HospitalComunidade Saúde em Rede, soluções eficientes beneficiando pacientes e...

Comunidade Saúde em Rede, soluções eficientes beneficiando pacientes e profissionais de saúde

As dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema de saúde no país são uma realidade, tanto público como privado cada um apresenta suas mazelas, verbas insuficientes, desperdícios, são fatores que colaboram para tornar o cenário ainda mais grave. Profissionais que trabalham nas instituições de saúde, como eu, sabem do que estou falando, buscar medidas que amenize ou mesmo elimine vários destes problemas é uma necessidade urgente. Tenho observado por meio de leituras, conversas com outros profissionais de saúde, o surgimento de um novo e interessante conceito, chamado Comunidade de Saúde em Rede, muda a forma de funcionamento da saúde e suas interfaces, apara arestas, evolui, inova, torna a vida dos profissionais mais fácil, e o foco principal, o paciente, percebe a mudança para melhor, agiliza sua vida e lhe traz benefícios.

O conceito de Comunidade de Saúde em Rede tem angariado importantes defensores quando percebem a importância do compartilhamento de informação, fundamental hoje em dia, tendo em vista o grande volume de dados que vão se acumulando em todos os setores da saúde, que invariavelmente acabam se tornando inacessíveis ou se perdem, sem contar a questão econômica que muitos gestores deixam em segundo plano, priorizando o que se chama “apagar incêndio” dentro da instituição, o novo conceito representa a solução para estes velhos problemas.

csr - Plugbr

Faz algum tempo que venho acompanhando e comentando no blog da Comunidade de Saúde em Rede, que aborda questões relativas a estas que mencionei anteriormente, canal de comunicação da InterSystems Corporation, companhia mundial de software, presente em mais de 22 países, a empresa oferece as ferramentas que permitem o rápido desenvolvimento, distribuição e integração de aplicativos, entre elas o HealthShare™, uma plataforma que alavanca aplicativos existentes do setor de saúde para criar registros eletrônicos em nível regional ou nacional de forma rápida; o InterSystems TrakCare™, um avançado sistema de informação de saúde do paciente.

O Dr. Leonardo Diamante, cardiologista e consultor, que sempre deixa ótimos comentários aqui no blog, cita em um dos seus textos sobre as faces da comunidade de saúde em rede. “Em uma Comunidade de Saúde em Rede temos pacientes, médicos, executivos e outros profissionais unidos pelo objetivo de compartilharem seus dados, devidamente indexados e tratados digitalmente, visando o bem-estar do indivíduo e a melhoria da qualidade do atendimento médico”.

O trabalho na área da saúde é muitas vezes estressante, esta tecnologia disponibilizada pela interSystems colabora sobremaneira para redução do clima hostil intra institucional, também, por isso, acompanhado as novidades criadas pela empresa pois reduz índices de doença ocupacional. Foi também campo de observação para desenvolver um artigo sobre prontuário eletrônico do paciente, que brevemente vou apresentar aqui. Mais que um prontuário eletrônico as Comunidades de Saúde em Rede possibilitam o compartilhamento de informação, cercada de segurança, agilizando a atenção ao paciente, que terá seus dados reunidos, de maneira ordenada cronologicamente, sem fragmentações como ocorre nos sistemas tradicionais.

Além dos benefícios para o paciente, os gestores hospitalares podem encontrar, com detalhes, a atual situação de medicamentos de toda a rede atendida pela comunidade de saúde, situação de leitos, disponibilidade de médicos em cada clínica, hospital ou postos de saúde que fazem parte desta rede, e todos os profissionais devidamente cadastrados podem acessar as informações de qualquer lugar, nutricionistas, epidemiologistas, médicos, bioquímicos, fisioterapeutas, e toda a equipe multiprofissional que faz parte desta rede.

Em encontros sobre saúde que participei, pessoas inseridas neste ambiente de Comunidade de Saúde em Rede, relatam que o paciente obtém um resultado mais efetivo de sua consulta, em todos os sentidos, diagnóstico, tratamento e acompanhamento, o médico é capaz de resolver os problemas com maior eficiência, otimiza o atendimento, pois dispõe de dados, recentes, agrupados e fidedignos. A equipe de gestão tem maior domínio sobre todas as variantes envolvidas. Carlos Eduardo, diretor da InterSystems, lembra que benefícios só ocorrerão de verdade se as informações forem trocadas entre todos os agentes de saúde de uma determinada região.

Um bom exemplo, é o Hospital de Samambaia (DF), uma referência em gestão de saúde, como explica Fernando Vogt, este é um hospital sem papel, todos aqueles que trabalham dentro de um hospital ou em qualquer instituição de saúde sabem o problema que pilhas e pilhas de papel que se acumulam ao longo dos anos causam aos atendentes. As soluções que a empresa InterSystems ofereceu ao Hospital proporcionou médicos acessarem prontuários do paciente de qualquer computador conectado à Internet, tornando o papel, coisa do passado.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

5 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

5 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

5
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x