Após retirar seu resultado de exame de urina no laboratório ou pela internet, observando os dados relatados no laudo, algumas vezes poderá ver a informação de presença de cristais de urato ou fosfato amorfo (+) em quantidade por cruzes. São cristais de aspecto granuloso, e amorfos. Vamos ver como ocorre a diferenciação entre os dois tipos de cristais e se existe importância clínica para alguma patologia.

Os cristais podem ser de constituição bicálcica e tricálcica e amorfo, ou seja, não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos mas quando vistos ao microscópio são irregulares, além disso são cristais incolores, a distinção entre uratos amorfos e fosfatos amorfos normalmente é realizada com base no pH urinário.

Cristais de fosfato amorfo e urato amorfo

Normalmente, ao analisar a urina no microscópio os uratos amorfos e fosfato amorfos, são cristais com estruturas semelhantes, mas podemos diferenciar analisando o pH da urina.

O pH é basicamente a determinação e concentração real de íons hidrogênio da urina.

A análise química da urina e feita usando uma fita que ao ser mergulhada na amostra, colorações diferentes surgem em função de uma reação química.

As reações podem ser plotadas em uma escala de 1 a 10, entre 1 e 6,8 são urinas ácidas, e 7,0 neutras, acima de 7,0 são alcalinas.

O fosfato amorfo (FA) é visto em urinas de pH alcalino, enquanto o urato amorfo é visto em urinas com pH ácido.

O FA geralmente está presentes em urinas que estão com ph alcalino, mas também pode ocorrer em menor concentração em urina neutras e fracamente ácidas.

Em grandes quantidades produzem uma turvação branca na urina.

Como o resultado é liberado pelo laboratório

No laudo do resultado do exame de urina, um dado que será mostrado é se existe cristais naquela urina analisada.

Normalmente no resultado observamos um local escrito “cristais”, e o fosfato amorfo ou urato amorfo podem estar presentes.

Podemos encontrar também no laudo, a quantidade de cristais, por cruzes, +, ++, +++, ou raro, moderado ou aumentado.

Qual a importância dos cristais de urato e fosfato amorfo

Normalmente são cristais presentes na urina de indivíduos saudáveis.

Raramente poderiam indicar alguma alteração a nível renal caso tenha grande quantidade presente na amostra.

Podem surgir, como no caso dos oxalatos de cálcio, como resultado do processo de refrigeração da amostra de urina e não apresentam importância para o diagnóstico.

Resultado de exame consta urato ou fosfato amorfo

Normalmente pacientes observam seus resultados, uratos ou fosfato amorfo presente, como o nome é estranho, compreensivelmente, causa preocupação.

No entanto, este é um achado extremamente comum que normalmente não tem nada a ver com o seu organismo, mas sim, com o processo de refrigeração da amostra de urina.

Alguns dos cristais encontrados na urina são realmente importante, mas o fosfato e urato amorfo, não são de grande valia no diagnóstico de alguma patologia.

Mostre sempre seus resultados de exame para seu médico analisar e realizar uma correlação com os dados clínicos para que possa emitir um diagnóstico.