Doar sangue é salvar vidas

Em dias de festas a necessidade de sangue se evidencia, e todos nós somos responsáveis pela vida e não só aqueles que trabalham em hospitais, como eu por exemplo, e que temos um compromisso maior ainda com a vida.

E você pode dar sua parcela de colaboração, doando sangue em uma das unidades de coleta espalhadas por todo Brasil. O sangue que o paciente internado recebe propicia uma melhoria imediata no seu estado geral.

Este rico material chamado sangue tem compostos que dentro do organismo do receptor vai levar oxigênio a cada célula de todos os órgãos do corpo (hemácias), defende o organismo contra invasores (leucócitos) e participa da coagulação (plaquetas).

E você doa uma pequena parte do seu sangue e isso não vai gerar nenhum tipo de problema e este sangue logo depois o organismo já faz a reposição.

Quanto de sangue tenho que doar?
Quanto de sangue será coletado?

Em uma doação de sangue é normalmente coletado em média 450 ml de sangue, que depois vai ser separado em será usado três componentes existentes neste sangue (Concentrado de hemácias + concentrado de plaquetas + plasma) cada um será usado conforme a necessidade do paciente. Sendo assim podemos constatar que com uma doação três pessoas podem ser beneficiadas.

Condições básicas para doar sangue:

-> Sentir-se bem, com saúde,
-> Apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional,
-> Idade entre 18 e 65 anos,
-> Peso acima de 50 kg.

Procure o serviço de hemoterapia mais próximo de você . Disque saúde: 0800611997 ms
Dados: Min. saúde, serviço hemoterapia e uct


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://www.hrangel.com.br Rangel

    Eu tento a cada 6 meses fazer minha doaçao de sangua, mas ultimamente anda um pouco dificil!
    Mas depois de ler o post o incentivo e grande para fazer uma pequena coisa (pra mim) que pode ser muito importante para outra pessoa.
    Abs

  • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

    Isso mesmo colega Rangel, não deixe de doar, nós que convivemos com o drama de eventuais faltas de sangue, mesmo trabalhando no laboratório de análises clínicas damos apoio ao banco de sangue, que fica ao lado e sabemos o quanto ele é importante. Abração…

  • http://aldemirsilva.blogspot.com Aldemir Silva

    Excelente post Silvano…

    Passei um longo tempo no hospital e pude ver o quanto é complicado o que a falta de doadores pode causar. Infelizmente não posso doar… Mas quando puder serei assiduo.

    Abraço.

  • Pingback: Plugbr » Blog Archive » Após a doação de sangue o que acontece?

  • José Norberto de Jesus

    Tenho um válvula adaptada no coração (aórtica). A cirurgia foi adiada por três vezes por falta de doadores, pois necessitava de um tipo especial de sangue. Daí, hj não posso doar, pq faço uso de medicamenteos que me impedem além de ter tido hepatite, mas incentiva as pessoas com meu exemplo.

  • Nathana Santos Francisco

    Sou doadora,e trabalho na área da saúde acho mtu importante doar sangue.Salva muitas vidas.