Exame de sangue oculto nas fezes mostra resultado positivo em várias doenças

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Ninguém gosta de ficar olhando as fezes depois do “serviço” pronto, antes daquele gesto de adeus, apertando a descarga do vaso, de vez em quando é bom dar uma olhada neste material, buscando identificar elementos anormais, como partes avermelhadas de sangue. O resultado do exame informa como teste positivo ou negativo pode ser revelador de várias doenças, veja mais neste texto.

O movimento normal do intestino médio produz fezes cor marrom, a presença de sangue nas fezes é um forte indicativo de hemorragia interna, e causa de preocupação, significa que algo está errado com o intestino grosso.

Na verdade, sangue nas fezes é o sintoma de uma série de doenças, envolvendo o estômago, intestino ou do fígado.

Existem diferentes formas de identificar e diagnosticar a presença de sangue no material biológico fezes.

No entanto, sangue nas fezes, não significa que a cor das fezes sempre aparece em vermelho. O sangramento no intestino também pode causar a evacuação intestinal que dá origem a fezes pretas, fétidas e pegajosas, estão associados com hemorragia gastrointestinal é conhecido como Melena. Esta cor das fezes não é certamente normal é essencial consultar um médico, pois pode ser um sintoma de transtorno, envolvendo o intestino grosso ou vesícula biliar.

Teste de sangue oculto nas fezes é um teste usado quando o sangue nas fezes que não é visível a olho nu, nesse caso, a cor incomum, não pode ser visto, devido à presença de pequena quantidade de sangue nas fezes.

Este teste é a maneira mais confiável para confirmar sangue nas fezes, o teste realizado no laboratório consiste em identificar pequenas partículas de material sanguíneo que possam estar presentes na amostra de fezes. Geralmente são testes com método imunocromatográfico rápido para determinação qualitativa de sangue oculto nas fezes, e não existe, na maioria dos testes usados hoje em dia, restrições alimentares para coleta de amostras, mas para evitar falso positivo, evite colher o material em caso de uso excessivo de medicamentos, ASS, durante e após 3 dias do ciclo menstrual, ou sangramentos do trato urogenital.

Veja neste novo texto como coletar as fezes para o exame de sangue oculto.

As causas de sangue nas fezes

Sem sombra de dúvida, sangue nas fezes é um sinal de alerta de uma doença, mais especificamente um distúrbio gastrointestinal. As causas mais comuns de fezes vermelhas ou pretas são as úlceras de estômago e danos às veias no estômago durante o vômito. Algumas das razões ocultas sobre a ocorrência de sangue nas fezes podemos dizer que são:

Gastroenterite: Esta é uma infecção que ataca o estômago e os intestinos, mais especificamente, é a inflamação do trato gastrointestinal que provoca diarreia com sangue, se o tratamento é negligenciado.

Hemorroidas: Quando as veias, localizado no ânus e área do reto ficar inchada, a condição resultante é referido como hemorroidas. Quando as hemorroidas estão presentes no interior do ânus, a pessoa pode excretar fezes que são parcialmente cobertas de sangue.

Obstipação: Dolorosa evacuação intestinal na qual um grande volume de fezes é removido por danificar o tecido em torno do ânus pode causar sangue nas fezes. Isto porque, o delicado tecido desta área pode sangrar muito quando se esfrega contra as fezes passando grande.

Síndrome Inflamatória Bowel: Este é um problema digestivo que provoca inflamação da parede intestinal que pode resulta em diarreia com coágulos de sangue nas fezes.

Úlceras: As úlceras são feridas ou lesões que se formam na parede interna do estômago, úlceras podem ser de diferentes tipos, como úlcera gástrica, úlcera duodenal. Os sintomas de úlceras em caso de estômago ou úlcera péptica incluem indigestão, sensação de queimação no estômago e dor abdominal, se não for diagnosticada e tratada, pode levar a complicações como hemorragias.

A assistência de um médico, rapidamente é necessária se houver sangue vermelho forte nas fezes. O diagnóstico da causa  é a chave para eliminar este problema. Por isso, consultar um médico bem qualificado é muito importante para se livrar dessa condição, no mínimo.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.