Catapora pega, veja transmissão, exames, contágio na escola e caso das gestantes

  • Gostou? Click, indique para seus amigos:

A catapora, doença causada por vírus, Varicella-zoster, contagiosa, surgem bolhas, e coceira, incomodando principalmente as crianças, depois de 4 a 5 dias começa a secar (crostas) e cicatriza. Em alguns casos, as bolhas formam feridas chegando a ocorrer infecção secundária bacteriana, agravando o problema. Conhecida também por varicela a transmissão acontece de uma pessoa para outra através do contato direto, secreções respiratórias, e o vírus permanece incubado até aparecer os sintomas geralmente depois de 10 dias, em média de 15 dias, representando um problema de saúde na escola. Veja também sobre os exames laboratoriais para diagnosticar a doença.

 

O vírus, Varicella-zoster também é responsável pela síndrome clínica do Herpes Zoster.

Outra informação importante é que a transmissão de uma pessoa com catapora para outra ocorre 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias depois do aparecimento das bolhas.

Segundo indicações do MS durante a gravidez a catapora e o herpes zoster podem causar danos ao feto.

“A infecção materna no primeiro ou no segundo trimestre da gestação pode resultar em embriopatia. Nas primeiras 16 semanas de gestação, há um risco maior de lesões graves ao feto que podem resultar em baixo peso ao nascer, cicatrizes cutâneas, microftalmia, catarata e retardo mental. Gestantes que tiverem contato com casos de varicela e herpes-zoster devem receber a imunoglobulina humana contra esse vírus”.

O sintoma mais evidente na catapora é a erupção cutânea, além da febre, bolhas se espalham pelo corpo da criança, pernas braços, rosto, mas a febre deve ser monitorada, ocorre também dor de cabeça e cansaço.

Os exames de laboratório não são usados para confirmar ou descartar casos de varicela, mas pode ser necessário testes para diagnóstico diferencial.

Quando o resultado de Varicella Zoster IgM, Anti – positivo ou altos títulos de IgG indica infecção ou exposição recente, já  baixos títulos de IgG sao observados em adultos sãos. Na catapora, a IgM é detectada sete dias apos o rash, atingindo o pico em 14 dias. Quanto ao herpes zoster, a IgM aumenta em torno do 8o e 10o dia apos a erupção, com pico geralmente no 18o e 19o dia. E importante ressaltar que as vacinações induzem a síntese de IgG, embora a grande proteção seja do tipo celular.(Seg. Lab. HPardini).

Esta não é uma doença de notificação compulsória.

As medidas específicas de isolamento – As crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola depois que as lesões tenham se transformado em crostas, secado, só assim elas podem frequentar novamente as aulas sem risco de passar o vírus para outras crianças.

 


Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 experiência de um laboratório dentro de hospital.