Muitas mulheres desejam engravidar, mas por algum motivo algumas não conseguem realizar este sonho, grande parte das vezes é apenas uma questão de tempo e seguir algumas dicas básicas para que consiga engravidar, já algumas situações é necessário buscar apoio médico especializado em concepção. Grande parte das situações se resolve facilmente, evitando o estresse e se libertando da obrigatoriedade de engravidar. Não podemos esquecer que quando tomamos a decisão de ter filhos a primeira coisa a fazer é procurar o médico para realizar alguns exames imprescindíveis para avaliar as condições gerais de saúde do casal, com os resultados normais e o aval do médico será mais fácil a mulher conseguir engravidar, lembrando que o problema pode ser na mulher ou no homem. Nos comentários do texto sobre ciclo menstrual e dias férteis para engravidar sempre recebo perguntas como:

[…] queria muito engravidar agora, nesse mês. Pela contagem que conheço meus dias férteis serão de 16 a 19, gostaria de algumas dicas.

[…] estou nervosa, muito ansiosa, não estou conseguindo engravidar, já faz quase 1 ano.

Então, neste texto vou deixar as dicas específicas para dar melhores condições para que a fecundação aconteça, sabendo que primeiro é necessário ler o texto anterior para saber a data, os dias férteis, existe também um teste rápido para avaliar o dia mais fértil.

Uma coisa que é muito útil, inclusive já recebi comentários relatando casos que a mulher ficou muito tempo tentando engravidar e não conseguia, depois de colocar este método em prática o resultado foi certo, teste de gravidez positivo dentro de pouco tempo, é a posição depois da relação, as dicas simples para obter sucesso e engravidar:

  1. As relações

    – Devem ser feitas durante o período fértil de preferência em dias alternados, dia sim, dia não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º até 15º dia do ciclo menstrual.

  2. Abolir cremes vaginais

    – Evitar o uso de cremes vaginais, importante pois alguns deles possuem atividade espermicida e também dificultam a movimentação dos espermatozóides.

  3. Posição logo após a relação

    Depois da relação sexual e o esperma ter sido ejaculado no interior da vagina, a mulher deve permanecer por 20 a 30 minutos com as pernas em posição mais alta que o resto do corpo. Deitar e colocar dois travesseiros sob as nádegas, isso facilita o deslocamento dos espermatozóides pelo interior do útero em direção as tropas, útil também em casos de homens com esperma muito viscoso.

  4. Evite urinar por um período depois da relação

    – Procure urinar antes da relação para que possa ficar sem urinar por um período após a relação, evitando o carreamento dos espermatozóides.

  5. Alimentação saudável e alguns medicamentos simples

    – Tenha uma alimentação saudável e faça uso de medicamentos como ácido fólico, e o homem pode fazer uso de produtos contendo zinco e vitaminas. Elimine o álcool e fumo.

  6. Deixe a ansiedade de lado

    – A ansiedade diminui a possibilidade de engravidar, por isso faça tudo para manter uma relação sem obrigações e medos.

  7. As posições durante a relação

    – As posições que por gravidade o esperma possa percorrer o trajeto até as trompas devem ser preferenciais, optando por aquelas que o homem fique por cima.

Podemos destacar como sendo um ponto fundamental, relatado acima, a obrigatoriedade de engravidar, a mulher se culpa e a relação passa a representar um fardo, e não deve ser desta forma, tudo tem que ser natural, as coisas ocorrem quando menos se espera, deixe fluir normalmente que a gravidez acontece.