Concepção – Dicas para engravidar

Muitas mulheres desejam engravidar, mas por algum motivo algumas não conseguem realizar este sonho, grande parte das vezes é apenas uma questão de tempo e seguir algumas dicas básicas para que consiga engravidar, já algumas situações é necessário buscar apoio médico especializado em concepção. Grande parte das situações se resolve facilmente, evitando o estresse e se libertando da obrigatoriedade de engravidar. Não podemos esquecer que quando tomamos a decisão de ter filhos a primeira coisa a fazer é procurar o médico para realizar alguns exames imprescindíveis para avaliar as condições gerais de saúde do casal, com os resultados normais e o aval do médico será mais fácil a mulher conseguir engravidar, lembrando que o problema pode ser na mulher ou no homem. Nos comentários do texto sobre ciclo menstrual e dias férteis para engravidar sempre recebo perguntas como:

[...] queria muito engravidar agora, nesse mês. Pela contagem que conheço meus dias férteis serão de 16 a 19, gostaria de algumas dicas.

[...] estou nervosa, muito ansiosa, não estou conseguindo engravidar, já faz quase 1 ano.

Então, neste texto vou deixar as dicas específicas para dar melhores condições para que a fecundação aconteça, sabendo que primeiro é necessário ler o texto anterior para saber a data, os dias férteis, existe também um teste rápido para avaliar o dia mais fértil.

Uma coisa que é muito útil, inclusive já recebi comentários relatando casos que a mulher ficou muito tempo tentando engravidar e não conseguia, depois de colocar este método em prática o resultado foi certo, teste de gravidez positivo dentro de pouco tempo, é a posição depois da relação, as dicas simples para obter sucesso e engravidar:

  1. As relações

    – Devem ser feitas durante o período fértil de preferência em dias alternados, dia sim, dia não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º até 15º dia do ciclo menstrual.

  2. Abolir cremes vaginais

    – Evitar o uso de cremes vaginais, importante pois alguns deles possuem atividade espermicida e também dificultam a movimentação dos espermatozóides.

  3. Posição logo após a relação

    Depois da relação sexual e o esperma ter sido ejaculado no interior da vagina, a mulher deve permanecer por 20 a 30 minutos com as pernas em posição mais alta que o resto do corpo. Deitar e colocar dois travesseiros sob as nádegas, isso facilita o deslocamento dos espermatozóides pelo interior do útero em direção as tropas, útil também em casos de homens com esperma muito viscoso.

  4. Evite urinar por um período depois da relação

    – Procure urinar antes da relação para que possa ficar sem urinar por um período após a relação, evitando o carreamento dos espermatozóides.

  5. Alimentação saudável e alguns medicamentos simples

    – Tenha uma alimentação saudável e faça uso de medicamentos como ácido fólico, e o homem pode fazer uso de produtos contendo zinco e vitaminas. Elimine o álcool e fumo.

  6. Deixe a ansiedade de lado

    – A ansiedade diminui a possibilidade de engravidar, por isso faça tudo para manter uma relação sem obrigações e medos.

  7. As posições durante a relação

    – As posições que por gravidade o esperma possa percorrer o trajeto até as trompas devem ser preferenciais, optando por aquelas que o homem fique por cima.

Podemos destacar como sendo um ponto fundamental, relatado acima, a obrigatoriedade de engravidar, a mulher se culpa e a relação passa a representar um fardo, e não deve ser desta forma, tudo tem que ser natural, as coisas ocorrem quando menos se espera, deixe fluir normalmente que a gravidez acontece.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Carla

    Nossa muito interessante essas considerações…Muito legal
    Parabéns

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carla, são coisas simples mas que podem certamente fazer a diferença para conseguir ou não engravidar. Abraço.

      • roseane pereira

        adorei pode ler pois mi ensinou muito mais coisa parabéns.

