Certo dia, brincando com meu filho, ele olhou para meus dentes e disse: “Papai, seus dentes estão amarelos”. Fiquei um pouco preocupado com aquilo, afinal, se até uma criança está notando que estou com os dentes amarelos, realmente não deve estar muito legal. Veja aqui como foi o passo a passo para fazer o clareamento dental, materiais que usei por indicação do dentista, o resultado, e também como realizar o método caseiro.

Alguns dias depois do meu filho de 6 anos me “alertar” que eu estava com os dentes amarelos, fui ao dentista, não exatamente para ver sobre este caso, apenas a visita anual. Quando a dentista terminou de fazer a restauração, falei para a Dra. o que meu filho tinha comentado, ela achou engraçado. Então, vamos fazer um clareamento. Fiquei um pouco com receio, mas acabei fazendo e gostei do resultado.

Como foi realizado o clareamento dental com acompanhamento do dentista

Depois que decidi realizar o clareamento, a dentista marcou as datas e começamos. Primeiro, claro, deve ser feito os procedimentos de restauração para corrigir problemas de cárie, como já tínhamos realizado esta etapa, fomos para o próximo passo, tirar o molde da arcada dentária para obter uma moldeira.

Para criar a moldeira de silicone que será usada para colocar o produto clareador visando ficar em contato com os dentes, a dentista coloca uma massa e comprime contra os dentes, depois retira e este material ela enviou para outro profissional criar a moldeira.

Enquanto não ficava pronto, fizemos a próxima etapa, uma limpeza dos dentes. Em duas visitas finalizamos este procedimento.

Clareamento dental, materiais usados e método de aplicação

Finalmente iniciamos o procedimento de clareamento propriamente dito. A dentista entregou a moldeira, e também trouxe o produto usado para realizar o clareamento, Whiteness Perfect 16%, um gel que vem em uma seringas contendo 3g. Além das ponteiras para aplicar o produto e o estojo plástico para guardar as moldeiras.

Neste mesmo dia a dentista explicou e demonstrou exatamente como deveria fazer para usar o produto.

clareamento dental, passo a passo e reusltadosO gel Whiteness Perfect 16% deve ser aplicado na moldeira superior e inferior, colocando uma pequena gota para cada dente.

Depois, encaixamos a moldeira na arcada e apertamos contra o dente para que o gel entre em contato com os mesmos. Se colocar uma porção pequena do gel, não vai ter excesso de material.

Recomendou colocar a noite e retirar no dia seguinte quando acordasse. Quando retirar a moldeira, limpe o resíduo do produto que ficou nos dentes e escove normalmente. Escove também a moldeira para limpar, e guarde no estojo para usar na próxima aplicação.

Quanto tempo deve durar o tratamento de clareamento dental

O clareamento dental que realizei durou por volta de 4 semanas, sendo que foi necessário 4 bisnagas do gel, mas pode variar conforme a evolução do tratamento, se obter melhores resultados poderá terminar mais rápido ou demorar um pouco mais.

Quais os produtos que devem ser evitados ao longo do clareamento

Foi recomendado pela dentista evitar ingestão de bebidas ou alimentos ácidos na fase do clareamento, pois potencializa a sensibilidade. Também alimentos e bebidas de forte coloração, vinho tinto, suco de uva, refrigerantes com cola, chá, café, beterraba, pois durante o clareamento os canais dos dentes ficam mais “abertos” favorecendo fixação destes produtos muito corados.

Resultado alcançado comprova que realmente funciona

Depois que terminou o processo de clareamento dental, percebi que realmente funciona, ficou muito bom, e pude comprovar quando as pessoas com quem convivemos nos perguntam se fiz clareamento, ou afirmam: “Como seus dentes estão brancos e bonitos”.

Como posso fazer o método caseiro de tratamento

Conforme comentei, o ideal é realizar o procedimento com um profissional odontólogo, mas caso queira fazer em casa, também é possível, mas acredito que antes de iniciar é recomendado verificar se não tem nenhuma cárie e também fazer uma limpeza dos dentes com seu dentista de confiança.

Depois poderá pedir o kit de clareamento pela internet ou comprar na sua cidade, ele vem todos estes materiais que mencionei no texto, apenas deverá fazer sua própria moldeira usando o suporte de silicone que vem no kit, coloque em água quente e quando estiver mole coloque contra os dentes para moldar, depois é só seguir o passo a passo conforme descrito acima.

Quanto tempo dura o clareamento dental

Normalmente o clareamento dura 2 a 3 anos, mas vai depender muito se toma café frequentemente, ou se é fumante, assim poderá durar um pouco menos tempo.