O exame CA 19-9, também conhecido como CA GI, serve para fazer o monitoramento de neoplasias de pâncreas e também de câncer colo-retal. Para realizar o teste o material a ser coletado é o sangue e o resultado da análise constando valor normal ou alterado geralmente é liberado no dia seguinte.

A principal utilidade do exame CA 19-9 é a monitoração terapêutica e a detecção precoce de recidivas de carcinomas gastrointestinais, principalmente os pancreáticos. É capaz de indicar a recorrência antes da evidência clínica ou radiológica da recidiva. Deve ser utilizado em conjunto com outros marcadores, em especial com o antígeno carcinoembrionário (CEA).

Jejum e coleta do sangue

Antes da coleta do sangue não é necessário jejum obrigatório, mas é recomendado que faça um pequeno jejum de 4 horas. No laboratório a equipe irá colher o sangue da veia do braço, normalmente, como é coletado para outros testes simples.
exame-ca-19-9
O resultado geralmente é entregue no dia seguinte, apenas em alguns laboratórios que o material é enviado para serviços de apoio, desta forma, demorando um pouco mais. No laboratório a atendente vai informar a data que o resultado será liberado. Se o laboratório disponibiliza o serviço de retirada de resultados via internet não se esqueça de solicitar login e senha para acessar e imprimir o laudo.

Resultados e valores normais

O valor normal para este teste é resultado inferior a 39,0 U/mL.
Para valores aumentados: carcinoma pancreático (72 a 100%), carcinoma hepatocelular (67%), carcinoma gástrico (62%), carcinoma coloretal (19%) e patologias não neoplásicas (pancreatite – 96%).

O resultado deste teste não deve ser avaliado isoladamente, leve ao seu médico, ele irá correlacionar com outros testes e com a clínica apresentada.