  • Camila(Blumenau-SC)

    Bom dia!!
    O site realmente está de parabéns em todos os sentidos.
    Mas, tenho uma dúvida.Estou tentando engravidar…Já estou tomando o ácido fólico 5mg e seguindo todas as dicas descritas acima.Tenho dúvida em relação ao não uso de bebidas alcoolicas e ao fumo.Não tenha nem dúvida que para a mulher nem pensar, mas e para o homem?Se ele fizer a ingestão da bebida e uso do cigarro também interfere??

    Obrigada e mais uma vez , PARABÉNS.
    Camila
    Blumenau-SC

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Camila existe relatos de que prejudica a formação de espermatozóides de boa qualidade, motilidade, tamanho e demais características importantes para fecundação.

  • Maria

    Olá! boa Noite!
    Adorei o site!

    Em relação a mulher ficar com os travesseiros embaixo do quadril.
    Dizem que com o quadril e pernas erguidas a probabilidade de ser uma menina é maior.

    Verdade ou é apenas um achismo da sociedade?

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Acredito que isso seja apenas superstição.

  • Monique

    Nossa, muitoo bom esse site…
    AMEI….

    Eu estou tentando engravidar ja tem 2 mesees…tomei anticoncepcional por 9 anos, tenho muito medo…No primeiro mes eu nao cansegui =/
    Meu ginecologista me disse pra mim ir tomando acido folico…Pq ele repõe oq o anticoncepcional nos tira…
    Fiz os exames direitinhoo…
    Agora é só aguardar…É dificil não ficar anciosa =)
    Não vejo a hora…
    Ah a duvida que tenho, como meu marido poderia estar realizando esse teste de espermograma?
    É apenas no urologista ou encontro em farmacia?
    Não sei…Rs
    Obrigadooo….
    Aguardo resposta…

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Ele deve fazer uma consulta e peça ao médico para fazer um espermograma (no laboratório de análises clínicas).

  • Dri

    Boa tarde
    Gostaria de engravidar de um menino, me falaram que como o meu primeiro dia do ciclo menstrual foi dia 25/05 e tenho um ciclo de 28 dias devo manter relações com meu marido no dia 08/06 pois estarei no período de ovulação e as chances de ser um menino são grandes é verdade mesmo?
    Desde já agradeço e parabens pelo site

    • Gisela

      oi querida eu tbm estou tentando engravidar de um menino, se já tiveres conseguido e for menino deixa uma dicas para mim tbm e se ainda não conseguite veja essa dica que vi em um site.

      Relações sexuais para um menino

      2 ou 3 dias antes da ovulação não deve ter relações sexuais e, mal entre em período de ovulação, deve tentar ter relações sexuais o mais cedo possível para tentar conceber um bebé do sexo masculino.

      Relações sexuais para uma menina

      Antes da ovulação – 2 ou 3 dias – tenha relações sexuais. Esta lógica implica que, no momento em que o óvulo é libertado, os espermatozóides com o cromossoma X (feminino) terão mais capacidade de atingir o óvulo, pois estão mais fortes que os com o cromossoma Y.

  • Elisa

    Falando em espermograma…. gostaria de saber se 30% de formas vivas pode ser uma das causas da dificuldade em engravidar.

    Meu marido fez o exame e o medico achou realmente muito baixa.
    Contudo a farmaceutica nos informou que depende muito das condiçoes que fora elaborado o exame. Pode ter acontecido algum atraso na avaliação, fazendo com que isso diminuísse o numero de formas vivas!
    Sera mesmo?

  • Amanda

    Boa tarde!
    Preciso de uma orientação, minha menstruação era pra te vindo dia 26/05/09, porém desde do dia 30/05 esta vindo apenas uma borra marron, fiquei até dia 05/06, hoje segunda-feira (06/06) desceu um pouco sangramento da cor rosinha, e agora não está mais, sinto nauseas, azia, mal está, isso pode ser sinal de gravidez? se fizer o exame de farmácia já vou obter um resultado?

