EPF – Exame Parasitológico de fezes – coleta, armazenamento e transporte

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Se o médico solicitar o EPF ou exame parasitilógico de fezes, siga as recomendações para coleta, armazenamento e transporte deste material.

Este na foto, com um “chifre” é um ovo de Schistosoma mansoni, visto ao microscópio, encontrado nas fezes. Como devemos proceder para colher as fezes para exame?

Pegar no laboratório ou comprar na farmácia um pote coletor de fezes.

ovo_smansoni.gifColher as fezes diretamente no frasco ou sobre um papel ou plástico e transferir para o pote, este procedimento de preferência no período da manhã e depois de coletar (pequena porção) levar ao laboratório, caso não seja possível, acondicionar o pote em um saco plástico e manter refrigerado.

O exame parasitológico de fezes é utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.

É recomendado o exame de fezes três (03) amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não descarta a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

Ao colher as fezes para realizar este exame não é necessário estar em jejum, salvo raros casos para pesquisa de substâncias presentes nas fezes.

O uso de laxante não é recomendado para facilitar a coleta de fezes para este exame.

O MIF (Merthiolate-Iodo-Formol) é o líquido que algumas vezes o paciente recebe no laboratório para fazer exame de fezes onde as amostras são coletadas e acondicionadas neste pote em 3 dias consecutivos, uma por dia e todas as amostras, pequena porção, colocadas no mesmo pote contendo o líquido. E este deve ser mantido em local fresco.

Eu estava indo procurar assuntos relacionados, em outros blogs, mas resolvi não linkar ninguém neste texto, ele é meio… São alguns dos ossos da profissão.

Alguns relatos sobre exame de fezes:

E o pior é quando tem que levar para o laboratório, parece que todo mundo está te olhando e pensando “olha lá o cagão”.

Acreditem eu não consigo passar em vestibular nenhum, fui reprovado até no exame de fezes.

Consulte seu médico regularmente, e faça os exames por ele solicitados, entre eles o exame de fezes, vários sintomas pode surgir decorrentes da presença de protozoários ou helmintos no organismo, desde indisposição estomacal e cólicas até cistos que surgem em órgão do corpo, ou fortes anemias que debilitam crianças ou adultos.

Se o resultado de exame de fezes apresentou positivo, veja recomendações: exame de fezes – Ascaris lumbricoides

Exame de fezes – Entamoeba histolytica


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://netocury.com Neto Cury

    Silvano, a pior merda (literalmente) que já me aconteceu foi fazer o exame dos três dias… ninguém merece!
    Ter que ajeitar o “material” no potinho é a coisa mais deprimente do mundo kkkkkkkkkkkkk
    Quanto aos outros pensarem… eu estou cagando (olha só!) e andando pros outros…rs
    Abração

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Essa foi boa Neto, vou dizer pro pessoal lá do laboratório. Neto, tem uma coisa pior que fezes no laboratório, e este é motivo de outro post, assim que resolver uns probleminha que estou tendo no blog esta semana. Abração.

    • http://www.diagnostek.com.br José Carlos

      Prezado Silvano,
      Como um interessado pelo assunto, sugiro uma visita ao nosso site, http://www.diagnostek.com.br, para constatar que há alguns anos já oferecemos uma solução para todos, usuários e técnicos, para o exame parasitológico de fezes. Nosso produto, que é a evolução de mais de 20 anos nesta área, já está sendo exportado, com muito sucesso, além de já ter conquistado um bom número de usuários, que só não é maior por falta de instrumentos de divulgação e pelo desinteresse da leitura daqueles veículos os quais publicamos ininterruptamente há 5 anos.
      Atenciosamente

  • Paulo Dart

    Esse exame é o pior, não tem coisa mais chata, difícil é colher de criança, acertar hora.

