Como lidar com o medo de dar positivo ao fazer exames como HIV e teste de gravidez

Em um comentário meu recentemente no Twitter @silvanocv dizia: “Incrível como as pessoas relatam ter medo de fazer alguns tipos específicos de exame e descobrir problemas de saúde, por isso não fazem”. Não me refiro ao medo de tirar sangue, sobre o qual já escrevi, mas sim do resultado de um teste. Sabia que algumas pessoas não gostam de fazer exames como HIV, VDRL, exames para câncer, ou, no caso das mulheres, fazer um teste de gravidez, mas o número de pessoas é maior do que eu imaginava.

Aqui no blog é frequente receber comentários relatando, ou perguntando qual é minha opinião sobre algum exame, o que eu poderia falar sobre isso, qual seria meu conselho, mas que não gostaria de fazer o teste especificamente por ter medo do resultado.

Sei que alguns deles querem apenas saber minha opinião para evitar fazer o exame e gastar dinheiro comprando um teste de gravidez ou se dirigindo a algum laboratório para coletar sangue para uma testagem de HIV, mas a maioria dos casos, percebo que o problema maior não é este, mas sim, o medo do teste dar positivo para uma patologia ou para uma gravidez não desejada.

“[…] tive relações com outras pessoas sem camisinha, de uma semana pra ca estou tendo dores de cabeça e enjoo estou com medo de fazer o teste”

O medo é natural, ele faz parte da nossa vida e é necessário para a sobrevivência do ser humano, afinal quem nunca teve medo? Geralmente temos medo e colocamos barreiras para nos defender, mas quando o medo se torna angustiante, traumatizante é o momento para procurar um profissional da saúde que possa acompanhar o caso. No caso do medo de ter ter uma doença ou uma gravidez indesejada também agimos assim, recusamos fazer o teste.

“Eu sei que tal fato não é exclusividade minha, mas estou desesperado. Tive relações sexuais desprotegidas com duas mulheres que conheci num bar. Eu sei que fui muito irresponsável, porém agora preciso de ajuda. Minha vida se transformou num inferno. Após uns 10 dias da relação[…]”

“Me sinto inchada e tenho bastante sono dor nas costas faço xixi de 15 em 15 min. Eu posso estar grávida? ou será que é porque eu estou com medo de estar, medo de fazer o exame”

Veja outro caso relatado.

“Estou tendo pesadelo quase toda noite só de pensar em um resultado de exame positivo para AIDS, tive relação desprotegida, ontem mesmo fui até o laboratório para colher o sangue, entrei e quando quase cheguei no atendimento sai correndo e fui embora […]”

Nenhum resultado de exame, por mais difícil que seja o tratamento da patologia diagnosticada, representa o final da vida, hoje em dia a medicina conta com uma vasta gama de métodos de tratamentos, e medicamentos para reverter até mesmo problemas considerados graves, mas temos que dar o primeiro passo.

Passado o primeiro susto, o primeiro medo com algum sintoma, faça a consulta com o médico de confiança, e não guarde o pedido de exame no fundo da gaveta, realize o teste, encarar o problema de frente, com coragem é meio caminho andado para reverter qualquer situação contrária aos nossos desejos.

É útil e necessário também procurar ajuda e apoio da família.

“Quando identificado cedo, as chances de cura são grandes”, “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo”, “Descobrir o câncer mais cedo significa um tratamento menos agressivo”, “fiz o exame, descobri uma doença sem cura, hoje faço controle e vivo bem, como qualquer outra pessoa, todos temos problemas na vida”. Frases como estas não são ditas por acaso, representam o que muitas pessoas viveram e descobriram quando tiveram alguma doença.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

  • Oliveira Goncalves Jota

    Tenho medo não de fazer o exame de HIV, mas medo da ética do laboratório com relação ao sigilo.

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O sigilo é sempre respeitado e muito importante.

  • Pingback: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento 26 | Renata Pinheiro()

  • Francisco

    ae brother, tive uma relação de risco com uma pessoa, apesar dela num aparentar ter nada e de conhecer seu historico (ela foi casada, tem 2 filhos, um deles de 3 anos e so teve 2 homens na vida inteira) agente num saiu mais pq ela fikou brava por eu duvidar dela, ela me disse q se cuida e q não tem nada, inclusive agora ela ta namorando com outro cara, ja se passo 2 meses, agora vo faze o teste de HIV, ate agora a unica coisa q tive foi uma dor de garganta, mas no caso meus 2 irmãos tb tiveram nesse periodo, e um deles teve exatamente a mesma dor de garganta minha e ao mesmo tempo, dormimos os 3 irmãos no mesmo quarto, numa treliche (quarto mt pequeno por sinal) isso pode ser sinal da doença? de qualquer forma farei o teste, demora quanto tempo pra sair? abraço

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Só o exame pode esclarecer qualquer dúvida. O exame em alguns laboratórios sai no mesmo dia em outros demora mais tempo pois enviam para outros laboratórios externos.

