Cirurgia de mudança de sexo – Hospitais credenciados e a intenção do SUS

Como já havíamos anunciado, a cirurgia de mudança de sexo seria oferecida na rede SUS, as normatizações para regularizar este procedimento cirúrgico estão acontecendo, foi  publicada no Diário Oficial da União, SAS/457, e credencia o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRGS), Hospital Universitário Pedro Ernesto (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Hospital das Clínicas (Universidade Federal de Goiás), para realização da cirurgia de mudança de sexo.

Outras portarias ainda vão ser divulgadas visando adequações, mas o processo transexualizador está instituído, uma vitória para aqueles que querem realizar a mudança de sexo do masculino para o feminino.

Todo processo será acompanhado por profissionais como: psicólogo, endocrinologista, assistente social, urologista, psiquiatra e ginecologista, treinados para avaliar todos os aspectos, inclusive emocionais e sociais envolvidos na etapa pré-cirúrgica, e apoiar as pessoas que se interessarem por este procedimento.

O fluxo de encaminhamento de pacientes de localidades que não possuam a unidade de realização da cirurgia, irá obedecer a mecanismos de referência e contra-referência e as secretarias de saúde vão articular o encaminhamento de cada paciente.

O SUS vai oferecer:

  • Equipe multidisciplinar para acompanhar o usuário (antes e após a cirurgia)
  • Hormônios necessários (antes da cirurgia)
  • Exames laboratoriais pré-cirúrgico
  • Hospital equipado para realizar a cirurgia
  • Exames laboratoriais para acompanhamento dos níveis hormonais.

Assim preconiza as portarias e resoluções sobre o assunto.

Autor Silvano Vilela

Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.

Recommended for you

  • Pingback: Rachel Sabioni

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure uma assistente social na secretaria de saúde no seu município para saber como está este fluxo de atendimento na sua região. Abraço.

  • Ariell

    Oi Silvano! você sabe sobre o processo aqui em Fortaleza? e se tem mais Hospitais credenciados? moro em Fortaleza/Ceará há um ano procuro ajuda para esse processo.

    • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

      Ariell, infelizmente não sou desta região não posso te informar, mas o que acha de procurar a assistente social da secretaria de saúde do seu município, no seu posto de saúde eles informam como você pode falar com ela, explique e peça informações de como proceder no seu município para alcançar este benefício que é de direito seu. Abraço.

  • http://www.plugbr.net/ Silvano Vilela

    Procure a assistente social da prefeitura no seu município para que ela lhe ajude indicando neste município quais os locais e pessoas para averiguar se poderá ser realizado.

    • rayne

      olha ja fiz o tratamento tenho autorização para fazer a cirurgia troca de sexo mas ja tem 5 anos que espero vc faz a cirurgia meu imail rayna**. 27@hotmail.com

  • leona

    ola boa noite sou trans do rio de janeiro que muito fazer a cirurgia mas não sei da o primeiro passa onde tenho que para me informa melhor e da inicio ao processo?
    leo_mu***@r7.com