  • Emílio

    Exame de fezes. Que coisa desconsertante e indesejável. O passo a passo é mesmo chato deste buscar o potinho´para coleta, coletar, levar ao laboratório, passar pelos olhares das pessoas e imaginar o que as mesma estão pensando destes atitudes merdonhas.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Emílio, apesar de tudo é muito importante ser realizado, mas é um pouco chato mesmo. Abraço.

  • islamariafreitasnascimento

    gostariadesaber sobre o método de faust, referente ao exame de fezes

  • Cláudia Chagas

    Eu como uma orgulhosa técnica em patologia clínica não considero nada constrangedor em fazer esse exame e considero ele tão precioso como qualquer outro material biológico e trabalho com ele com todo prazer.

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Cláudia, é ótimo ter profissionais dedicados, enriquecem a profissão. Meus parabéns.

  • ALexLuthor

    Nossa, ngm merece! O pior é q vc tem fazer num papel e tira lá no meio. Aquela pazinha é minúscula. E qnt mais vc mexe na merda mais ela fede. Ainda bem q é sua neh! hehehehe

  • Henrique

    Maconha sai no exame de fezes ?

  • vanilza

    Boa noite, tudo bem estou muito satisfeita de ter encontrado uma técnica em patologia clinica, estou querendo me ingressar em curso neste semestre e gostaria muito de um parecer de um profissional da aérea.Vc poderia me ajudar me flando mais sobre a profissão, o mercado me esclarecendo melhor ja trabalhei como cuidadora de idosos, e tenho mjita vontade de estar na aérea da saúde, obrigada abraços….
    Olá, Vanilza, já enviei algumas considerações no seu email. Abraço.

  • GUI SILVA

    Quando tenho que fazer esse exame fico com vergonha só de levar o potinho pois todo mundo olhando, mas depois nem me importo é uma coisa que vai ser bom pra minha saúde.

    Gui,
    Não se preocupe com os outros, geralmente eles também já entregaram a deles, hehe. Eu trabalho no laboratório e sei disso. Abração.

  • felipe teles

    Pow Silvano… Realmente é muito vergonhoso o exame de fezes, Mas tem coisas muito mais vergonhosas, e tudo passa!, Só não uma doença não Detectada.
    ABRAÇO.
    Felipe,
    tem toda razão, e muitas doenças são detectadas por este exame. Abração.

  • Camila Costa


    E o pior é quando tem que levar para o laboratório, parece que todo mundo está te olhando e pensando “olha lá o cagão”.”

    eu ri muito com essa…, é exatamente o que passa pela cabeça da maioria… rsrs
    Nem se preocupe com isso Camila, grande parte deles já deixou “a deles” na recepção.

  • Flavio Paulino -Recife

    Claudia parabens, voce gosta mesmo do que faz. Eu acho que entregar amostra de fezes e a maior merda……

  • Lendro

    Gente, eu tenho q coletar daqui a pouco, mas estou esperando dar vontade de pôr pra fora.. é… porque não vou espremer pra sair, né? rsrsrsrs… Podre! Literalmente… Que horror! Vou amarrar um pano no nariz. Mas minha merda nem é das q fede mais, sabe? hehehe… Só a título de informação, vcs sabiam q a merda q fede mais é a do gato? hehehehe… Cultura inútil. rs

  • Jordana

    Ahahaha… Muito pior que exame de fezes é exame de espermograma…
    Graças a Deus eu nunca vou passar por isso, mas já trabalhei em Laboratório…
    Gente, o cara ter q ir no banheiro do Laboratório colher esperma, pra entregar na recepção para as atendentes… isso é muito pior que colher na sua casa tranquilamente as fezes…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Jordana, acho que nos dois casos, são exames um tanto quanto “chatos”, mas extremamente necessários serem realizados , podem esclarecer inúmeras patologias. Abraço.

  • Jaque

    Eu nunca tive vergonha de levar o potinho heheheheh,
    mas estou com uma dúvida, quanto tempo após colher o material (as fezes) ele pode ficar armazenado e refrigerado em casa? sei que o quanto antes melhor, mas no caso de uma eventualidade,qual é o limite de tempo? sabe como é né ela fazia parte de mim rsrsrsrsrsrsr. grande abraço!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      se não for em material conservante MIF, ela deve ser deixada refrigerada apenas de um dia, por exemplo colhe a tarde e leva no outro dia de manhã ao laboratório. Ela já não te pertence mais, hehe.