  • carlinho

    dr.teveuma relação de rico ,extorou camisinha no fim.fiz um tste de hiv 15 dias depois deu negativo isso quer diser que não corro mais risco.

  • Alexandra

    Boa tarde dr .
    Tive relações com meu meu namorado e o preservativo rebentou a 27 de Março. Desde ai nunca mais houve problemas.Fiz análises a dia 7 de Maio ou sejam 40 dias depois da relação sexual o teste deu Não-Reactivo,foram as seg: (AC HIV1 + AC HIV2 + SUBTIPO 0 + AG p24).
    Tive passado 1 semana dores de cabeça durante uns 5 dias o k não é mto normal mas pode acontecer ter enxaquecas ate qndo tou na altura da menstruação,e tive 1 íngua grande do lado direito da virilha mas também ja tinha tido em Janeiro,ate porque ja fiz 3 pequenas cirurgias a última á 2 anos devido as Glândulas Seduriparas, penso k serão Gânglios Linfáticos ou da mesma familia, porque não transpiro nas virilhas, os quistos removidos foram pra Biópsia mas não deram nada de mal. Não tenho tido nem manchas vermelhas, nem febre,nem gânglos, nem diarreia… mas ando tão apreensiva.
    So tive um pequeno ardor do lado direito da garganta de ontem para hoje k faz impressão ao engolir nada mais, e tive eata semana 2 noites que só dormi 5h a pensar se terei contraído algo. Acha que posso ter contraido algo drº Pedro???
    Pensei ir repetir as análises antes dos 90 dias devido a estar apreensiva acha que poderei fazer ja esta segunda ou terei de esperar ate dia 27, e se fizer as mesmas é garantido se voltar a dar Negativo?
    Entretanto o meu namoro termino á cerca de 1 mes. Não por esse motivo mas porque terminou.Não tenho tido nem manchas vermelhas, nem febre,nem gânglos, nem diarreia… mas ando tão apreensiva.
    So tive um pequeno ardor do lado direito da garganta de ontem para hoje k faz impressão ao engolir nada mais, e tive eata semana 2 noites que só dormi 5h a pensar se terei contraído algo. Acha que posso ter contraido algo drº???

    Obrigada,

    Alexandra

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      O exame deve ser repetido depois de 60 dias da relação dita de risco. Abraço.

  • Alexandra

    Ola Drº sou eu novamente a Alexandra, fui buscar hoje os resultados das analises
    que fizeram hoje 149 dias depois da relação, e graças a Deus voltaram a dar reagentes.
    Felicidades para todos,

    Cumprimentos,

    Alexandra

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Alexandra, está tudo bem siga sua vida adiante, esqueça estes acontecimentos, se cuide muito bem com proteção. Seja muito feliz. Abraço.

  • Alexandra

    Obrigada Drº Silvano.
    E Enganei-me queria dizer k voltou a dar tudo não reagente.

    Felicidades tbém para o Drº.

    Beijinhos,

    Alexandra

  • Kátia

    Boa noite drº, tem como dar errado, (falso negativo) 1 resultado com 86 dias e 1 com 149 dias da relação de risco???
    Ou posso tar descansada drº, tenho que repetir novo exame k ja passou os 180 dias(6 meses) ou não e necessário, ja ouvi falar que certo é so a partir dos 6 meses???

    Obrigada,

    Kátia

    • http://www.plugbr.net Silvano Vilela

      Fique tranquila, siga sua vida adiante. Abraço.

  • Bruno

    Fiz o teste hiv , laboratorio de coleta publico…. estou angustiado , resultado sai apos 15 dias….
    o q faço para controlar essa angustia e medo do positivo,….
    nao sinto nenhum sintoma… minha relaçao de risco foi em agosto de 2010 … e só agora tive coragem para fazer o teste.
    grato.

    BRUNO.

  • Alrica

    Tbm estou angustida, na paerte do dia nem, meu problema e á noite, fico pensando no resulatado, tive relação desprotegida com 3 homens todos no ano passado, apesar de um deles dizer q não tem nada fico angustiada…

  • Pingback: Biomedicina em Ação()

  • Pingback: HIV Teste rápido na saliva, pesquisa compara com valor no sangue, e aprova, opinião sobre venda do kit na farmácia()

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Isso mesmo Ivan, esta é a melhor saída e mais inteligente. Abraço.