Cloretos, cloro ou cloremia é uma análise laboratorial usada para avaliação de distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. O médico pode solicitar o teste no sangue ou na urina e podemos ter resultados com hipocloremia ou hipercloremia. Veja as recomendações para coleta do material biológico, jejum indicado e quais os valores normais e alterados para este exame.

A hiponatremia que é pouco sódio no sangue, e a alcalose metabólica estão associadas a hipocloremia, que é um nível baixo de cloro no organismo. A hipernatremia que é o excesso de sódio no sangue, e a acidose metabólica estão associadas a hipercloremia que é um transtorno de eletrólitos onde ocorre um nível aumentado de cloro no sangue.

O que pode indicar valores aumentados ou diminuídos de cloretos no sangue

Nível aumentado de cloretos no sangue ocorre quando é administrado cloretos, também em acidose tubular renal e infusão salina excessiva.

O cloro também aumenta em situações como desidratações hipertônicas, em diarreias com grande perda de bicarbonato, na intoxicação por salicilatos e no hiperparatiroidismo primário.

Níveis baixos de cloro podem ser vistos em casos de super-hidratação, vômitos prolongados, insuficiência cardíaca congestiva, acidose respiratória crônica, SIADH, doença de Addison, queimaduras, nefrite perdedora de sais, alcalose metabólica e uso de diuréticos.

Cloro, cloretos – Exame também pode ser realizado na urina

Nas situações onde o médico solicita que o exame cloretos seja realizado na urina, ele busca avaliação eletrolítica da amostra desta pessoa de balanço ácido-base; monitorar o rigor de dieta hipossódica e a possibilidade de resposta a cloreto em casos de acidose metabólica.

Para amostra de urina valores aumentados de cloro indicam alcalose não responsiva ao cloro – Neoplasmas produtores de ACTH ou aldosterona, uso de corticosteróides.

Em caso de valores diminuídos de cloro na urina indica alcalose responsiva ao cloro.

Como coletar sangue ou urina para fazer o exame cloro ou cloretos

Se o médico pedir para fazer o exame cloretos na urina de 24 horas, deverá coletar toda urina deste período. Enviar todo material para o laboratório analisar.

Caso o médico peça para fazer o exame cloretos na urina em uma amostra isolada, colher uma amostra a qualquer momento para realizar o teste.

Quando o médico solicitar exame do cloro no sangue, o material deve ser coletado no laboratório de análises clínicas de sua confiança respeitando pelo menos 3 horas de jejum, a amostra será retirada da via do braço, o procedimento é rápido e simples.

O resultado do exame normalmente é liberado no dia seguinte. O teste não é caro.

Valores normais do exame cloro ou cloretos

O exame realizado pelo método potenciométrico o valor normal no sangue é de 98 a 107 mEq/L.

A concentração do analito em questão em uma amostra isolada de urina, pode variar de acordo com a dieta ou uso de medicações, não havendo valores de referência estabelecidos. A dosagem deste analito em urina de 24 horas poderá fornecer melhor correlação clínica laboratorial.