  • manuka galdino

    Um dia desses, conquistei uma gatinha numa festa. Numa coincidência fatal, num dia que fui entregar o barro para examinar, tava lá, a gatinha que eu conquistei, rotulando meu barro e eu roxo de vergonha… Pô, tinha que ser a gatinha???!!! (he,he… Pense numa merda…)

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Manuka,
      não se preocupe, ela está acostumada, para nós que trabalhamos em laboratório, estes procedimentos são normais. Abraço.

  • Vita

    Muitíssimo obrigada por colocar esta informação de como coletar e armazenar fezes para exames, por que no meu caso é muito difícil me programar pra fazer merda pela manhã e levar ao laboratório, por que tenho de prisão de ventre. Nossa eu já estava a uma semana esperando (sob pressão)pra coletar meu material. Valeu mesmo!!!

  • Marcia

    quero saber se posso colocar todas as amostras no mesmo pote…..preciso entregar amostra de três dias,mas a moça não me falou se podia colocar!!! pode me ajudar…..

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Márcia, se dentro dete pote tem um líquido (conservante MIF) você pode colocar uma pequena porção de fezes durante os três dias e misturando com o líquido. Mas se não tiver líquido conservante você deve levar as fezes todos os dias depois da coleta para o laboratório e pegar outro pote. Abraço.

  • Priscila

    gostaria de saber se no epf normal, podemos colher o material num dia, armazenar e levarmos no outro? qual o período indicado para tempo de armazenamento? pode ser mais de 24 h?

    grata!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      De um dia para outro pode deixar em local refrigerado, no outro dia cedo leve ao laboratório.

  • arnaldo

    o duro mesmo é levar um pote de maionese cheio até a boca rsrsr

    • Sylvyojr

      Estava eu lendo sobre esse assunto e bebendo um suco de laranja, qnd li seu comentário, eu me engasguei e o suco voltou pelo meu nariz, demoro maior tempão para eu me recuperar….imaginei a cena na hora….comédia. vlw

  • valter araujo ( coordenador em endemias)

    é uma pena que este método tem sido pouco utilizado pelos labaratorios dos municípios pois era com este, que a antiga sucam trabalhava e a população era bem assistida por nós. gostaria inclusive que o tempo voltasse para que tivessemos tal qualidade em pesquisa de parasitologico de fezes. moro numa área altamente endémica e so com um trabalho eficaz conseguiremos minomizar tal problema.

  • Patrícia

    realmente o exame de fezes é uma merd*.
    ninguém merece ja penso quem tem intestino preso pra fazer aquele dos três dias?
    é um sacoo.. ainda maid deixa lá na geladeira de casa junto com as nossas comidas.. ecaaa

    • lucimar

      nossa meu marido fala isso. kkkkkkkkkk
      é muito nojento mesmo.rsrsrrss

  • Douglas

    Onde encontro o material conservante MIF ?????

    A sua embalagem vem explicando quantos ml ou gotas deve ser colocado em cada potinho ????

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Pega no laboratório que irá realizar o exame o pote com o conservante MIF

  • ludmilla

    Gostaria de saber quais sao os exames(todos),que sao feitos na area parasitologica.

    dede ja agradeço.

  • edson

    e meio estranho mas se acostuma com esses exames de fezes

  • michael salazar

    Fala a verdade eu nem ligo para q as pessoas pensa ligo esta bem d saúde quem nunca corto o rabo do macaco em casa d boa todo mundo caga acho issu uma merda rsrs

  • Raimundo

    é inacreditavel que no século 21 temos pessoas tão vergonhosas assim, se estas pessoas tem vergonha de levarem uma amostra biológica para um laboratório, chego a imaginar que jamais foram examinadas em um consultorio médico. Eu estou me formando em Farmácia e estou adorando meu estágio em análises clínicas.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Raimundo, mas a nossa população é desasistida em todos os sentidos, desde atenção a sua saúde até assistência social, não é culpa das pessoas e sim de um sistema que historicamente é opressor. Abraço, boa sorte na profissão, ela é contagiante mesmo.

