Exames de sangueExame CA 15 - 3 ou CA153 - Monitorando...

Exame CA 15 – 3 ou CA153 – Monitorando câncer de mama, sensibilidade e limitações do teste

O exame CA 15-3 é um marcador sanguíneo usado para fazer o acompanhamento de pacientes com câncer de mama. O alvo detectado nos ensaios de CA 15-3 é uma glicoproteína, produto do gene MUC1. O teste também é solicitado como, marcador tumoral, CA153, ou CA Mama. Veja como fazer a coleta do sangue e sobre a sensibilidade e limitações do teste.

Esta glicoproteína normalmente pode ser encontrada na maioria das células epiteliais glandulares e no soro, estando elevada em muitas neoplasias, incluindo adenocarcinomas e carcinomas escamosos. Inúmeros estudos têm confirmado que o CA 15-3 é o melhor marcador tumoral disponível para a avaliação do câncer de mama.

Exame CA 15-3, limitações e sensibilidade

Mesmo sendo o marcador mais indicado para monitorar câncer de mama, o seu uso é relativamente limitado em função de possuir uma baixa sensibilidade nas fases iniciais da doença (15% a 35%), além de uma falta de especificidade.

Níveis acima do limite normal (28 U/mL) são encontrados em 5,5% dos indivíduos normais, em 23% das mulheres com câncer primário de mama e em 69% das pacientes com câncer metastático.

Portanto, o exame não deve ser direcionado para diagnosticar ou mesmo triar câncer de mama.

CA 15-3 deve ser solicitado para exercer uma monitorização do tratamento e também de detecção de recidivas. Sendo este teste mais sensível e específico que o CEA para tal finalidade.

Coleta do sangue para o exame CA15-3, jejum e orientações gerais

Para pessoas que necessitam realizar o exame CA153, devem fazer um jejum de 4 horas, e o material biológico a ser coletado é sangue, retirado com uma picada de agulha na veia do braço.

O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Valores normais para o teste de sangue CA-15-3

Usando a técnica de eletroquimioluminometria, será um resultado normal quando o valor estiver até 28 U/mL. Sendo que o limite inferior de detecção é 1,0 U/mL.

Também podemos encontrar níveis aumentados de CA 15-3 em outras neoplasias como, pâncreas, pulmão e ovário, e, raramente, em doenças benignas (hepatopatias).

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

3 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x