Ética e respeito mútuo é desenvolvimento humano

Nós, enquanto profissionais seja de saúde, tecnologia da informática ou educação precisamos conhecer o código de ética e normas que foram estabelecidas para as nossas profissões e procurar refletir sobre a aplicação destas na prática, pois estamos a serviço do ser humano e, nas mais diversas situações e circunstâncias da vida.
Para que as pessoas possam viver harmoniosamente no seu grupo social e profissional, faz-se necessário que assumam compromissos éticos entre si.

O principal compromisso ético que todo ser humano deve assumir é o de tratar as pessoas como pessoas. Para isso, é necessário desenvolver o respeito mútuo, procurando entender o ponto de vista do outro mesmo que não esteja de acordo com seu princípios e teorias.

Quando visitamos algum blog e lemos alguma coisa que para nós é básico e sem valor, não podemos desmerece-lo, pois para aquele que escreveu e para outros que lerem pode ser de grande valor.

A conduta humana ou comportamento é a maneira de agir das pessoas. Numa visão geral, a conduta humana pode ser determinada por dois momentos distintos:

O primeiro momento é interno, refere-se aos aspectos psíquicos ou mentais; é quando a pessoa pensa no que vai fazer e decide de acordo com sua consciência, seus valores e sua vontade.

O segundo momento é caracterizado pela ação; é quando a pessoa executa sua decisão ou manifesta uma reação. A ação pode ser considerada voluntária ou involuntária:

  • Ação voluntária quando a ação é de acordo com a sua vontade, ou seja, você refletiu e decidir, conscientemente, antes de agir.
  • A ação é considerada involuntária quando a pessoa não teve condições de pensar e/ou decidir sobre sua ação. O ato involuntário geralmente é praticado sob coação, ameaças, risco de vida ou fortes condicionantes psíquicos. Então a ações involuntárias acontecem em situações diversas.

Antes de agir intempestivamente e criticar ou desvalorizar seja um trabalho ou categoria profissional ou algum artigo escrito em algum blog, é justo e correto enaltecer elogiar e se for o caso de criticar que seja de maneira equilibrada e ponderada. Observei isso hoje ao entrar em um blog, prefiro não citar, onde ocorreu algumas coisas que não devem fazer parte de nosso cotidiano.

Os valores ajudam a guiar nossas vidas, mesmo que alguns deles sejam para mim fundamentais para outra pessoa podem ser banais e sendo assim saber respeitar os valores dos outros também é um valor que agregamos.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • JOSE FLAVIO

    OI MUITO BOM HEIM…

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Ok José Fávio, estamos abertos aos seus comentários e opiniões. Obrigado.

  • Marcelo

    Muito bom, está de parabéns! Ética e respeito é oque todos precisamos mas nem sempre temos. Precisa-se botar a mão na conciencia e pensar sobre nossas ações.

  • Fernanada

    beleza gostei

  • taynara

    Eu aprendi muita coisa gostei.

  • daniele

    eu gostei muito dessa pesquisa pois me agudou muito a fazer o meu trabalho da escola.

  • daiane

    daniele gostei do seu trabalho me ajudou muito na escola

  • bianca

    gostei muito!!
    me ajudou muito obds!!