Se o médico solicitar o EPF ou exame parasitilógico de fezes, siga as recomendações para coleta, armazenamento e transporte deste material.

Este na foto, com um “chifre” é um ovo de Schistosoma mansoni, visto ao microscópio, encontrado nas fezes. Como devemos proceder para colher as fezes para exame?

Pegar no laboratório ou comprar na farmácia um pote coletor de fezes.

ovo_smansoni.gifColher as fezes diretamente no frasco ou sobre um papel ou plástico e transferir para o pote, este procedimento de preferência no período da manhã e depois de coletar (pequena porção) levar ao laboratório, caso não seja possível, acondicionar o pote em um saco plástico e manter refrigerado.

O exame parasitológico de fezes é utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.

É recomendado o exame de fezes três (03) amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não descarta a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

Ao colher as fezes para realizar este exame não é necessário estar em jejum, salvo raros casos para pesquisa de substâncias presentes nas fezes.

O uso de laxante não é recomendado para facilitar a coleta de fezes para este exame.

O MIF (MerthiolateIodoFormol) é o líquido que algumas vezes o paciente recebe no laboratório para fazer exame de fezes onde as amostras são coletadas e acondicionadas neste pote em 3 dias consecutivos, uma por dia e todas as amostras, pequena porção, colocadas no mesmo pote contendo o líquido. E este deve ser mantido em local fresco.

Eu estava indo procurar assuntos relacionados, em outros blogs, mas resolvi não linkar ninguém neste texto, ele é meio… São alguns dos ossos da profissão.

Alguns relatos sobre exame de fezes:

E o pior é quando tem que levar para o laboratório, parece que todo mundo está te olhando e pensando “olha lá o cagão”.

Acreditem eu não consigo passar em vestibular nenhum, fui reprovado até no exame de fezes.

Consulte seu médico regularmente, e faça os exames por ele solicitados, entre eles o exame de fezes, vários sintomas pode surgir decorrentes da presença de protozoários ou helmintos no organismo, desde indisposição estomacal e cólicas até cistos que surgem em órgão do corpo, ou fortes anemias que debilitam crianças ou adultos.

Se o resultado de exame de fezes apresentou positivo, veja recomendações: exame de fezes – Ascaris lumbricoides

Exame de fezes – Entamoeba histolytica