  • Ana Cláudia

    Gostei do post! Vou levar meus exames amanhã, e não sabia se teria vontade de ir pela manhã. Fiquei na dúvida se podia armazenar na geladeira de um dia pro outro, agora que soube fiquei mais tranquilo.

    Valeu pela informação!

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Obrigado Ana. Abraço.

  • cândida

    Concordo com Cláudia Chagas. Parabéns para ela e para todos os profissionais que fazem esse trabalho tão necessário pela nossa saúde. Não sou da área, mas reconheço a importância desse pessoal no suporte a um diagnóstico mais preciso. Quem tem vergonha de levar seu material ao laboratório se constrange de graça, pois é um ser vivo igual a uma barata ou um sapo, que precisam expelir seus excrementos. Devemos nos preocupar é com a incapacidade de defecar com regularidade ou com uma doença grave em estágio inicial que poderia ser detectado a tempo com um simples exame desses.

  • Pingback: Entamoeba histolytica, resultado do exame de fezes positivo e como tratar segundo recomendações da SVS | Plugbr.net

  • Brenda

    Faço curso de análises clinicas e estou amando essa área da medicina.entrei nesse site para pesquisar assunto para semana de análises clinicas da escola.o meu tema é “equipamentos que podem ultilizados na area de exames de fezes e imunólogicos” mandem uma idéia para mim.obg.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Sim Brenda, em exames básicos de fezes o microscópio e em imunologia equipamento automatizado dependendo da metodologia temos vários aparelhos, quimioluminescência, RIE, ELISA,,,

  • Pingback: Ascaris lumbricoides no resultado do exame parasitológico de fezes – Tratamento recomendado pela SVS. | Plugbr.net

  • cagona dificil

    depois de trinta e tantos anos conseguir fazer um exame de fezes sera pois não mandei ainda , não suporto isso mas agora vai dar certo.

  • ingrid

    As fezes da criança pode esta dura para fazer o exame?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ingrid, sim pode, não tem problema.

  • ricardo

    que besteira, fui hoje no medico e ele mim passou ese exame de fezez, nao estou nem um pouco com vergonha, la eles estao acustumado, com iso, mas vem o pior e que meu coco fede, pra caranba,e nao to nem pros outros no laboratorio….kkkkk

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Alex, a moça não explicar foi uma falha, mas 3 potes se tiver só exames de fezes, (não vi o seu pedido de exames) deve ser para coleta de 3 amostras de fezes, como deve ter lido no texto “É recomendado o exame de fezes três (03) amostras colhidas em dias diferentes”, se não foi oferecido um pote com a solução MIF, então deve optar por coletar 3 amostras, uma em cada dia diferente, colete uma amostra no primeiro dia e leve ao laboratório, depois a segunda amostra de fezes no segundo dia e leve ao laboratório e por fim, colha a terceira amostra e última e leve ao laboratório, depois volte para pegar o resultado das 3 amostras ou pegue pela internet (não esqueça de pegar uma senha para acessar o resultado se for pegar pela internet) Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Se está colhendo com o conservante MIF pode deixar em algum lugar fresco, mas se está colhendo sem conservante, tem que levar ao laboratório todos os dias quando colher, apenas pode deixar na geladeira na parte debaixo se for levar no outro de manhã. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Ideal fazer uma consulta e também exame de fezes EPF, hemograma e outros que o médico achar necessário com base na consulta. Abraço.

  • Emma

    Ola, tenho uma certa dificuldade de fazer o numero 2…e tenho que fazer o exame de fezes.
    O que eu faço, sendo que não sinto vontade?
    Aguardo respostas.