Coleta domiciliar – Como colher exame de sangue no conforto de sua casa ou no trabalho

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

Muitas vezes temos que fazer algum tipo de exame de sangue, mas por um motivo ou outro não podemos deixar nossa casa ou trabalho e ir até o laboratório realizar a coleta de sangue, a maioria dos laboratórios disponibilizam um serviço muito interessante para os usuários, a coleta domiciliar, uma equipe se desloca com todo material e vai até a residência do cliente para fazer a coleta no conforto do lar. Você que trabalha e não quer perder um dia de serviço para ir “tirar sangue” poderá requisitar pelo telefone este serviço com o laboratório.

Para que possa usufruir deste serviço normalmente os laboratórios cobram pequenas taxas, o valor cobrado depende da distância que será percorrida, por isso é importante antes de solicitar o deslocamento da equipe, fazer todas as perguntas necessárias. Coletei algumas informações que geralmente os laboratórios solicitam quando o serviço é requisitado, acompanhe.

Primeiro, você que deseja realizar exames e quer que um laboratório vá até sua casa colher seu sangue, procure na lista de sua cidade o telefone de todos eles, ou se já conhece um de sua confiança ligue e pergunte se eles realizam este serviço. Depois solicite preço para coleta no seu endereço, e peça quais os documentos necessários.

Poderá também acessar o site do seu laboratório de confiança e fazer a solicitação OnLine, preenchendo o formulário, enviando e aguardando o retorno dos dados enviados com a resposta e confirmação de valores, data de coleta, exames e dia do resultado.

Mas para agilizar o atendimento no momento que for ligar para o laboratório escolhido, tenha em mãos as seguintes informações para passar ao atendente:

  • Seus dados pessoais – nome completo, data de nascimento, peso, altura
  • Informações do seu plano de saúde (número da matrícula, validade da carteira do associado)
  • A solicitação ou pedido do médico constando os exames a serem realizados
  • Relação dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias
  • Número do telefone da sua residência
  • Endereço da residência e um ponto de referência para facilitar o acesso
  • Mulheres com idade acima de 12 anos devem informar data da última menstruação.

A marcação da coleta deve ser feita sempre no dia anterior, para gerar uma agenda programada no estabelecimento que irá coletar.

Depois de informar todos os dados para a atendente, ela vai lhe informar, (conforme exames solicitados) quais as recomendações para cada exame, jejum, coleta de fezes, de urina, de escarro, se for o caso, e toda preparação que deverá ser feita antes que a equipe de coleta se desloque até sua casa.

É importante frisar que a maioria dos planos de saúde não cobrem este serviço de coleta domiciliar, portanto, o usuário deverá arcar com os gastos. Pergunte ao operador do seu plano de saúde se este serviço pode ser realizado ou se você deverá pagar.

Outra informação importante no caso de pacientes idosos, acima de 60 anos, alguns laboratórios oferecem o serviço de coleta em casa e não cobram, um diferencial que pode ser observado pelo cliente no momento da escolha do seu laboratório.

Outro diferencial ofertado por alguns institutos laboratoriais é o serviço de coleta em hotéis, para pessoas que estiverem de passagem pela cidade.

Para empresas que desejarem realizar coletas de PCMSO de vários trabalhadores de uma só vez, poderá solicitar o serviço agendando antecipadamente, desta forma seus funcionários não necessitam se ausentar do seu posto de trabalho.

Vejo neste serviço uma vantagem principalmente no caso de idosos, pela dificuldade de locomoção, e crianças, pois quando estão em casa ficam mais tranquilas para a coleta, e pessoas que não podem se ausentar de seus postos de trabalho.


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.