    Eu e meu esposo estamos querendo ter um filho então será muito bem vindo se estiver realmente grávida, p/ glória do Senhor.

    No aguardo,

  • NEUSA

    eu gostaria de saber qual o nome do remedio que o homem deve tomar que tem a composição do zinco

  • Paula

    Olá:

    Tenho 36 anos e fiz uso de ácido fólico nos últimos 3 meses (continuo usando). A partir de agosto (este mês) comecei a tentar. Meu ciclo varia de 25 a 31 dias (mais comum de 28 a 30 dias). Meu príodo fértil foi ensinado assim – diminuir o menor de 18 e o maior de 11. Daria do 7º ao 20º dia do ciclo. Tive relação todos os dias (vi acima que deveria ser alternado né?). Esperei deitada alguns minutos (não 30) e fiz xixi (errado de novo).

    Minhas dúvidas:

    DUM 31/7 e menstruei uma borra dia 22(como estava cedo achei que era nidação), mas hoje dia 23 chegou mais vermelho.
    Por que desceu tão cedo????

    Tenho dificuldade em identificar a clara de ovo – não tenho muito.
    Você recomenta algum teste de ovulação? Começo a partir de qual dia??

    Obrigada

    Paula

  • Carla

    Boa tarde,

    Adorei o site, realmente esclarece muitas dúvidas nossas.
    Minha dúvida é: estive gestante por 6 semanas, mas não formou o embrião, foi quando acabei tendo um aborto espontâneo, pergunto, quero engravidar novamente para certificar-me de que não há problema algum, com quanto tempo devo voltar á praticar uma nova gestação? e com relação ás dicas após ter relação sexual, são bem interessantes, estarei fazendo uso delas..rs
    Outra dúvida é com relação á ausência de lubrificação vaginal, como proceder?

    Grata,
    Carla

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Carla, neste caso, o ideal é fazer primeiro uma consulta com seu ginecologista, e ele vai pedir exames laboratoriais, pois pode ser que algum destes exames revele o motivo do aborto anterior, ou pode indicar que esteja tudo bem e assim esteja pronta para uma nova gestação. Abraço.

  • Laureta Wendo

    Por a caso este é um site muito útil, pois ajuda muita gente como eu. Obrigada pelas dicas e garanto que a partir de hoje estarei convosco nesta batalha, pois com deus, acredito que conseguiremos o que estamos procurando… Engravidar e tornar o nosso lar mais feliz…que deus nos abençoe.

  • antonia

    boa noite
    godtei o site.
    existe ervas que se podem tomar?
    Em Mocambique nao e facil encontrar medicamentos como nos pais desenvolvidos, que posso fazer para engravidar facil, confio em Deus

  • Anne

    Olá!!! Adorei o site.

    Já tenho um menino, gostarioa de ter um menina, só tem um mês que estou tentendo. Tem alguma dica para que eu tenha uma menina?

    Obrigada.

  • juliana guerreiro

    oração para engravidar
    repita esta frase e veja como Deus se move:
    “Senhor, eu te amo e necessito de Ti.Estás no meu coração. Abençoa a minha familia, a minha casa, as minhas finanças, a minha vontade louca de ser mamãe, o meu trabalho e meus amigos em nome de Jesus, Amém.”
    Que Deus te abençoe.

  • Yasmin

    dicas otimas adorei vou começar a colocá-las em pratica
    obrigada !!!

  • aracilene

    ola,boa tarde adorei as dicas vou tentar so nao sei se vai funcionar comigo,ja fizemos varios exames eu e meu marido mas nao conseguimos o que devemos fazer me ajudem,ja estamos tentando mas de 8 anos……

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    A partir dos 30 anos, e principalmente, após os 35 anos, ocorre um declínio no potencial reprodutivo

Divulgue na sua rede social

Se este Texto for útil para você, por favor, divulgue na sua rede social nos botões na lateral.

Assine também a newsletter para receber todos os novos textos diretamente no seu Email.