Curando uma ressaca – Beber cair e levantar

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Depois daquela bebedeira nas festas de ano novo e também na folia de carnaval que está se aproximando, medidas para amenizar a ressaca, curar a dor de cabeça causada pelo álcool, existem, mas não espere por milagre, melhor é não beber. Tomando algumas medidas básicas, beber cair e levantar com menos ressaca será possível, algumas das melhores dicas para curar a ressaca pós festa estão reunidas neste texto.

A queimação de estômago, vômitos, azia, náuseas, o gosto de “corrimão na boca” e a clássica dor de cabeça, são os sintomas mais corriqueiros de uma ressaca após uma festa regada a bebida e comida em exagero. A causa mais evidente da famosa ressaca é devido a desidratação provocada pelo álcool, como sabemos é um forte diurético, o organismo perde líquido na urina, no suor, e se ocorre disfunção intestinal com diarréia o problema devido a perda de líquidos é agravada.

É fundamental em qualquer situação para evitar a ressaca manter uma dieta saudável antes e depois de beber e fazer boa hidratação.

Beber água antes durante e depois da festa é uma ótima ação para diluir e eliminar o álcool do organismo. Urinar muitas vezes é importante, mas não deixe de repor estes líquidos perdidos, do contrário o álcool vai ficar cada vez mais concentrado no organismo e causando danos maiores.

Fumar já não é bom, fumar durante uma cervejada, pior ainda, evite fazer isso.

A água de coco também ajuda bastante a repor potássio que foi perdido durante as várias micções.

Uma boa dica é tomar sucos – Acerola, laranja, limão, a vitamina C favorece a proteção orgânica. Outra coisa que ajuda nestes momentos é fazer um concentrado de limão com um pouco de sal em meia xícara de água e ir tomando algumas vezes durante a ingestão do álcool.

Um caldo verde depois da ingestão de muito álcool devolve ao organismo nutrientes importantes (como preparar).

O chá de boldo também pode colaborar bastante para curar uma ressaca, apesar de muitas pessoas não gostarem do seu sabor amargo, é muito bom nestes momentos.

A Silvana Azevedo fala sobre um coquetel de frutos do mar (vuelve a la vida) para curar ressaca, pode ser uma boa pedida.

Além disso, é importante repousar, tome sucos e água de coco, depois é descansar e deixar o próprio organismo agir para eliminar todas as toxinas e devolver para as células os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Evite gorduras, carnes vermelhas, molhos, frituras, nestes momentos de ressaca, consuma verduras e frutas.

Medicamentos devem ser tomados somente em casos mais graves, que esteja com forte disfunção estomacal ou renal, procure um posto de atendimento médico, é sempre aconselhável, pois pode ser necessário medidas mais enérgicas em algumas situações.

O melhor que tem a fazer é não beber para cair, assim não será necessário tomar uma caixa d’água para se levantar.

Se você sabe de algo milagroso para a ressaca, não deixe de nos contar, pode ajudar muita gente.

Até mais.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • http://inominado.wordpress.com Inominado Anônimo

    Agora você tocou num assunto que eu domino :D

    Coisas estranhas (ou nem tanto) que realmente fazem efeito:
    Gatorade, acho que nem precisa explicar o porque né, pois se o bagulho é um hidrotônico e repositor de eletrólitos e sais minerais, é o ideal pra quem precisa se reidratar.
    Depois da reidratação, vale uma coca (garrafinha de 290 ml) misturada com um tubinho de yakult, é ótimo pro sistema gastrintestinal, pois a mistura é um turbo pra recuperar a acidez natural do estômago e a flora intestinal. A aparência é horrorosa, mas para mim o sabor é super agradável.
    Nenhum remédio oral pra fígado resolve, isso é lenda. Epocler e essas porcarias de nada servem, basta água pra neutralizar o estresse do fígado.
    E há aqueles porres homéricos que nada disso resolve, você se sente o cocô-atropelado-do-cavalo-do-bandido e só uma visita a uma farmácia ou unidade médica pra resolver com um belo coquetel de glicose, plasil e xantinon :D

    Abração e só lembrando que, eu bebo mesmo é pra ficar ruim, se fosse pra ficar bem eu tomava remédio! :lol:

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Opa, as suas dicas são ótimas. Um profissional do assunto, hehe, enriqueceu o texto, isso é que eu chamo de um comentário participativo. Essa do frasco de Yakult em uma latinha de coca eu não conhecia, quero experimentar, assim que eu for no supermercado vou comprar para provar antes de qualquer ressaca. Depois venho aqui contar se gostei do sabor.
      E a do coquetel é muito usado também, o duro é o cheiro que fica o indivíduo depois.
      Abração, obrigado pelas dicas.

    • anny

      Esse é profissional….igual a mim..^^