Exame anatomopatológico, biópsia ou citologia oncótica o papanicolau, resultado demorando ou adiado

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Exames anatomopatológicos também conhecidos por outros nomes, o seu médico poderá fazer a solicitação do exame como biópsia, e histopatológico e patologia cirúrgica, além destes tem também os citológicos como colpocitologia, citologia ginecológica, papanicolau, citologia oncótica, análise de punção aspirativa e pesquisa de células neoplásicas. Algumas vezes estes resultados demoram, ou melhor são remarcados para entrega em nova data pelo laboratório, isso é normal ou quer dizer que tem alguma alteração? Veja aqui.

Outros exames que geralmente são realizados rotineiramente no laboratório, são coletados e a amostra de sangue é processada em equipamentos automatizados, mas no caso dos exames anatomopatológicos são avaliados individualmente por técnicos e equipe de médicos especializados para a função, e algumas vezes as avaliações, por ser extremamente complexas necessitam de uma análise mais minuciosa, e isso pode requerer a intervenção de outro profissional médico especialista.

Em alguns casos o resultado que seria liberado em um prazo determinado, tem o tempo de entrega do laudo prolongado, e demora um pouco mais para o paciente ter o exame em suas mãos para levar ao seu médico, isso muitas vezes causa uma certa preocupação no paciente, mas o procedimento é necessário para que os profissionais possam fazer novos estudos, reavaliação por outros membros da equipe, preparo de novas lâminas e cortes das peças analisadas, para que o exame fique completo e fidedigno e seja liberado.

Mas o paciente que recebe a notícia de que seu resultado de citológico, pesquisa de células neoplásicas, e outros, teve a entrega adiada, logo suspeita que seja um resultado positivo ou que tenha uma gravidade, mas na realidade esta amostra que foi encaminhada ao laboratório para avaliação requer realização de novos testes.

Trata-se apenas de uma necessidade técnica para avaliações por exames mais aperfeiçoados.

Portanto, não é todas as vezes que um resultado de exame de anatomopatológico remarcado para entrega em nova data que o laudo irá apresentar com células neoplásicas malignas ou outro caso positivo. Mantenha a calma e aguarde seu resultado ser liberado e entregue para seu médico analisar.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.