucócitos incontáveis.
    Já li aqui na internet que pode ser infecção urinária, mas não noto nenhum ardor na micçaõ nem nada.
    Que pode ser Dr?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Muitos leucócitos é indício de infecção, mas somente seu médico poderá confirmar estas suspeitas. Abraço.

  • Marli – 30 anos

    Urina tipo 1
    coloração amarelo – turvo
    ph 5,0
    proteínas normal
    urubilinogenio normal
    hemoglobina +
    celulas epiteliais diversas de descamação
    leucocitos 84.000 isolados e conservados, alguns degenerados
    eritrocitos 5.000
    bacterias numerosas
    bacteria isolada escherichia coli

  • talita 17 anos

    Ola gostaria de tirar uma duvida fiz o exame de urina e deu infecção
    deu o seguinte

    aspecto : turvo
    cor: amarelo leitoso
    ph: 6,00
    densidade: 1.025
    piócitos:18.000ml
    hermacias:3.000ml
    Flora Bacteriana: Moderada

    gostaria de saber se é muito serio o meu médico me passou um remédio xamado ciprofloxatrin 500mg

  • erika

    Dr. fiz um sumário de urina (não foi o primeiro jato) em jejum de 14 horas e o resultado foi o seguinte:
    hemácias 6 a 8 por campo
    leucócitos 1 a 2 por campo
    fliamentos de muco – ausentes
    celulas de descamação – raras
    cristais – oxalato de calcio (+)
    bactérias de fermentação (+)

    o que signfica? preciso me preocupar com algo?

    grata. Erika

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Exames de urina, não é possível dar um parecer sobre resultado, são vários dados que devem ser correlacionados com sintomas e avaliação clínica, que o médico irá realizar.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Não sei o que quer dizer com perigo, mas deve deixar de lado este “trabalho muito” e dar um pouco de atenção especial para a saúde, não concorda? Tem uma infecção se seguirmos apenas o exame, mas seu médico vai avaliar o quadro geral e se identificar a necessidade vai prescrever antibiótico. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure seu médico para avaliação clínica, não é possível informar diagnóstico, mas pode ser até o final de uma menstruação ou início, ou outro problema, volte com seu médico. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Se tem positivo realmente todos estes testes urinários, sim deve ir ao seu médico para avaliação clínica, não é possível informar diagnóstico apenas com resultado de exames. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Valmir, comentei sobre este resultado neste texto veja > http://www.plugbr.net/oxalato-de-calcio-e-muco-no-resultado-do-exame-de-urina/ Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Pelo exame de urina EAS não sabe, tem que fazer o beta HCG, teste de gravidez. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    se não estiver menstruada, ou iniciando a menstruação deve levar ao seu médico para ver infecção, problemas renais, ele irá investigar com base em outros exames e observações clínicas, não apenas com este resultado. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela
  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    No exame não foi encontrado bactérias isoladas. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Tem uma infecção bacteriana, o seu médico vai passar um antibiótico e tudo estará resolvido. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Emanoel, pelo que relata o resultado mostra uma infecção que seu médico vai tratar. Abraço.

  • marcia

    notei que quando faço xixi, minha urina está bem limpa mas observo que na superficie da agua fica uns pingos parecido com azeite, gordura mesmo

  • Mariana

    Olá, gostaria de saber se eu tenho que ficar preocupada com um exame de urina por apresentar flora bacteriana discreta… Obrigada.

  • Cristiane de Lima

    Olá. Eu fiz o parcial de urina, e deu presença de bactéria (2+/4) e Leucócitos 00 a 01. Devo me preocupar? Porque eu estou com sintomas de infecção na bexiga ou útero, não sei o certo. Mas aí, fui fazer o exame e deus estes resultado, o Ph de 6,0 o restante está normal. Só me preocupei com a presença de bactérias, devo procurar um médico para me tratar???

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Sangue, seu médico vai avaliar o motivo, menstruação ou outro. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Poucos, alguns encontrados. Seu médico vai avaliar se são importantes conforme quadro clínico.

  • Cristiane Francilé

    olá me chamo cristiane tenho 27 anos,fiz uma exame de urina pois estou va sentido muita dor ao fazer xixi,ate sangue estava saido,e também sinto dores lobares no lado esquerdo.meu exame de urina deu microbiotica bacteriana desenvolvida. e o o de sangue deua Leucócitos 12.100,os neutofilos 73,os linfocitos 11. estou muito preocupada.

  • tatiana

    bom dia dr viela.fiz um exame de urina
    volume fisico:60
    aspecto:ligeriamente turvo
    cor:amarelo
    citrino

    ph:5,0
    densidade:1030
    proteinas:traços
    glicose:ausente
    corpos cetonicos:ausentes
    nitrito:negativo
    hemoglobina/hemacias:ausentes
    bilirrubinas:ausentes
    urobilinogenio:normal
    leucocitos:3
    hemacias:ausencia para o campo
    celulas epitelial:08 p/ ocampo
    muco:(++)
    microbiota bacteriana:discretamente aumenta
    cristais:ausentes
    cilindros:ausentes
    presencia de materia amorfo(++)
    estou muito preocupada mim ajude no resultado

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    De forma alguma.