Conhecidos como CTA, são os Centros de Testagem e Aconselhamento, serviços de saúde com a função de diagnosticar e também prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Nestes locais, qualquer pessoa pode fazer um teste de HIV, sífilis, além de exames para hepatites B e C sem custo nenhum. O usuário pode ficar tranquilo, proporcionam um atendimento sigiloso e sem nenhum tipo de exposição.

Este serviço oferta a realização de exames, aconselhamento sobre cada doença e riscos envolvidos, comentam sobre as maneiras mais indicadas para se prevenir. Durante a visita a equipe oferece apoio emocional para a pessoa, que terá todas as dúvidas esclarecidas sobre DST e HIV/aids. Também é possível obter no CTA insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população geral, gel lubrificante para profissionais do sexo, e outros materiais e kits.

Como é o atendimento no CTA de sua cidade

Para ser atendido no CTA de sua cidade não é necessário encaminhamento médico, basta procurar a instituição que presta este serviço e realizar seu teste ou tirar sua dúvida sobre alguma patologia. Se não souber onde fica o CTA na sua cidade, procure o posto de saúde de seu bairro e peça para informarem o endereço do CTA mais próximo.

Teste rápido no CTA exames e informaçãoNo CTA o usuário irá responder algumas perguntas para preenchimento de um formulário, mas fique tranquilo, caso queira, seu nome não irá aparecer, apenas um conjunto de números o identificará.

Ao preencher o formulário, também será perguntado se o usuário deseja ou não que a equipe do CTA entre em contato sobre resultados de exames, ou se o serviço necessitar mudar data de agendamento, caso diga que não, nenhum tipo de contato será feito.

Mesmo que opte por autorizar o contato da equipe do CTA, os aconselhadores comprometem-se a fazer uso cauteloso das informações prestadas, sempre visando resguardar ao máximo o sigilo e confidencialidade das informações.

Veja uma lista com os endereços de vários CTAs, ou procure no seu município o posto de saúde, pergunte sobre o endereço do CTA.

Quais exames poderá realizar no CTA

No CTA é possível realizar o exame de HIV – teste rápido e ELISA. Hepatite – Anti-HDV, Anti-HCV, HBsAg, ANTI-HBs e Anti-HBc total. Para sífilis – VDRL.

Todos os CTAs devem ofertar o teste rápido diagnóstico – TRD de HIV 1/2, e testagem rápida como triagem para sífilis e hepatites virais, sobretudo para a ampliação do acesso ao diagnóstico entre populações com maior vulnerabilidade às infecções.

Para aqueles casos que pode ser usado kits de teste rápido, a análise é feita a partir de uma gota de sangue, que deverá ser retirada de uma pequena picada de agulha na ponta do dedo. Os testes rápidos que detectam os anticorpos contra os vírus apresentam o resultado em até 30 minutos.

Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e os materiais reagentes registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e por ela controlados.

Independente se o resultado é positivo ou negativo, todo o procedimento de aconselhamento será realizado. Caso algum resultado seja positivos, os CTAs se responsabilizam por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

Além do aconselhamento, também oferecem insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população geral, gel lubrificante para profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e kits de redução de danos para pessoas que fazem uso de drogas.

Procure o CTA de sua cidade, faça os exames necessários e receba todas as informações sobre cada doença pesquisada, obtenha materiais para prevenção e cuidados, e tenha apoio após receber o resultado.